É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.
Olhando de cara parece uma montagem mesmo, mas já que a fonte é confiável, e a imagem é de satélite, dá pra acreditar. Não podia ser uma poça de líquido preto?
Bem, se for montagem está excelente. notem como a sobra do buraco (que deixa claro se tratar de um buraco mesmo) acompanha perfeitamente a sobra do relevo local.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
-- Scully, será mais daquela coisa, o óleo negro?
-- Quer dizer petróleo, Mulder?
Realmente, impressionante... Eu imagino poucas situações onde algo assim poderia ocorrer naturalmente. Mas ainda assim, naturalmente há essa possibilidade...
deixo aqui o 1º post... para verem o resto basta registarem-se!
Andromeda escreveu:Vários sites noticiam a descoberta dum buraco negro, negríssimo, sem fundo, encontrado na superfície de Marte. Os pró-intraterrenos já esfregam as mãos de contentes.
Feliz ou infelizmente, acho que tenho uma explicação.
Há uns tempos atrás, encontrei um site com argumentos e casos no mínimo polémicos.
Um deles, era uma foto da superfície de Marte, onde se notavam facilmente pontos negros, redondos semelhantes a crateras, equidistantes uns dos outros. Os autores do site traçaram uma linhas entre eles, provando assim que eram equidistantes e questionavam que condição misteriosa produziria crateras tão estranhas, exactamente iguais umas às outras e situadas também à mesma distância.
Uns tempos antes eu tinha escrito e encenado uma peça de teatro infantil, onde projectava fotos dos vários planetas do sistema solar e nas minhas pesquisas encontrei algumas imagens de mapeamentos de alguns planetas captadas por sondas. Explicavam que as imagens eram feitas às tiras que iam sendo impressas e enroladas e eram posteriormente cortadas e coladas umas às outras (tipo as imagens do Google Earth) Muitas delas tinham as caraterísticas "misteriosas crateras", que mais não eram do que furos no papel feitos pela máquina que enrolava o papel consoante a imagem ia sendo impressa.
Infelizmente, no site que citei no início, a imagem ampliada está indisponível, mas sempre podem ver a imagem-link pequenina.
Em http://www.aliendave.com/Mars.html
Pouco depois do início da página, tem uma barra negra, onde à direita está escrito New Photos. Logo abaixo sobre o título Mars Anomalies está a tal imagem com as linhas unindo as "crateras" que se situam nos vértices dos losangos.
A minha opinião é que se a foto do tal buraco negro não fosse apenas um fragmento da foto-mãe, iriamos verificar que existiam muitos buracos negros, equidistantes uns dos outros.
Oxigen_cult escreveu:deixo aqui o 1º post... para verem o resto basta registrarem-se!
Andromeda escreveu:
Em http://www.aliendave.com/Mars.html
Pouco depois do início da página, tem uma barra negra, onde à direita está escrito New Photos. Logo abaixo sobre o título Mars Anomalies está a tal imagem com as linhas unindo as "crateras" que se situam nos vértices dos losangos.
A minha opinião é que se a foto do tal buraco negro não fosse apenas um fragmento da foto-mãe, iriamos verificar que existiam muitos buracos negros, equidistantes uns dos outros.
Segundo, a idéia toda é parte de um estudo científico mais amplo apresentado em março numa conferência da Planetary Society, tratando de sete possíveis acessos ao subterrâneo de Marte...
...
This black spot is one of seven possible entrances to subterranean caves identified on Mars by Glen Cushing, Tim Titus, J. Judson Wynne and Phil Christensen in a paper they presented at the Lunar and Planetary Science Conference in March (PDF format, 322k).
...