125 respostas da ciência do futuro por Max Diniz Cruzeiro

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy

Max Diniz Cruzeiro
Mensagens: 112
Registrado em: 10 Set 2005, 09:18
Localização: Brasília

125 respostas da ciência do futuro por Max Diniz Cruzeiro

Mensagem por Max Diniz Cruzeiro »

Veja lista das 125 perguntas da ciência do futuro na revista "Science"
da Folha Online

A revista científica norte-americana "Science" comemorou seus 125 anos com a publicação de 125 grandes perguntas sem resposta para os cientistas do século 21.

Convido a todos a pesquisarem para responder todas as 125 perguntas abaixo. Vamos montar nosso banco de dados científico.

1) De que o Universo é feito?

O universo é feito de estruturas atômicas que se agregam e expelem entre si. A interação entre eles gera a matéria e energia, que ora se condensa ora se dilata em expansão. O complexo num todo gera uma biosfera que no século XXI chamamos de Universo.

O processo de agregação e desagregação é sistêmico e energia se condensa em plasma, matéria, luz, incandescências, densidades e todos estes estados atômicos podem assumir tais propriedades. Átomos são formados por choques de intensidades de energia. E a cada momento o ciclo se renova da matéria ao que não podemos ver, denominado vazio.



2) Qual é a base biológica da consciência?

A base biológica depende do referencial a que um cientista se prende. Se classifico consciência como a demonstração de inteligência e noção de si mesmo num meio, tenho que a base é o neurônio no caso humano.

Se analisar pela capacidade e absorção de estímulos, dados fatores do meio, então a base poderia ser a magnetita (um metal que orienta a estrutura direcional de um ser vivo) no caso de bactérias que precisam deste impulso para deslocar até o alimento.

Quaisquer princípios físicos podem ser ativadores de mecanismos biológicos que, como sensores, captam as variações do ambiente e interpretam na forma de contra-estímulos que auxiliam na manutenção da vida.


3) Por que os humanos têm tão poucos genes?

A falta de necessidade atrofia um membro. Assim também é a genética, quando deixamos de utilizar determinada capacidade então ela se degenera nas gerações seguintes. Um processo lento quase que imperceptível.

A multifuncionalidade é outro fator de agregação genética. Quando um organismo se torna complexo e as funções orgânicas passam a ser desempenhadas de forma múltipla. Um grupo de funcionalidades orgânicas se funde a estruturas que incorporem a dinâmica de fluxo de suas tarefas. Assim, caso fossem necessários 3 genes para exercer determinada atividade a agregação, devido a melhora do desempenho, necessitará apenas de 3 genes. E o gene que deixou de controlar aquela atividade será absorvido por outras funções e perderá o status de controlador daquela tarefa especifica.

O ser humano tem poucos genes devido a evolução em relação ao meio aliado ao desenvolvimento da inteligência.


4) Até que ponto há um elo entre variação genética e saúde?

Para responder é necessário conceituar:

Variação genética: diferenças no genótipo e fenótipo de seres vivos que distinguem um ser vivo do outro.

Saúde: percepção de que um ser vivo em relação ao seu desenvolvimento corpóreo de que não está sendo afetado por nenhum fator que cause uma degeneração de sua estrutura biológica.

Quanto mais inteligente for um genótipo menor é a chance de uma pessoa vir a não ser saudável, porque aquela função específica do gene trabalhará de forma mais eficiente que estruturas menos desenvolvidas.



5) As leis da física podem ser unificadas?

As leis da física podem ser unificadas desde que sejam criados axiomas da mesma forma que a matemática pode ser unificada. Os axiomas serviriam de conversores de base propiciando a migração de um modelo Físico para outro.



6) Quanto à vida humana pode ser aumentada?

Uma célula humana tem a capacidade de se reproduzir, multiplicar e permanecer ativa até que extinga seu período de funcionamento. O homem poderá elevar sua vida em até 10 vezes se conseguir controlar o processo de reprodução e funcionamento das células. Não conseguirá ultrapassar muito além disto, devido o efeito corrosivo da atmosfera sobre os organismos vivos.

Para o século XXI existem países que já estão com expectativa de vida acima dos 80 anos. E existem pessoas que conseguem viver até seus 120 anos. É possível que até o final do século XXI a expectativa tenda aos 120 anos devido ao avanço da medicina com a tecnologia. Em 2050, a expectativa de vida deverá elevar-se em 20 anos.



7) O que controla a regeneração de órgãos?

