OVNI filmado em Tijuana no México repete episódio Tiazinha?
Uma filmagem de OVNI feita no México, sobre a movimentada cidade de Tijuana, no dia 3 de junho, e submetida ao banco de dados da MUFON – Mutual UFO Network, rede global de pesquisas sobre UFOs – está causando polêmica na Internet.
Depois de divulgadas sem grandes análises por alguns perfis da rede de vídeos, as imagens foram parar no popular canal sobre ufologia e insólito ThirdPhaseofTheMoon e a discussão começou a reverberar no mundo, inclusive no Brasil.
Primeiro, é preciso contextualizar: Tijuana é a maior cidade do estado mexicano de Baixa Califórnia. Faz fronteira com a cidade de San Diego, nos Estados Unidos. Está 175 quilômetros a oeste da capital do estado mexicano, Mexicali, e 200 quilômetros ao sul de Los Angeles, Califórnia, nos EUA.
Tijuana é um centro cultural e comercial importante, com mais de 1,7 milhões de habitantes, segundo o censo 31 de maio de 2010).
Pois foi nesta região de Tijuana no México, por volta das 4:10 da manhã da hora local, num dia já claro e com céu perfeitamente limpo, que um integrante da MUFON Global captou a imagem incrível de um OVNI.
“Todos os dias eu saio para ver o céu por alguns minutos e hoje vi uma mancha escura em algumas colinas, corri para pegar minha câmera e consegui fazer zoom para ver o que era e consegui capturar isso” descreve a testemunha, sem mais detalhes.
E juntamente com essa descrição, a testemunha fez o upload do vídeo para com banco de dados da MUFON (que pode ser baixado aqui).
OVNI de Tijuana, México: melhor evidência do ano?
O Thirdphaseofmoon apresentou as imagens como o melhor registro de um UFO no ano até o momento. O apresentador e um convidado do programa chegaram a debater a possível tecnologia antigravidade e a ausência de propulsores visíveis que permitiriam ao objeto, aparentemente muito grande, pairar nos céus da cidade.
“Mas o que tem a ver a filmagem com o episódio Tiazinha?”, mencionado no título, deve estar se perguntando leitor…
Bem, vamos à explicação, e ela começa pela abordagem do site brasileiro OVNIhoje.com, também especializado em Ufologia.
Quando o OVNIHoje repercutiu a notícia, incluindo um dos primeiros perfis a divulgar de forma isenta as imagens, além de um vídeo de estabilização da câmera produzido para o Youtube (foto acima), também abriu espaço para a ponderação que começou a surgir entre alguns usuários da própria rede, sobre a possibilidade de tratar-se do tradicional dirigível da Goodyear!
Dirigível da Goodyear sobrevoou cidade vizinha
De fato, o evento de Tijuana até então fantástico já começava a perder parte de seu status de insólito pela simples comparação de imagens do OVNI do México.
O perfil do Twitter pertencente ao site italiano Ufoofinterest.org, que afirma fazer a checagem e desmistificação de ocorrências de OVNIs, resgatou um vídeo de 26 de janeiro de 2019 para confrontar os objetos.
Naquele momento, as imagens foram captadas no lado mexicano de Tijuana, mas desta vez objetivamente o objeto estava sobre a vizinha cidade de San Diego. Curiosamente, mostrava-se com mesma forma da filmagem recente. A diferença é que estava um pouco mais nítido, por estar mais perto. Mas a semelhança entre vídeo antigo e novo, com os objetos comparados no mesmo tamanho, é inegável.
Here’s a video from Facebook published on Jan 26 by Gerardo Choko Trompetas about an alleged #UFO over #Tijuana: it has gone viral with 731K views and 15K shares. Reading this tweet by @GoodyearBlimp (https://t.co/MJx3wuJJEz) maybe they can help us to identify that ‘UFO’. pic.twitter.com/IfKTCbiSJr
— ufoofinterest.org (@ufoofinterest) January 30, 2019
Portanto, de fato, a cidade no lado norte-americano é uma área constantemente visitada pelo dirigível (ou zepelim) da Goodyear (ou Goodyear Blimp) para ações promocionais. No episódio de pouco mais de um ano antes, tratava-se do torneio de golfe no fim de semana.
Alguns usuários protestaram com a comparação:
“Você está sugerindo que um dirigível sobre Torrey Pines possa ser visto claramente sobre Tijuana, México … a 50 km? De jeito nenhum”, disse outro usuário.
Tijuana repete Tiazinha com o zepelim da Goodyear
Apesar dos protestos de alguns usuários, ao que tudo indica é bem provável que o zepelim da Goodyear seja o responsável pela filmagem espetacular de Tijuana. À distância, dependendo da posição, é bem fácil não notar a cabine de controle do “blimp”. E claro, de fato, ele é razoavelmente grande para ser visto a enorme distância. Ainda mais com o céu claro e límpido que fez na região naquele dia.
É impossível não fazer uma associação entre o episódio recente de Tijuana com outro, ocorrido em agosto de 2001 no Brasil. O caso ficou famoso por ganhar repercussão nacional através do programa dominical Domingo Legal, na época comandado pelo apresentador Gugu Liberato.
A personagem “Tiazinha”, interpretada pela cantora Suzana Alves, cedeu para o Domingo Legal a exclusividade de apresentação das imagens de um suposto OVNI que havia captado. Em troca, Tiazinha faria o lançamento de sua nova banda e seu novo trabalho no programa. Sim, danças sensuais em trajes provocantes podiam perfeitamente disputar a audiência nos domingos à tarde da família brasileira naquela época e naquele programa… Mas isso é outra história.
Seja como for, a filmagem era flagrantemente um erro de interpretação. Tão flagrante que o programa dificultou a participação dos especialistas – ufólogos experientes – convidados para analisar as imagens. Assim eles não atrapalhariam o charme da moça… Quer dizer, de seu disco voador falso.
Essa história pode ser relembrada nos links abaixo, para as matérias da época no Portal Vigília sobre o suposto OVNI da Tiazinha. Infelizmente já não conseguimos mais resgatar os vídeos do Domingo Legal.
Relembre: