SpaceX lança astronautas ao espaço na nave Crew Dragon nesta quarta, 27
Nesta semana, pela primeira vez desde 2011, astronautas decolarão de solo americano a bordo da Crew Dragon, cápsula da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. Será um voo de teste histórico, rumo à Estação Espacial Internacional. Se tudo correr como planejado, o lançamento acontecerá na quarta-feira (27 de maio), às 17h33 (horário de Brasília).
Os astronautas veteranos da NASA Bob Behnken e Doug Hurley serão lançados a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX, que decolará em um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida. A missão, chamada Demo-2, levará os astronautas para a Estação Espacial Internacional (ou ISS).
Eles devem chegar à estação espacial em 28 de maio. Seu tempo de permanência lá ainda é incerto. Pode variar de um a quatro meses, a dependendo do desempenho dos painéis solares em teste na Dragon.
A Demo-2 será o primeiro lançamento tripulado a partir de solo americano rumo à ISS, quase 9 anos após o término do programa dos ônibus espaciais da NASA, em 2011. Neste período, todas as viagens tripuladas de revezamento da tripulação da Estação foram feitas por naves espaciais Soyuz, um projeto que teve sua primeira versão operacional ainda na década de 1980.
Os cuidados para o lançamento da Crew Dragon
Os astronautas chegaram ao Centro Espacial Kennedy em 20 de maio, uma semana antes do lançamento, e estão se preparando para a viagem ao espaço. “Estamos prestes a lançar astronautas americanos em foguetes americanos a partir de solo americano mais uma vez”, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine, em 20 de maio, depois que Hurley e Behnken chegaram ao Kennedy.
Um lançamento como este, principalmente por seu significado histórico, poderia atrair enormes multidões ao Centro Espacial Kennedy para acompanhar a decolagem. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, junto às restrições de viagem, diretrizes de distanciamento social e fechamento de fábricas, além do fato de que a maioria dos funcionários da NASA está trabalhando em casa, as pessoas estão sendo convidadas e acompanharem o lançamento virtualmente, ao vivo, pela TV da NASA (neste link, pelo Youtube).
O Kennedy estará fechado ao público até quinta-feira (28 de maio), um dia após o lançamento programado para acontecer. “Estamos pedindo às pessoas que se juntem a nós neste lançamento, mas a partir de casa. Pedimos às pessoas para não viajarem para o Centro Espacial Kennedy”, disse Bridenstine em videoconferência recente.
Nesta segunda-feira (25 de maio), a equipe da missão Demo-2 reavalia o foguete Falcon 9 e a cápsula do Crew Dragon. É uma revisão final antes do lançamento para garantir que tudo esteja bem. Mas ainda há uma preocupação com o clima. As previsões atuais preveem 40% de boas condições para o lançamento em 27 de maio, de acordo com o 45º Esquadrão Meteorológico da Força Aérea dos EUA. Se a NASA e a SpaceX não puderem lançar esta semana, terão que esperar até 30 de maio pela próxima tentativa.
Com informações de Space.com