PROJETO ENTREVISTE O UFÓLOGO – ENTREVISTA 2 – WENDELLE STEVENS
Wendelle Stevens é um coronel aposentado da Força Aérea Americana e pôde, através de sua profissão, estudar inúmeros aparecimentos de UFOs. Aos 91 anos de idade, tem muitas estórias para contar e dezenas de livros editados. É sem sombra de dúvidas um dos maiores ufólogos da atualidade. Ele esteve no Fórum Mundial realizado em Brasília em 1997 e é dono do maior arquivo fotográfico de UFOs do planeta, com mais de 10 mil fotografias. E garante que todas são autênticas. É um dos diretores do Interantional Las Vegas UFO Congress, que acontece todo o ano em Nevada, Las Vegas.
Quando você começou a ter interesse pela Ufologia e por que? O que chamou a sua atenção para tornar-se um ufólogo?
Em 1947 eu investigava o fenômeno para a USAF (Força Aérea Americana). Eu fui nomeado para examinar as fotografias que os pilotos tiravam. Categorizar toda a informação e investigar toda a estória e finalmente etiquetar todas num arquivo. Uma coisa leva à outra e eu percebi que faria este tipo de investigação mesmo depois da minha carreira militar.
O que você sabe sobre o “Projeto Filadélfia”?
Não sei nada sobre isso. O que eu já ouvi dizer foi que este era uma experiência de tempo e transporte, mas não está relacionado com o campo ufológico no qual estudo agora.
Quando você era piloto da USAF, alguma vez você viu um “foo-fighter”?
Não que eu me lembre, mas eu já vi as mesmas coisas que esses pilotos viram.
Como você se sente tendo o maior arquivo de fotos de UFOs no mundo e nenhuma delas ser aceita pela comunidade científica?
Muitas são aceitas pela comunidade científica mas eles não publicam isso. As coisas nem sempre são o que parecem ser.
Qual a sua opinião sobre o acobertamento de informações?
Os governos consideram esse um problema de segurança nacional e algumas vezes eu concordo com ele.
Qual a fotografia que mais te impressionou? Qual fotografia você mostraria para os céticos para finalmente fazer com que eles acreditem no fenômeno e qual foi a fotografia que é considerada por todos como a maior fraude?
As 4 imagens que eu mais testei exaustivamente foram as fotos de Billy Meier. Essas fotografias responderiam todas as suas perguntas e eu fiquei muito impressionado com elas. São umas das melhores feitas até hoje, além também de que são as mais acusadas de serem falsas.
Como você vê a influência dos programas de TV relacionados com a Ufologia, como Arquivo-X, sobre o público nos dias de hoje?
Eles descrevem os fatos reais de maneira imprópria e nos enganam. O Arquivo-X começou fazendo um trabalho de pesquisa, mas enquanto o público ficava cada vez mais interessado eles começaram a entrar no campo da ficção.
Agora, se nós formos acreditar no que eles dizem, seremos comidos por pequenos seres verdes. Isso é muito ruim, pois as pessoas têm o direito de ver a verdade e têm algumas coisas boas que os nossos irmãos espaciais estão fazendo por nós e estão tentando nos ajudar.
Como você compara os UFOs e as formas de vida alienígenas mostradas na televisão com os “verdadeiros”?
Muito impreciso e dramatizado demais.
Filmes como “Encontros Imediatos do 3º Grau”, “E.T”, “Independency Day” ou “O Dia em que a Terra Parou”, influenciaram todas as gerações sobre o que está acontecendo lá fora. O que você acha desta influência? Ela é boa ou má? Ela depende de algum filme?
A maioria é imprecisa e enganosa. “Encontros Imediatos” foi o mais perto da verdade. Então hoje existem vários filmes enganosos.
Eu gostaria muito de ver um filme baseado na verdade e também um que mostrasse quantos dos chamados UFOs são feitos pelo homem.
O público precisa ver o que é verdade e o que é fantasia.
A mídia está se “abrindo” mais para a realidade dos UFOs?
Eu não vejo assim, não nos filmes que vemos hoje em dia.
O que você sabe sobre Área 51, MJ-12 e Área S4?
Não muita coisa sobre o MJ-12, mas sei muito sobre a Área 51 e a S4, sei que elas existem e têm muitos segredos.
Você já recebeu alguma ameaça?
Não.
Quantas das fotos que você tem são reais?
Eu não tenho fotografias falsas nos meus arquivos. Eu pesquisei e examinei todas elas.
Aquelas que são falsas eu nem guardo.
Entretanto, temos que saber que UFO significa “Objeto Voador Não Identificado”; assim, algumas que possam ser consideradas como falsas são aquelas que não tiveram explicações. Então como elas podem ser falsas?
Existem algumas que realmente não são verdadeiras e estas eu jogo fora.
Como você analisa e examina as suas fotografias?
A última foto teve 30 páginas de pesquisa. Cinco métodos independentes para calcular a distância. Se as distâncias são verdadeiras elas podem ser usadas para criar uma escala no computador para medir a distância. Usando a geometria das lentes, simples cálculos matemáticos irão mostrar o verdadeiro tamanho do objeto.
Você realmente acredita realmente que as fotografias de Billy Meier são verdadeiras e por que?
Mas é claro. Eu não teria estudado tanto as fotos e divulgado-as se não achasse que fossem verdadeiras.
Também não vejo o porquê de um fazendeiro que trabalha duro elaborar fotografias falsas.
Billy é um homem simples e quieto, que trabalha na sua fazenda e se preocupa somente com os seus próprios problemas. Ele não quer atenção pública de nenhuma forma.
A sua família foi ameaçada. Pessoas se mudaram para perto da sua propriedade e a obstruíram como se quisessem controlar a sua vida.
Você correria todos estes riscos e ameaças para só para falsificar algumas fotografias?
Qual o caso mais intrigante que você já pesquisou?
O caso de Bill Herman, em Charleston, Carolina do Norte.
Eu conto esta estória no meu livro chamado: “Contact From Reticulu”.
Para quem quiser tenho ainda vários outros livros.
Contatos com o pesquisador:
Wendelle Stevens
PO BOX 17206
Tucson, Arizona, USA
85730
e-mail: ufophoto@aol.com