Pesquisador desmente que UFOs estivessem presentes em atentados nos EUA
Uma notícia para a corrente de ufófilos e interessados em Ufologia que adoram encontrar OVNIs e suspeitos extraterrestres em imagens feitas ao acaso: eles não estavam no World Trade Center. Na mesma semana em que ocorreu o triste episódio que abalou o mundo – os atentados ao WTC e o Pentágono, nos Estados Unidos, o engenheiro e ufólogo Claudeir Covo, presidente do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA) veiculou mensagem nas principais listas de Ufologia nacionais antecipando a provável chuva de relatos de supostos OVNIs observados no momento em que as câmeras de TV estavam apontadas para as torres gêmeas.
De fato, na semana do atentado, a Revista Vigília recebeu inúmeros e–mails de internautas de todo o Brasil reivindicando a descoberta de OVNIs ao redor do WTC. Alguns, como o leitor que se identificou apenas por “Harvok”, chegaram a enviar vários e–mails para a redação com links para sites diferentes onde vídoes apresentando os supostos UFOs estavam em exposição. “Dá pra ver claramente a passagem de um UFO no exato momento em que a segunda torre do WTC é atingida por um avião”, descreveu. Outro internauta, que se identificou apenas como “Mauruzan”, disse que chegou a enviar e–mail para o site Globo.com sugerindo a “investigação de um ‘efeito estranho’ que pode ser observado no momento em que o 2º avião se choca com a segunda torre”.
E neste caso não se tratavam de pontos brilhantes, mas um objeto escuro. Muito provavelmente, a confusão foi causada por um destroço ou até mesmo um pássaro ou inseto que tenha passado mais próximo da câmera. Ou isto ou, pela trajetória – em direção ao solo – além do impacto dos aviões Nova York estaria convivendo hoje com um UFO encravado no solo.
Sobre a grande quantidade de objetos brilhantes nos céus, já no dia 11 de setembro, Claudeir Covo antecipava que “com certeza aparecerão pessoas dizendo que eram UFOs”. Na mesma mensagem o pesquisador comentava que “vendo as imagens que foram capturadas pela câmera do outro lado, em que o avião é mostrado vindo da esquerda para a direita, entrando bem no centro da torre do World Trade Center, na seqüência de aproximação, aparecem pelo menos quatro bolas brilhantes do lado esquerdo da torre e um do lado direito. Acredito que devem ser helicópteros refletindo a luz solar”.
Depois de uma análise mais extensa, com base nas muitas imagens apresentadas no programa Globo Repórter de sexta–feira, 14, completou: “os quatro pontos luminosos que aparecem na trajetória do avião que se aproxima da torre, não mais estavam lá. Esses pontos luminosos só apareceram nas imagens geradas em slow motion pela CNN. O ponto luminoso à direita da torre, sem sombra de dúvidas, é um helicóptero refletindo a luz solar. Foi documentado em várias câmeras”.
Esfriando os ânimos dos mais crédulos, o pesquisador assim finalizou: “para aqueles que gostam de ver UFOs em tudo, podem mudar de idéia, porque não tinha nenhum UFO acompanhando os ataques terroristas desumanos em Nova York”.