O fígado humano é o órgão que melhor consegue regenerar suas funções vitais. O grande controlador do corpo humano é o cérebro. É ele que estimula zonas afetadas a provocarem uma reação em cadeia para restabelecer as funções afetadas.

8) Uma célula de pele pode virar um neurônio?

Recentemente descobriu-se que uma celular de pele pode servir, em termos de uso, similarmente a uma celular tronco. Por este princípio descoberto, uma vez estimulada e devidamente alimentada para desenvolver-se como um neurônio ela irá adquirir a função.

Não é demais lembrar que uma abelha se torna rainha pela ingestão de geléia real.


9) Como uma única célula "adulta" pode gerar uma planta inteira?

Pelo princípio da hereditariedade. Onde a parte herdeira transmite sua carga genética para as células derivadas do crescimento que, em termos de unidade embrionária, repassa todas as informações necessárias para que a planta evolua conforme estava geneticamente programada para sua espécie.


10) Como o interior da Terra funciona?

Um receptor de calor e um gerador de campo eletromagnético que irá servir para a drenagem de mais ondas de calor que adentrar sob a atmosfera terrestre.


11) Estamos sozinhos no Universo?

Não estamos sozinhos no universo. A prova são os círculos ingleses cuja existência de registros data de 1800 para cá.


12) Como e onde a vida na Terra surgiu?

A vida surgiu na terra pela viagem de microorganismo no espaço que vieram parar aqui por impacto em meteoros e meteoritos. A vida se espalhou no princípio como num experimento que foi contaminado por um fungo ou bactéria. E desta mistura microbiana que encontrou calor necessário que as despertou do espaço gélido sob hibernação, povoou a crosta terrestre e encontrou as condições ideais para se multiplicar e associarem em organismos mais complexos.


13) O que determina a diversidade das espécies?

Tipo de alimentação, exposição a luz, exposição a fontes de calor, umidade, temperatura, água, associação com outros organismos vivos, comportamento do grupo, ...

Não existe um fator determinante, existe um grupo de fatores associados que fazem uma espécie nova surgir ou desaparecer.


14) Que mudanças genéticas nos tornaram humanos?

Mudanças genéticas derivadas principalmente de aquecimento global por fontes radioativas, ingestão de fósforo, ingestão de cálcio, aumento da caixa craniana (neurônios), resistência imunológica pela observação da natureza...


15) Como as memórias são gravadas e recuperadas?

Simples: através de níveis de substâncias químicas. Existem neurônios controladores dentro da psique humana capazes de identificar um estímulo e codifica-lo em termos químicos de forma semelhante ao que está gravado no cérebro. Uma vez a percepção indicando a coincidência, dispara um feixe de energia 9 mHz que o conduzirá a uma resposta ou contra-estímulo.


16) Como o comportamento cooperativo evoluiu?

Evoluiu da herança genética de bactérias que descobriram que suas existências eram prolongadas pelo compartilhamento de espaço e alimentos. O restante é decorrente das inúmeras formas associativas que tornou o comportamento social um padrão entre os seres vivos.


17) Como dar abrangência às descobertas da biologia molecular?

Através da abertura de escolas primárias para os pesquisadores, em linguagem clara e simples as bases da ciência e mostrando a importância dela para o desenvolvimento da sociedade.


18) Até onde podemos levar a automontagem química?

Até o ponto de fundirmos átomos uns aos outros os transformando em circuitos integrados para armazenar e transmitir informação.


19) Quais são os limites da computação convencional?

A inserção de uma estrutura computacional na forma orgânica, reorganizando os neurônios de um ser humano numa estrutura computacional que maximiza a utilização do cérebro pela máquina humana. Em outras palavras seria o mesmo que embutir um software dentro de uma caixa craniana.


20) Podemos desligar seletivamente respostas imunológicas?

Podemos pelo funcionamento inadequado do cérebro humano, inibindo a fabricação de substâncias orgânicas e pela incubação de patógenos que seletivamente inibem respostas do organismo.


21) A incerteza quântica tem fundações mais profundas?

“De acordo com este princípio, para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário poder medir a posição e velocidade atuais. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo.”

Sim, na origem da matéria. E no meio em que a partícula se desloca. Saber a posição inicial e velocidade são apenas dois vetores que traduzem apenas uma porcentagem do evento. Dependendo da magnitude a ser medida o resultado de um experimento seria altamente impreciso.


22) É possível criar uma vacina contra o HIV?

Sim. Principalmente retirando das células tronco o fator que ativa a defesa do sistema imunológico.


23) Quão quente será o mundo-estufa?

Quão grande for nossa falta de racionalização da utilização dos recursos terrestres.

