Tatuí: relato divulgado por grupo para justificar foto impressionante é falso, diz pesquisador

Compartilhe

No final de junho desse ano, circulou em algumas listas e fóruns na Internet, incluindo o Fórum do Portal/Revista Vigília, uma fotografia de um suposto OVNI – no formato clássico de um disco voador – obtida na cidade de Tatuí, no Interior de São Paulo, em plena luz do dia, em condições bastante incomuns atualmente. Tirada com máquina convencional (do tipo que usa filmes), a imagem impressiona pela riqueza de detalhes, tanto do objeto quanto da paisagem.
A história começou a circular depois que o grupo de pesquisas Ufogênesis divulgou em seu site que recebera e analisara a foto, um registro “feito durante uma festa de aniversário por um colega de trabalho do nosso colaborador, na cidade paulista de Tatuí, 148 km da capital São Paulo.”
Embora não mencione datas, o texto dá a entender aos leitores que a foto é atual. A informação inclusive foi reproduzida como recente em outros sites (como no jornal Bom Dia Sorocaba).
Contudo, em esclarecimento enviado às listas de discussão de Ufologia no Brasil, o pesquisador Paulo Aníbal esclarece que o tal relato da festa de aniversário é falso. Em nota enviada ao Portal/Revista Vigília por e-mail, onde anexou as imagens que originalmente estavam em seu poder, ele revelou que trata-se de uma foto tirada em 2001. A pesquisa da imagem, segundo ele, começou nas mãos do Grupo de Pesquisas Ufológicas de Sorocaba, GEPUS, no ano de 2002, quando a foto foi entregue aos pesquisadores por um militar. Logo em seguida, a imagem foi encaminhada ao grupo de pesquisas de Paulo Aníbal, o EXO-X.
“Uma das testemunhas da ocorrência é uma moça, que hoje é secretária executiva… Ela estava ao lado deste militar na época. Nós realmente analisamos a tal foto, sendo esta uma das poucas fotos de UFO tirada em plena luz do dia que consideramos autênticas”, explicou Aníbal.
A imagem inclusive já foi publicada, em matéria na Revista UFO, edição n° 88, no mês de junho de 200. Segundo o pesquisador, o militar que obteve a imagem não queria seu nome citado. “Portanto, o caso supostamente relatado como atual por integrantes do Ufogêneses, é FALSO…Simplesmente divulgou-se a foto sem a devida checagem dos fatos”, dispara.
O relato original que acompanhou a foto afirma que o tal UFO ficou pairado por algum tempo sem fazer qualquer tipo de som. “E pelas análises na foto chegou-se à conclusão que não há qualquer tipo de montagem no contexto da imagem”, acrescentou.

----publicidade----

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×