Grande Colisor de Hádrons quase pronto!

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Grande Colisor de Hádrons quase pronto!

Mensagem por hsette »

Cientistas ligados ao CERN, Organização Européia de Pesquisa Nuclear, terminaram ontem e instalar a metade dos 1232 magnetos bipolares gigantes, que fazem parte do LHC, ou Grande Colisor de Hádrons, o maior e mais potente acelerador de partículas até hoje contruído.
De acordo com o CERN, o LHC terá 27 km de circunferência e deverá começar a operar no final de 2007. Cada magneto bipolar tem 15 metros de comprimento e pesa 35 toneladas. Quando terminado, o LHC será capaz de colidir feixes de protons com energia de 14 TeV.
O TeV é a unidade de energia usada no estudo da física das partículas e equivale a energia de vôo de um mosquito. O que faz o LHC tão extraordinário é que ele é capaz de concentrar essa energia em um espaço 1 trilhão de vezes menor que um mosquito.
Ontem foi instalado o magneto de número 616.
Imagem
As bobinas supercondutoras que envolvem os magnetos permitem a passagem de correntes elétricas elevadíssimas. Operando a 300 graus abaixo de zero, a mesma temperatura do espaço profundo, quase não há perda de energia.
Os campos magnéticos poderosíssimos, criados pelos magnetos, serão então capazes de desviar a trajetória de partículas lançadas no túnel do colisor com velocidades próximas à da luz.
No total, o colisor, que já consumiu 3,9 bilhões de euros, terá 1.746 magnetos. Os outros 514 serão quadripolares. O LHC pretende simular as condições que se seguiram à origem do Universo. Pretende-se avançar no conhecimento sobre o que é massa, a natureza da matéria escura - cuja natureza ainda é desconhecida, mas que aprece compor 95% do Universo - e a existência do bóson de Higgs, uma partícula hipotética e que dotaria as outras partículas de massa. Se essa partícula realmente existir, o LHC será capaz de detectá-la.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Fantástico! Nem imaginava que se estava construindo algo assim.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)