O grande desafio é transformar a variável CRESCIMENTO um benefício para a biosfera e não um prejuízo.

O aquecimento segue uma tendência de variação de [0,5°;1°] ao ano de forma sazonal e imperceptível as vezes. Fenômenos climáticos surgem em virtude da elevação diminuta e reequilibram o sistema até que novamente torna-se a elevar mais uma vez e a reequilibrar. A ciclicidade é um efeito sistêmico que o planeta tenta absorver os novos estímulos e reage para tentar manter o campo eletromagnético dentro da nova realidade.


24) O que pode substituir o petróleo, e quando?

Hidrogênio em 20 anos
Álcool em utilização
Água – em 100 anos
Biodiesel - em 10 anos
Solar - 50 anos
Elétrica – 15 anos


25) Malthus continuará errando?

“O crescimento da população tende sempre a superar a produção de alimentos, o que torna necessário o controle da natalidade.”

Malthus não está errado, esta realidade pode ser sentida em alguns países do mundo.

O certo é que o globo tem um limite de pessoas. Quando este limite for atingido se a capacidade técnica de produzir alimentos não for suficientes então métodos anti-conceptivos devem ser adotados em massa para evitar um mal maior. - De que o Universo é feito?

O universo é feito de estruturas atômicas que se agregam e expelem entre si. A interação entre eles gera a matéria e energia, que ora se condensa ora se dilata em expansão. O complexo num todo gera uma biosfera que no século XXI chamamos de Universo.

O processo de agregação e desagregação é sistêmico e energia se condensa em plasma, matéria, luz, incandescências, densidades e todos estes estados atômicos podem assumir tais propriedades. Átomos são formados por choques de intensidades de energia. E a cada momento o ciclo se renova da matéria ao que não podemos ver, denominado vazio.


26) O nosso é o único Universo?

Depende do conceito dado para Universo. Se a palavra entender como sinônimo de TODO então não importará seus infinitos desdobramentos que as partes serão integrantes do Universo.

Agora se Universo for sinônimo de um imensurável contínuo então ele será amplo à medida que a expansão do conhecimento envergar depois desde contínuo novos desdobramentos.

No primeiro conceito o nosso universo é único, já no segundo conceito é um entre tantos outros.

27) O que causou a inflação do cosmos?

“teoria mais tradicional do Big Bang -que prevê um período de expansão loucamente acelerada (evento conhecido como 'inflação') do cosmos logo no início dos tempos”
Uma acumulação de material energético de forma bipolar, sendo o propulsor desta jornada as leis de atração e repulsão eletromagnéticas. Á medida que o eixo de campo magnético do universo vai se equilibrando a expansão vai tendendo a diminuir sua velocidade até chegar a um ponto onde ocorrerá uma inversão magnética acelerando inversamente em sentido oposto pelo mesmo processo descrito anteriormente.



28) Quando a como as primeiras estrelas e galáxias se formaram?

Segundo os cálculos da relação de Hubble o universo possui entre 10 a 15 bilhões de anos.
“V = H D
onde V é a velocidade de afastamento das galáxias, D é a distância da galáxia até nós e H é a constante de proporcionalidade entre ambos. Esta é uma relação observacional. Refere-se a um processo que de fato ocorre em nosso Universo. Ela é utilizada ainda hoje como um método válido para a determinação de distâncias de objetos muito distantes, pois a velocidade de afastamento é algo cuja obtenção é feita com certo grau de confiabilidade.”
Com a precipitação de uma grande quantidade de energia que condensou em vários pontos, o eixo oscilante do distúrbio cósmico lançou estes focos uns contra os outros gerando um desaquecimento de material condensado formando estrelas que intervindo com o eixo magnético central se tornaram núcleos de atividade cósmica, estas por sua vez interagiram com outras recém formadas estrelas aproveitando o vácuo da força gravitacional do lançamento cósmico surgindo assim as primeiras galáxias.

29) De onde vêm os raios cósmicos de energia ultra-alta?

Vem de explosões de estrelas o que explica seu comprimento e intensidade elevados.

30) O que dá energia aos quasares?

O impulso gravitacional que atrai energia para si ao mesmo tempo em que retém a energia existente em sua origem.

31) Qual é a natureza dos buracos negros?

Estrelas que ao começarem a perder sua força entraram em uma expansão criando um movimento circular magnéticos em torno de si não conseguindo capturar energia suficiente para recuperar sua vitalidade entram em colapso adquirindo a forma de um imenso objeto cônico magneticamente cêntrico, tendo como núcleo fragmentos da estrela morta e outros corpos que a força de atração encaminhou naquela direção.

