Pentágono libera oficialmente vídeos de OVNIs
O Departamento de Defesa dos EUA divulgou hoje oficialmente três vídeos desclassificados de “fenômenos aéreos inexplicáveis”, ou OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). Com a liberação, o Pentágono disse que queria “esclarecer quaisquer equívocos do público sobre se as imagens que circulavam eram reais ou não”.
Os vídeos já haviam sido divulgados em 2007 e 2017. Dois deles foram publicados com destaque pelo New York Times, enquanto o terceiro vazou através da organização co-fundada pelo ex-cantor do Blink-182, Tom DeLonge.
Os vazamentos tiveram grande repercussão mundial, considerando a natureza insólita do fenômeno e a possibilidade de se tratarem de legítimas demonstrações de tecnologia alienígena, data a complexidade dos relatos e do sistema de monitoramento dos militares que rastrearam os UFOs.
O conteúdo dos vídeos de OVNIs do Pentágono
Um dos vídeos divulgados pelo New York Times, uma filmagem de 2004, foi feito por dois pilotos de caça da Marinha americana e mostra um objeto circular pairando sobre as águas do mar, a cerca de 160 km da costa, no Oceano Pacífico.
Os outros dois outros vídeos filmados em 2015 mostram objetos se movendo no ar, um dos quais faz giros incríveis. Neste mesmo vídeo é possível ouvir a expressão da surpresa do piloto da Marinha: “Olhe para aquela coisa, cara! Está girando!”
Na nota divulgada pelo o Pentágono a instituição afirma que: “Após uma análise minuciosa, o departamento determinou que a liberação autorizada desses vídeos não classificados não revela nenhuma capacidade ou sistema sensível e não afeta nenhuma investigação subsequente de incursão no espaço aéreo militar por pessoas ou fenômenos aéreos não identificados”.
A declaração continua explicando que “O DoD [Departamento de Defesa] está divulgando os vídeos para esclarecer quaisquer equívocos do público sobre se as imagens que circulavam eram reais ou não ou se existem mais vídeos. Os fenômenos aéreos observados em os vídeos permanecem caracterizados como ‘não identificados'”.
“Planejamos buscar a tecnologia”
O ex-cantor do Blink-182, DeLonge usou sua conta no twitter para comentar a liberação oficial. Ele agradeceu aos acionistas de sua organização, To The Stars Academy (Academia de Artes e Ciências para as Estrelas), e disse que espera financiamento mais pesquisas sobre os objetos voadores não identificados.
“Com os eventos e artigos de hoje sobre os meus esforços da @TTSAcademy para convencer o governo dos EUA a iniciar a grande conversa, quero agradecer a todos os acionistas da To The Stars por acreditarem em nós”, disse ele.
“Em seguida, planejamos buscar a tecnologia, encontrar mais respostas e contar as histórias”, tuitou. O músico co-fundou a academia em 2017 para estudar OVNIs e outros fenômenos paranormais.
Veja os vídeos completos:
Fonte: BBC News