Plano de contigência

Poucos temas são tão polêmicos quanto a suposta manutenção sob sigilo de informações envolvendo fenômenos ufológicos por parte do Estado, em todo o mundo. Mas o que realmente seria verdade, e o que não passaria de pura especulação?

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Plano de contigência

Mensagem por hsette »

Essa dá o que pensar. Se estão assim por causa de possíveis bactérias, imaginem se houver (se é que não já houve) um contato com alguma civilização alienígena!!! :?:

Ante os problemas surgidos no passado, cientistas planejam como comunicar ao público a descoberta de vida em Marte (ou em outros corpos celestes) no futuro.
Cientistas da NASA e do Instituto SETI estão analisando a necessidade de dispor de um plano de comunicação pública de uma eventual descoberta de atividade biológica extraterrestre durante futuras missões que buscam encontrar evidências disso. Sem este plano, poderia produzir-se um vazamento errôneo de informações antes mesmo que os estudos sobre essa vida potencial pudessem ser completados.
Em 1996, antes da coletiva de imprensa oficial programada pela NASA, já haviam vazado algumas noticias sobre a existência de possíveis sinais de vida em um meteorito marciano denominado ALH84001. Isto foi devido, em parte, a conversações que um alto oficial da Casa Branca manteve com uma prostituta acerca do meteorito. Para satisfazer a crescente demanda de informação, tanto por parte da imprensa, como do público em geral, a NASA não teve outra saída senão adiantar a coletiva.
Naquela ocasião, esse adianto não supôs mais que uma mera inconveniência, porém, no caso de uma missão de retorno de amostras de Marte, poderiam surgir problemas mais graves, segundo afirmam John Rummel, responsável do Programa de Proteção Planetária de a NASA em Washington, DC, e Margaret Race, do Instituto SETI em Mountain View, Califórnia, ambos nos Estados Unidos.
“Não se ganha nada com a pressa em tornar público uma descoberta, ao contrário, há muito a perder, principalmente, a credibilidade e a confiança do público”, comenta Rummel.
Rummel afirma que seria adequado tornar públicos de maneira periódica dados brutos, sem interpretar, como, por exemplo, quanto pesa a amostra de rochas; porém haveria que esperar antes de anunciar qualquer interpretação do significado desses dados.
Depois da chegada à Terra de qualquer rocha procedente de Marte, os planos preliminares da NASA implicariam seu isolamento, posta em quarentena em um laboratório construído expressamente para tal fim. Una vez ali, seriam submetidas a diversas provas para determinar se representam alguma ameaça para a vida na Terra e, em caso de que se estimem seguras, trasladá-las a outros laboratórios para um estudo mais em profundidade.
A estratégia de comunicação deveria ressaltar os benefícios científicos da missão de retorno de amostras, sem ignorar a preocupação do público sobre um perigo biológico potencial, explica Rummel.
Já se criou um grupo de pressão cujo objetivo é evitar que uma missão deste tipo se leve a cabo, alegando sua preocupação com os riscos biológicos envolvidos. Entre estes riscos se contaria a possibilidade de que micróbios extraterrestres pudessem converter-se em uma espécie “invasiva” definitiva, podendo destruir seus homólogos terrestres e pondo em perigo os ecossistemas existentes. Qualquer micróbio marciano vivo poderia “causar dificuldades que desconhecemos” para a vida na Terra, admite Rummel.


Fonte:
New Scientist: http://www.newscientistspace.com/articl ... ne-news_rs
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Até certo ponto é bastante compreensivel estas medidas de segurança
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Depende de quais medidas de segurança, Britan.
Sobre a quarentena das amostras, tudo bem.
Mas adiar ou mesmo não divulgar informações, tenho minhas dúvidas sobre os reais motivos.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Nao encorajar o histerismo publico, ter seitas a suicidarem-se, outros a fazer negocio? A verdade é que a populaçao em geral nao esta preparada, alem diisso temos os problemas de segurança, uma bacteria alienigena sem anti corpos terrestres a cair nas maos de certas pessoas... ia ser bonito ia
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Nao encorajar o histerismo publico, ter seitas a suicidarem-se, outros a fazer negocio? A verdade é que a populaçao em geral nao esta preparada,
Não concordo com isso de forma alguma.
No meu entendimento, nada justifica a restrição de acesso a informações científicas de interesse público, bem com a liberdade de imprensa.
Mesmo porque, ao fim e ao cabo, é a própria sociedade que financia tais empreendimentos.

Sobre a questão da segurança, penso que uma coisa não implica a outra. Pode-se manter um esquema de segurança eficiente, sem prejudicar o livre fluxo de informações.