32) Por que há mais matéria do que antimatéria?

“A antimatéria consiste em matéria composta de antipartículas das partículas que constituem a matéria normal. Um átomo de antihidrogênio, por exemplo, é composto de um antipróton de carga negativa orbitado por um posítron de carga positiva. Se um par partícula/antipartícula entra em contato estes se aniquilam entre si produzindo energia que pode manifestar-se na forma de outras partículas, antipartículas ou radiação eletromagnética.”
Devido o sistema de expansão do universo as concentrações de matéria e antimatéria estão polarizadas de forma inversa. Pequenas quantidades (em relação ao todo), interargem devido as leis químicas de formação molecular. No universo conhecido por nós o que denominamos matéria é mais abundante, porém em zonas mais afastadas, no outro lado do universo a carga complementar de repulsão é fortemente encontrada.

33) O próton decai?

Os próton podem decair quando sofrem um choque de partículas. Exemplo: fisão nuclear.

34) Qual é a natureza da gravidade?

A natureza está relacionada com o interior do planeta que é responsável pela formação do campo gravitacional como força de atração e redoma protetora de corpos cósmicos e raios solares (seu principal alimento).

35) Por que o tempo é diferente das outras dimensões?

O tempo é relativo ao fenômeno observado ligado a ele. A densidade de uma dimensão pode afetar a noção de tempo em virtude de bases diferentes de observação de um fenômeno. O conceito de dimensão está mais ligado a encontrar um ambiente cujas condições físicas são diferentes das encontradas no plano terreno. Assim, as leis físicas aplicadas para este plano diferem de outros planos devido as variáveis consideradas constantes não afetarem uma observação se apresentarem como coordenadas diferenciais no processo ao ser avaliado um evento.

36) Há partículas menores do que os quarks?

Existem, a menor partícula é energia.

37) Os neutrinos são sua própria antipartícula?

Não, eles possuim partículas e antipartícula polarizadas de forma a neutralizar um pólo a outro a emissão própria de campo eletromagnético que interfira numa estrutura atômica.

38) Há uma teoria unificada que explica todos os sistemas eletrônicos correlacionados?

A lei de Ohms (R), lei da corrente elétrica (I) e energia (V)

39) Qual é o laser mais poderoso que os cientistas podem construir?

Aquele que tiver maior capacidade de transmissão de energia x corrente elétrica
P = V x I com a resistência do material tendendo a zero.
Para os próximos 100 anos o mais poderoso raio que os cientistas poderiam construir é um raio oriundo de nuvens carregadas eletricamente.

40) Os pesquisadores podem fazer uma lente óptica perfeita?

Podem fazer utilizando a mesma tecnologia, devidamente adaptada, que fabrica circuitos eletrônicos.

41) É possível criar semicondutores magnéticos que trabalham em temperatura ambiente?

É possível, através da inserção de impurezas em sua estrutura física que não elevem a temperatura do material.

42) Qual é o mecanismo de pareamento por trás da supercondutividade de alta temperatura?

Íons eletromagneticamente carregados.




43) Podemos desenvolver uma teoria geral da dinâmica de fluxos turbulentos e do movimento de materiais granulares?

Pode desde que o processo de formação da teoria seja centrado em métodos estatísticos que possam avaliar as probabilidades do deslocamento num período de tempo estudado, com as devidas adaptações.

44) Existem elementos atômicos estáveis mais pesados?

Existem e podem vir a existir mais. Artificialmente podem ser gerados futuramente em laboratório e no universo tais elementos devem ser abundantes em outros planetas e estrelas.

45) A superfluidez é possível num sólido? Se sim, como?

Imagine um sólido em uma estrela incandescente, o calor insuportável seria o suficiente para derreter aquele fragmento. Digamos que a temperatura da estrela é constante, e que aquele material sólido se transformou em partículas preservando as características iniciais. O efeito das partículas sobre o calor faria com que estas partículas ficassem disjuntas uma das outras. Semelhante ao conceito de superfluidez onde não há resistência de um material quando deslocado do meio em que se encontra. Assim as emanações de calor passariam pelo material não apresentando resistência significativa que apresentasse viscosidade diferente de nula.

46) Qual é a estrutura da água?

Estrutura básica: energia que liga hidrogênio e duas moléculas de oxigênio. A estrutura completa depende do meio em que molécula básica se encontra. Não há uma forma de determinar uma estrutura da água uma vez que ela difere de espaço para espaço.
Portanto, a unidade em termos de estrutura será o H2O

47) Qual é a natureza do estado do vidro?

