Um ateu fanático? Conheço alguns, assim como conheço religiosos fanáticos.
Por falar nisso, gostaria de fazer um comentário quanto ao título do tópico, "ser ateu é ser inteligente"...
Me soa muito pedante e para falar a verdade algumas das pessoas mais inteligentes que conheci são bastante religiosas. E conheço muito ateu ignorante...
Até porque filosoficamente (e Filosofia também é Lógica), não se prova a existência nem a inexistência de Deus...
Acho que o importante em tudo isso é mais a tolerância religiosa do que a crença ou descrença fanática...
Acho essencial esclarecer algo aqui para assegurar que falamos a mesma língua.
Ser ateu é sobre não crer em Deus e não sobre não crer na biblia. Se está contra a bíblia, está junto com centenas de outras religiões (algumas até cristãs) que também acham um absurdo Maria ser virgem, entre outras coisas.
Sobre a explicação mais óbvia e bom senso.
- Bom senso
O problema do bom senso é que cada um tem um bom senso diferente.
Exemplo: eu não acho bom senso jogar na loteria, não acho bom senso beber em baladas até ficar alterado, não acho bom senso crer em vida extraterrestre, mas esse é o meu bom senso e sei que não posso impor ele para outros...
E já que sempre acabamos caindo para o lado de Ciência x Religião, é bom lembrar que bom senso não tem muito a ver com Ciência... Muito pelo contrário, muito da Ciência avançou exatamente por questionar o bom senso da época.
- Explicação mais óbvia
Existe um princípio lógico que diz exatamente isso. Chama-se "Navalha de Occam" e de maneira simples, diz que quando começar a complicar, opte para a solução mais óbvia. Curiosamente, Occam era um filósofo que questionava sobre Deus ter criado o Universo... Mas estou divagando...
Porém muito da religião também se construiu através da explicação mais óbvia.
Aliás, como explicamos nossa existência? Como explicar que pensamos? Como a ciência explica o pensamento, a emoção, o amor? Como explica que eu prefiro sorvete de morango enquanto outra prefere de chocolate? Como explica a imaginação?
Não explica.
Qual a explicação mais óbvia? Não seria Deus?
- Sobre fechar os olhos
Isso é algo muito grave mesmo. Fechar os olhos e não aceitar pensamentos diferentes. Mas isso não é questão de Religião. Tenho amigos que detestam Matemática e fecham os olhos para isso. Conheço os que fecham os olhos para Política. Filosofia aliás é uma das campeãs que as pessoas fecham os olhos.
E isso é ruim, pois de olhos fechados não estamos abertos para a diversidade de culturas e pensamentos existentes no mundo...
Novamente, a questão sobre religiosidade a meu ver não envolve estar contra ou a favor da bíblia.
Por "sou ateu" entendo "não acredito em Deus" em vez de "não acredito na bíblia".
Me avise se eu estiver errado.
Sobre ter que provar Papai Noel. [" Daqui a pouco vamos ter de provar que Papai Noel não existe, só porque as crianças querem continuar acreditando."]
Já que estamos em uma comunidade fortemente embasada na Ciência e pelo visto predominantemente na Física, estou argumentando usando Filosofia e Lógica Filosófica. Espero que por usar uma ciência e ainda mais a ciência que foi berço da Física e de todas outras ciências, não questionem a Filosofia.
Mas voltando. Sobre provar papai noel, isso é uma falácia chamada "argumentação por analogia". Uma falácia é uma maneira de induzir um pensamento. É fácil, mas não prova nada.
Presumo que com isso, você está se referindo ao bom senso.