O Livre Arbítrio...
Os ditos religiosos que compilaram a dita bíblia; foram muitos “inteligentes”, quando de propósito e a interesses próprios, inventaram essa bela saída, para livrarem os seus deuses da responsabilidade, pela total desordem e desgraças, existentes no nosso mundão de “deus”!
Sempre que se apontam essas tremendas tragédias que a cada momento se desenrolam diante dos nossos atônitos olhos; os defensores do deus, logo saem em “sua” defesa com essa:
“Deus não é o culpado das desgraças e tragédias existentes no mundo; isso é culpa do homem que usa do livre arbítrio e a tudo destrói; deus é perfeito, é bom, é amor; o homem é que é mau”.
Que coisa, hein?... É mesmo, devo admitir que a culpa seja mesmo do pobre, indefeso e incapaz homem!
É, foi mesmo o maldito do homem quem criou as serpentes, como a jibóia que quebra e engole o homem, foi mesmo o maldito do homem quem criou o crocodilo, o tubarão, o leão, que despedaçam o homem com suas garras e presas, como se fosse um palito de fósforo... Foi o maldito do homem quem inventou os vulcões, os furacões, os maremotos, os terremotos, as secas, as enxurradas... Aliás, foi também o homem quem inventou esses planetas chupões, os conhecidos buracos negros, que pulverizam e engolem galáxias inteirinhas, foi também o homem quem criou e destruí todos estes demais planetas existentes no universo, como Marte, a lua e todos os outros que já se conhecem... Há, e o mais terrível de tudo; foi também o homem, quem criou o próprio homem; este maldito homem que criou todas essas desgraças e maldições...
(e as doenças, e a morte)?
Viram bem? O deus mais uma vez se saiu muito bem, ficou de fora das culpas; enquanto existirem os advogados do “diabo” para defendê-lo...
(melhor mesmo é que “ele” nem exista, para a “sua” própria reputação)!
Viana.rs escreveu: O Livre Arbítrio...
Os ditos religiosos que compilaram a dita bíblia; foram muitos “inteligentes”, quando de propósito e a interesses próprios, inventaram essa bela saída, para livrarem os seus deuses da responsabilidade, pela total desordem e desgraças, existentes no nosso mundão de “deus”!
Sempre que se apontam essas tremendas tragédias que a cada momento se desenrolam diante dos nossos atônitos olhos; os defensores do deus, logo saem em “sua” defesa com essa:
“Deus não é o culpado das desgraças e tragédias existentes no mundo; isso é culpa do homem que usa do livre arbítrio e a tudo destrói; deus é perfeito, é bom, é amor; o homem é que é mau”.
Que coisa, hein?... É mesmo, devo admitir que a culpa seja mesmo do pobre, indefeso e incapaz homem!
É, foi mesmo o maldito do homem quem criou as serpentes, como a jibóia que quebra e engole o homem, foi mesmo o maldito do homem quem criou o crocodilo, o tubarão, o leão, que despedaçam o homem com suas garras e presas, como se fosse um palito de fósforo... Foi o maldito do homem quem inventou os vulcões, os furacões, os maremotos, os terremotos, as secas, as enxurradas... Aliás, foi também o homem quem inventou esses planetas chupões, os conhecidos buracos negros, que pulverizam e engolem galáxias inteirinhas, foi também o homem quem criou e destruí todos estes demais planetas existentes no universo, como Marte, a lua e todos os outros que já se conhecem... Há, e o mais terrível de tudo; foi também o homem, quem criou o próprio homem; este maldito homem que criou todas essas desgraças e maldições...
Viram bem? O deus mais uma vez se saiu muito bem, ficou de fora das culpas; enquanto existirem os advogados do “diabo” para defendê-lo...
(melhor mesmo é que “ele” nem exista, para a “sua” própria reputação)!
Viana
...
Ora que melhora!
A ausência da evidência não significa evidência da ausência. Carl Sagan Bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus Cristo
Viana, se você de uma hora para outra resolver se matar, de quem é a iniciativa? De Deus? De outros homens? Ou será sua própria, ou seja, seu livre arbítrio?
Se foi você quem tomou a decisão de se matar, a responsabilidade é totalmente sua - e de mais ninguém...