Um estado intermediário entre o líquido e o plasma (internamente às paredes do vidro) e plasma e sólido(externamente nas paredes do vidro) .

48) Há limites para a síntese química racional?

Sim, os limites relativos aos elementos químicos conhecidos e suas combinações.

49) Qual é a eficiência máxima das células fotovoltaicas?

Eficiência = (Intensidade de Raios solares x Amplitude do material voltaico) / Energia Captada
A máxima eficiência será quanto tiver a relação: menor amplitude do material x menor captação de raios solares x maior energia captada.

50) A fusão será sempre a fonte de energia do futuro?

Será, porém não deverá ser a mais abundante e utilizada.

51) O que conduz o ciclo magnético solar?

Explosões solares que servem para reorientar o fluxo energético que sai do sol e o fluxo que a estrela consegue captar.

52) Como os planetas se formam?

As estrelas se formam pela condensação de partículas que circulam áreas de intensa atividade energética. Estas partículas se fundem, captam o calor em sua voltam, passam milhares de ano em processo de resfriamento até adquirirem forma e por influência nuclear criam uma abobada em torno de si pela formação de um eixo magnético que interage com outros eixos magnéticos próximos criando uma trajetória de influência e dependência de uma estrela de poder energético maior.

53) O que causa as eras glaciais?

* Afastamento do eixo central de calor (o Sol) dado que a órbita é variável;
* Diminuição do campo eletromagnético do planeta;
* Atividade vulcânica superior ao normal prejudicando a atmosfera;
* Corpos estelares intrusos através de impacto no planeta;
* Diminuição da atividade interna do planeta (magma);
* Desordem no eixo da lua que prejudique a captação de energia, luz e calor.

54) O que provoca as inversões do pólo magnético da Terra?

Reorganizações em relação a órbitas de planetas próximos e ao sol.

55) Há precursores de terremoto que podem levar a previsões úteis?

56) Há -- ou houve -- vida em alguma outra parte do Sistema Solar?

Há vida comprovada de bactérias, e já houve vida em marte constatação aceita pela ciência em meteoros que caíram na terra.

57) Qual é a origem da homoquiralidade na natureza?

As forças de constituição do universo que são de atração e repulsão de corpos. As características macro migram para os microssistemas (neste contexto um planeta é um microssistema).

58) Podemos prever como proteínas se dobram?

Daqui uns 50 anos a relação ligação de elétrons na formação de proteínas será um ponto resolvido através da fabricação de equipamentos atômicos de acoplamento e desacoplamento de átomos conforme o protótipo desenvolvido na Coréia do Sul.

59) Quantas proteínas há nos seres humanos?

“Genes: Os seres humanos têm cerca de 30.000, um terço do que se imaginava antes da conclusão do genoma. É pouco gene para tanta diversidade. Só de proteínas diferentes no organismo, estima-se que existam entre 300.000 e 1 milhão. O código genético humano tem tantos genes quanto um pé de milho. A mosca drosófila tem 13.000 e um verme nematóide, 19.000.”
A imprecisão na quantidade de proteínas num ser humano pode ser atribuída a inúmeros fatores entre idade, etnia, sexo, adaptação do ser num espaço geográfico por centenas de anos, alimentação e outros.


60) Como as proteínas encontram suas parceiras?

Através das ligações A, G, C, T comandadas pelos cromossomos do indivíduo e genes.

61) Quantas formas de morte celular existem?

*intervenção externa;
*hospedeiro;
*quebra enzimática;
*envelhecimento;
*crescimento desordenado;
*falta de utilidade;
*falta de alimento;
*ruptura das paredes celulares;
*fatores químicos e físicos.

62) O que mantém o tráfego intracelular coordenado?

Principalmente água contida no sangue.

63) O que permite que componentes celulares se repliquem sem auxílio do DNA?

A capacidade de transmissão da característica genética da célula.

64) Que papéis as diferentes formas de RNA cumprem na função do genoma?

*transporte
*mensageiros
*transmissores de hereditariedade

65) Que papéis os telômeros e centrômeros cumprem na função do genoma?

Função de pontos iniciais da seqüênciação dos cromossomos (telômero) e o código armazenado com a informação da característica do indivíduo (centrômeros)

66) Por que alguns genomas são realmente grandes e outros bem compactos?

Capacidade de um ser vivo tem de diferenciar-se pela evolução natural do organismo vivo tornando-o mais apto, ou adaptado a viver no meio ambiente.

67) O que é todo o "lixo" presente nos nosso genomas?

