Software ajuda a administrar grupos de pesquisas

Compartilhe

A busca por respostas na Ufologia costuma ser uma experiência socializante. Não raro, os aficcionados pelo tema formam Grupos de Pesquisas que passam a reunir-se periodicamente. Os grupos crescem, passam a editar boletins e publicações, abrem inscrições para sócios e precisam manter em dia os contatos com associados, outros grupos e pesquisadores para o intercâmbio de informações e colaboração em pesquisas.
Para facilitar a administração desse processo burocrático e ajudar muitos grupos a manterem sua agenda em dia, um pesquisador brasileiro desenvolveu um software específico. Cristiano Martinelli, ou Hexxor, como é conhecido na Internet, diz que resolveu criar o programa para solucionar um problema que vivia o próprio grupo de pesquisas do qual participa: o Centro de Pesquisas Universalistas de São Paulo – CPU-SP. Aos 25 anos, desenvolvedor de sistemas para a área comercial e financeira, Martinelli criou o “Sistema UFO”, um programa que permite desde o cadastro de associados até a manutenção de uma lista de contatos de outros grupos e pesquisadores da Ufologia.

----publicidade----

Com pouco mais de 7Mb, disponível para download gratuito através da home-page do autor (http:///www.hexxor.web.com), o sistema inclui facilidades como procura por palavra chave e impressão de relatórios.

O início do trabalho começou em 95. “Faço parte do CPU-SP, e na época as fichas dos sócios eram guardadas em arquivos do Word. Conversei com o Eduardo, que é o presidente do grupo, e sugeri criarmos um programa que fizesse isso. No principio ele cadastrava apenas sócios, mas com o tempo percebi que não existia no Brasil nenhum programa voltado para a área ufológica, mesmo que fosse algo simples. Daí a idéia do sistema ufológico”, esclarece.

O sistema já teve uma versão para DOS, cujo desenvolvimento levou apenas 2 meses. A nova versão, para Windows, ficou pronta em menos tempo, cerca de mês e meio, mas já ganhou implementações como um instalador automático, uma área de trabalho com ilustrações de UFOs e em breve, segundo o autor, ganhará também a capacidade de cadastrar casos e pesquisas dos grupos.

Várias entidades de pesquisas ufológicas já adotaram a novidade, além do próprio CPU-SP. Entre elas Martinelli cita o CIPEx, Centro de Investigação e Pesquisa Exológica de Curitiba; o GUG, Grupo Ufológico do Guarujá (SP), e o CEUFO – Centro de Estudos de Ufológicos, de Pernambuco.

Martinelli afirma que, para os planos de aperfeiçomanto do software, espera contar com a colaboração e as sugestões de outros pesquisadores. “Pretendo colocar mais coisas, como cadastro de casos, mala direta, um mini leitor de mail, e outros recursos que grupos e/ou ufólogos pedirem”, revelou.

O autor do Sistema UFO pode ser contatado por sua home page, ou através do e-mail hexxor@zip.net

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×