O desejo do ser humano de ter mais um planeta habitável no sistema solar cria alucinações. Infelizmente não há. Uma pena, pois seria um impulso tremendo para a ciência espacial se Vênus, Marte ou mesmo a Lua tivesse as condições necessárias para hospedar a vida.
Só a Terra pode hospedar a vida. Tudo o resto é estéril. Para que um planeta possa ter condições de hospedar a vida, é necessário que esteja na faixa habitável da estrela onde orbita. Somente a Terra e a Lua estão nessa faixa de nossa estrela. Talvez Vênus e Marte, mas teriam que ter outras condições que não possuem.
E que condições são estas? Relembrando tudo o que já estudei sobre o assunto, resumo basicamente em:
1) Diâmetro entre 0.7 e 1.5 do terrestre. Menos que isso dificultaria a retenção de atmosfera suficiente para os seres vivos e danificaria os músculos e ossos dos seres que vivessem nele por muito tempo, promovendo alterações genéticas com o tempo. Maior que 1.5, tornaria a vida muido difícil para seres terrestres, pois o peso estaria aumentado na mesma proporção, desde que mantida hipotéticamente a mesma densidade, já que isto teria influência direta na gravidade e, mais gravidade, mais peso, menos gravidade menos peso, mas danifica os ossos.
2) Atmosfera de nitrogênio, oxgênio e gás carbônico com uma camada de ozônio;
3) Núcleo metálico liquefeito, quente o bastante para gerar campo magnético, pois é isto que protege a vida dos raios cósmicos e radiações solares;
4) Temperatura tolerável (entre -40ºC e 50ºC). Ainda que houvesse temperaturas mais extremas, seria necessário que pelo menos parte do planeta tivesse temperaturas nesta faixa durante todo o ano;
5) Duração do dia não muito grande, entre 20 horas e 50 horas para promover os ciclos de noite e dia e as alternâncias de temperatura;
Porque nenhum planeta presta para a vida?
A Terra em um diâmetro de 12.756km. Marquem isso, pois basicamente definirá o resto.
A Lua: é pequena demais, apenas 3.475 km de diâmetro, sem ar, sem núcleo metálico quente e presa à órbita da Terra com apenas um lado voltado para o sol, portanto, sem alternância de dias e noites, sem campo magnético, sem ar, mas a Nasa descobriu água misturada ao solo o que permitira ser habitada em âmbientes artificiais.
Vênus: Diâmetro de 12.103 km, massa 81% da terrestre, porém, não tem campo magnético, a atmosfera é espessa demais e a temperatura de 464ºC em média. Apesar de ser o que tem a dimensão mais próxima da Terra, infelizmente, o planeta coleciona revezes. Somando-se a falta de campo magnético, a atmosfera epessa e a temperatura extrema, temos ainda um dia de -243 do terrestre, ou seja, um dia em Vênus dura o equivalente a 243 dias da Terra, mas o planeta gira em sentido contrário ao do nosso, por isso é -243. O ano de lá dura 225 dias, portando, o dia demora mais que 1 ano para passar. Não tem água logicamente e se tiver está misturada na sua atmosfera gasosa. Em termos de massa e diâmetro é o mais bem posicionado, mas o resto torna o planeta catastrófico. Somente naves russas pousaram lá e duraram tempo suficiente apenas para uma foto ou duas. Não poderia ser habitado nem em ambiêntes artificiais.
Marte: Diâmetro de 6.780 km, cerca de 53% da terrestre, portanto, dimensões de lua, pequeno demais. A duração do dia é interessante, de 24h37', praticamente igual ao do planeta mãe, porém a sua massa e 11% da nossa deixa a gravidade muito baixa, somando-se isso, temos uma atmosfera rarefeita e basicamente de dióxido de carbono, sem campo magnético e temperatura entre -140ºC e 20ºC. Observações de sondas sugerem a possibilidade de existir água no planeta. Seria habitável em ambiêntes artificiais.
Do resto nem é bom falar. A lua Titã de Saturno trouxe alguma esperança, mas é muito pequena com seus 5.150km de diâmetro, muito fria e com atmosfera de metano, totalmente imprópria à vida. Não seria possível habitá-la nem em ambiêntes artificiais.
Lamento pelas informações, mas o futuro da exploração espacial repousa na descoberta de fontes de energia miraculasamente poderosas e sistemas de propulsão de façam uma nave ultrapassar em dezenas de vezes a velocidade da luz e claro, controle sobre a inércia e campo magnético artificial na nave. Esqueçam a velocidade da luz. Precisamos de velocidades muito superiores a ela para explorar o espaço.
Fontes:
http://www.guia.heu.nom.br/planetas.htm
http://www.mundofisico.joinville.udesc. ... dTexto=141
http://pion.sbfisica.org.br/pdc/index.p ... s-planetas
http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/mars.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_de_Marte
http://noticias.terra.com.br/ciencia/no ... +vida.html
http://www.astronoo.com/pt/tita.html
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/0 ... 3%ADquido/