O lixo são seqüências cuja função não foi identificada ou que aparenta não ter serventia para determinar a característica pela qual o gene foi criado pela natureza. São elementos adquiridos da mistura entre dois seres vivos mas que não foi totalmente absorvido em termos de desempenho de uma função pelo organismo. E por último o lixo também pode ser seguimentos incompletos que não tem utilidade devido imperfeições na forma em que foram gerados.

68) Quanto as novas tecnologias irão reduzir o custo do seqüenciamento?

Irão, principalmente quando o sequenciamento for totalmente automatizado. Principalmente pelo uso de robôs que isolam o material coletado, particiona os fragmentos, envia para as máquinas de teste fazendo a análise instantaneamente, transfere as informações para um banco de dados. Aciona automaticamente o sistema estatístico de análise de dados e gera os resultados para que os pesquisadores possam acompanhar o processo geral.

69) Como órgãos e organismos inteiros sabem quando parar de crescer?

Os órgãos não sabem, quem controla o estímulo e o sistema nutricional deles é o cérebro. São controladores vitais que coordenam as ações necessárias para que o sistema fique em harmonia.

70) Como o genoma pode mudar, além de por mutações herdadas?

* mutações do meio;
*falta de nutrientes;
*excesso de substâncias do meio;
*fontes de calor;
*atividades físicas;

71) Como a assimetria é determinada num embrião?

“A equipe dirigida por Angel Raya , do Salt Institute for Biological Studies de La Jolla, Califórnia, afirma que é um mineral comum, o cálcio que origina a assimetria nos organismos, ativando um gene que desenvolve apenas o lado esquerdo do embrião.”
A mãe transfere cargas de cálcio para o embrião que ao serem absorvidos estimula a proliferação de genes primários que se encarregarão de preparar o organismo para ativação de outros genes mais complexos dando uma impressão de retardamento no desenvolvimento de parte do embrião.

72) Como membros e faces se desenvolvem e evoluem?

A seqüência protéica que desenvolvem os genes a cada desdobramento possui uma combinação ou grupo de combinações possíveis de ocorrer. O gene que cuida da transmissão da hereditariedade é consultado a cada nova reação do corpo em termos de desenvolvimento. Os cromossomos repassam as características que define a espécie (São controladores do desenvolvimento fetal que dizem aos genes o seqüênciamento que deve ser seguido, isto por trocas químicas entre os filamentos protéicos). Tudo graças à A, T, G e C.

73) O que inicia a puberdade?

O início da estacionariedade do crescimento corpóreo, onde as partes celebrais deixam de despender enormes quantidades de energia e passam a estimular outros setores da máquina humana. O cérebro deixa alerta os sentidos e o indivíduo passa a se auto-canalizar-se dando impulso a vontade sexual que estava adormecida.

74) As células-tronco estão ligadas a todos os cânceres?

“Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.”
“Câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado das células”
Como são as células-tronco responsável pela formação dos tecidos e eles podem crescer desordenadamente existe uma forte correlação entre a célula-tronco e a incidência de câncer na transmissão errada da característica genética.
Porém pode ocorrer de uma pessoa ser radiotivamente contaminada e esta contaminação provocar uma mutação na pele/órgão que o faça desenvolver-se desordenadamente. Neste caso a célula tronco não seria a razão/causa da doença, mas estaria relacionada a ela.

75) O câncer é suscetível ao controle imunológico?

Uma vez seqüenciado o código genético de uma célula-tronco, as características que ativam e desativam o sistema de defesa do organismo podem ser extraídas, desenvolvidas em laboratórios e implantadas novamente no indivíduo a fim de ativar suas características de defesa do organismo.

76) Os cânceres podem ser controlados, em vez de curados?

Podem ser controlados através da fabricação de inibidores de crescimento de células afetadas (quimioterapia), porém com o objetivo de tornar estacionária sua evolução para que o tratamento definitivo seja aplicado. O controle cotidiano e contínuo não seria aconselhado porque implica em riscos inclusos a criação de resistência das células afetas ao medicamento e necessidades de doses cada vez maiores prejudicando outras funções do organismo debilitado.

77) A inflamação é um grande fator em todas as doenças crônicas?

Não, existem alergias crônicas que não apresentam inflamação como sintomas.

78) Como as doenças de príon funcionam?

“As doença do prion são um grupo heterogêneo de doenças neuro- degenerativas tipicamente, mas não exclusivamente caracterizada por uma tríade de lesões histopatrológicas no cérebro: Hipertrofia, hiperplasia dos astrócitos, perda do neurônio e desenvolvimento de vacúolos dentro das células do sistema nervoso.”