Euzébio escreveu:Viana, se você de uma hora para outra resolver se matar, de quem é a iniciativa? De Deus? De outros homens? Ou será sua própria, ou seja, seu livre arbítrio?
Se foi você quem tomou a decisão de se matar, a responsabilidade é totalmente sua - e de mais ninguém...
Euzebio, Euzebio... Sua comparação está muito, muito longe da realidade equitativa!
Veja bem, isso que dizes, com isso que eu disse:
Livre arbítrio é algo muito relativo. Eu quero morar na Europa, por exemplo, mas será que eu tenho mesmo o livre arbítrio para tal? Será que depende só da minha vontade? Obviamente que não.
Contudo, não quero dizer com isto que o LA não existe. Existe sim, e o exemplo do suicídio foi muito bem colocado.
Deus não criou estas coisas para prejudicar o homem - aliás, Deus não fez NADA para nos prejudicar. Acontece que a Natureza funciona assim: predadores e suas vítimas - o homem é apenas mais uma peça neste quebra-cabeça...
Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher SUAS AÇÕES; logo, o que tem a ver o livre arbítrio do homem com serpentes ou terremotos???
É aquela velha estória...uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência. Carl Sagan Bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus Cristo
como o amigo disse, o ser humano só é mais um animal, é lógico bem mais inteligente e diversas outras diferenças, mais Deus que criou tudo, e ele não ia criar nada apenas para ver a desgraça das coisas, e tambem não tem nada a ver outros predadores comer o homem e é culpa do Senhor, eles como nós precisam se alimentar.
Se Um Dia Se Sentir Desanimado E Triste Lembre-se Que Você Já Foi O mais Forte E Rápido dos Espermatozóides XD...
Brincadeiras à parte, eu não afirmei que existe um Deus - portanto não tenho que provar nada. No momento estou em cima do muro: aquele que provar primeiro se Ele existe ou não, terá o meu voto.
No entanto, se os religiosos não conseguem provar cientificamente que Ele existe, também os descrentes não conseguem provar que Ele não existe. - ou seja, tá zero a zero.
Eu, particularmente, não consigo acreditar em um Nada Absoluto. Ao contrário, quanto mais eu observo a Natureza e suas leis imutáveis, mais eu me convenço que há uma Inteligência por trás dela.
Liberte a sua mente dos conceitos e preconceitos humanos.
Estude o budismo, a Yoga e medite.
Um pequeno ensinamento budista:
"Conta a lenda que Buda ao ser indagado sobre a doutrina (religião), perguntou ao seu dicípulo.
Um homem chega a margem de um rio e necessita atravessá-lo. Ele resolve então construir uma jangada e assim atravessa o rio.
O que deve fazer depois, colocá-la nas costas e arrastá-la consigo já que lhe foi útil, pergunta o mestre ao dicípulo.
Não mestre, deve deixá-la na outra margem para que outro necessitando a utilize.
Assim é a doutrina (religião). Devemos nos desapegar inclusive dela."
Depois vire ateu e seja feliz.
Lulu, respeito a sua posição, mas Ateísmo para mim é a outra extremidade do fundamentalismo. E, já que você gosta tanto do Buda, segundo ele, devemos trilhar sempre pelo caminho do meio, nada de extremidades. Ou seja, nem oito nem oitenta...
Brincadeiras à parte, eu não afirmei que existe um Deus - portanto não tenho que provar nada. No momento estou em cima do muro: aquele que provar primeiro se Ele existe ou não, terá o meu voto.
No entanto, se os religiosos não conseguem provar cientificamente que Ele existe, também os descrentes não conseguem provar que Ele não existe. - ou seja, tá zero a zero.
Eu, particularmente, não consigo acreditar em um Nada Absoluto. Ao contrário, quanto mais eu observo a Natureza e suas leis imutáveis, mais eu me convenço que há uma Inteligência por trás dela.
exactamente esta zero a zero, não a provas que exista mas também não ha provas que existe, existe um livro (bíblia) que todos teme..mas é apenas um livro.. um deus que ameaça de morte a quem não o amar não é um deus, e se existir algo que o criou foi a natureza, a religião é a pior coisa inventada pelo homem