Funcionam quando o cérebro entra em conflito neural devido mutação genética ou transmissão de pessoa ou animal infectado. O gene ao ser consultado pelo cérebro passa uma informação equivocada que leva o cérebro a tomar uma decisão errada de descartar ou acrescentar informações e partes neurais (degenerativo). Uma vez iniciada a seqüência as zonas cerebrais entram numa linha transversal e lógica de funcionamento que irá provocar mais e mais erros nos neurônios. Corrigido o gene e o cérebro ainda tendo a capacidade de buscar a informação real o problema pode ser contornado e as zonas cerebrais danificadas, com o desuso, seriam absorvidas pelo organismo pela diminuição da freqüência cerebral nestes vórtices. Porém alguns seqüelas ficariam para a vida toda ou até que a tecnologia evolua novamente.

79) Quanto os vertebrados dependem do sistema imune para combater infecções?

80) A memória imunológica exige exposição crônica aos antígenos?

No campo da visão quando deixamos de ver uma pessoa por muito tempo esquecemos suas características e possuímos uma vaga lembrança. A mesma coisa é o cérebro ao controlar a exposição a antígenos. Ele armazena as funções vitais, porém a exposição para registro neural irá depender de fatores como: grau de periculosidade, repetição de incidência, tempo de incidência, afetabilidade e outros.
Em outras palavras dependerá do tipo de antígeno que determinará a forma de exposição a ele.

81) Por que uma mulher grávida não tem rejeição ao feto?

Porque as partes que não lhe pertencem (espermatozóide) estão fundidos com o óvulo para sua proteção, que dará sempre como resposta a um estímulo do sistema imunológico na busca de corpos invasores, de que o material no útero pertence ao hospedeiro (a mãe).

82) O que sincroniza o relógio circadiano do organismo?

“Todas as formas de vida respondem aos ciclos do sol, da lua e das estações: é o relógio biológico – ou, usando termos mais científicos, o Ritmo Circadiano. Nosso corpo possui mais de 100 ritmos circadianos e a ciência que os estuda é chamada de Cronobiologia.”
Os movimentos cardíacos aliados às funções neurais são os sincronizadores do relógio circadiano. O coração ao bombear determina a freqüência de funcionamento corpóreo que por sua vez serve como sensores que ativam medições no organismo através da memória neural que armazena as informações das variações dos ritmos de um instante t0 para t1.

83) Como os organismos migratórios se localizam?

Se localizam pelas leis físicas de fluxo e refluxo canalizados por outras estruturas orgânicas para áreas em que serão necessários (ex.: organismos da corrente sanguínea).

84) Por que nós dormimos?

Os ciclos do relógio circadiano, em sintonia com as impressões do sistema terrestre, determinam a necessidade de deslocamento do eixo da atenção/gasto energético, assim partes que estavam funcionando em ritmo acelerado precisam ser aliviadas para recuperar a vitalidade de suas funções (estresse). O organismo alivia pelo ato do sono a tensão promovida pelo esforço indutivo do sistema prolongando a vida útil de órgãos e tecidos evitando desgaste prolongado.

85) Por que nós sonhamos?

Porque a atividade cerebral não para quando dormimos, assim uma pessoa continua reflexiva em relação ao meio que capta ruídos, sons, e em associação cerebral com o que está gravado na caixa craniana desperta fluxos de informações na forma de imagens, sons e estímulos motores repassando para o indivíduo a sensação de continuidade temporal da vigília.

86) Por que há períodos críticos para o aprendizado da linguagem?

A principal dificuldade é a ausência de informações que seriam utilizadas em associações de idéias e pensamentos, causando para uma pessoa uma espécie de trava que o impede de compreender o processo que está tentando adquirir o aprendizado.

87) Os feromônios influenciam o comportamento humano?

Influenciam ativando neuralmente os sensores que são indicadores de sexualidade. Tais odores são perceptíveis de forma seletiva para cada grupo. Assim, um feromônio pode ser atrativo para um humano e repulsivo para outro, e até mesmo em nada lhe afetar. O que determina é a disposição genética de comportamento aliada a formação do pensamento.

88) Como anestésicos gerais funcionam?

Funcionam como articulador estático de um grupo de funções vitais enquanto outras funções desempenham seu papel reduzido em um indivíduo. São gerais porque dentro de uma mesma função tem padrão de atividade reduzido e não em todas as funções vitais.

89) O que causa esquizofrenia?

Ativação da memória de forma não coordenada com a realidade. A pessoa capta uma imagem, processa em sua mente, se comunica com ela interiormente, projeta no globo ocular o reflexo de sua projeção e tem a impressão de que a imagem está sendo captada do meio-ambiente. Então ela comunica com o reflexo e extrai de sua cabeça a seqüência indutiva do diálogo.
Distúrbios deste tipo podem ser provocados por desbalanceamento neural-químico. Ou por utilização de forma errada de equipamento sensoriais remotos.

90) O que causa autismo?

O defeito genético de um cromossomo aliado à identificação neural do indivíduo de forma involuntária com o gene que diminui o seu foco de atenção em virtude de estímulos neurais fixadores da atenção do autista de forma a limitar seu contato com o mundo pela atratividade de imagens e sons fabricados artificialmente pela mente.

91) Até que ponto podemos conter o mal de Alzheimer?

Até o ponto que possamos ensinar para o cérebro novos caminhos a percorrer que não estão obstruídos ou afetados pela doença.

92) Qual é a base biológica do vício?

O aumento crônico da adrenalina no sangue.

93) A moralidade está gravada na configuração do cérebro?

Sim e o conceito de “moral” é adquirido pelo aprendizado social pelos meios válidos de educação de um povo.

94) Quais são os limites de aprendizado para as máquinas?

A capacidade de armazenamento e processamento de informações em condições de suprimentos contínuos de energia.

95) Quanto da personalidade é genético?

Varia de pessoa para pessoa, mas a genética pode determinar a forma que a personalidade evolui, porém não é decisiva como padrão de comportamento é apenas um dos componentes que é mais lógico, em se pensando, quando a pessoa está diante de uma decisão vital (o que prepondera neste caso é a genética).
Diria, a priori, em correlação com a capacidade cerebral, que o fator genético varia de 1% a 10% levando em consideração que a capacidade cerebral está correlacionada com a genética de forma proporcional ao uso cerebral.

96) Qual é a raiz biológica da orientação sexual?

A identificação precoce com os parentais nos primeiros anos de formação da personalidade.
E erro do cromossomo XY na fase de gestação em alguns casos em que o fenótipo e genótipo se confundem transmitindo características físicas adversas do sexo gerado.

97) Por que sempre haverá discordância em árvores genealógicas da vida?

Devido à perda e acréscimo de características genéticas por influência a estímulos do meio, pelo processo conhecido como evolução da espécie.

98) Quantas espécies há na Terra?

“As estimativas têm variado entre 5 e 30 milhões de espécies. O que se sabe, com certeza, é que os cientistas já descreveram cerca de 1.390.000 espécies, das quais, 1.033.000 pertencem ao reino animal.”
O número exato só será possível quando por geoprocessamento x sensoriamento remoto deslocarmos um grupo de satélites que terão a capacidade de diferenciar por princípios da natureza diferenças entre espécies (características comuns seriam assemelhantados).

99) O que é uma espécie?

Indivíduos de mesma genética unidos por características comuns (identidade). Quando uma variação é percebida num grupo, sendo ela significativa é denominada uma nova espécie. Para a estatística o padrão significativo é uma diferença de mais de 5%.
100) Por que a transferência lateral ocorre em tantas espécies e como?
Através da reprodução sexual pela recombinação genética pela junção das características dos dois seres que constituíram o novo ser pelo material biológico seminal.

101) Quem era LUCA (o último ancestral universal comum, na sigla em inglês)?

Um hominídeo que se alimentava de carnes, vegetação que passou por uma transformação craniana ampliando sua caixa torácica, do tipo que vivia em grupos para melhor defender-se de outros mamíferos, denotava certa inteligência pela forma de convivência social e havia preocupação com a proteção dos filhos até seu completo desenvolvimento e integração com o grupo.

102) Como as flores evoluíram?

“Na verdade, as primeiras flores (parecidas com as magnólias) surgiram bem antes do aparecimento do homem na Terra. Segundo uma das teorias evolutivas existentes, a flores surgiram no Cretáceo, há 135 - 65 milhões de anos, em um período em que insetos primitivos, como os besouros, comiam e/ou danificavam os óvulos (gametas femininos) que ficavam expostos nos cones hermafroditos de extintas gimnospermas.
Dessa forma, ocorreram diversas pressões seletivas sobre essas plantas, que levaram ao aparecimento de uma estrutura com a função de encerrar os gametas no seu interior. Essa nova estrutura, chamada de ovário, protege os gametas femininos e não impede, no momento propício, que ocorra a fertilização (união dos gametas masculino e feminino). A partir da fertilização ocorre o desenvolvimento da semente contendo o embrião da futura planta e conseqüente perpertuação da espécie. A flor é, portanto, o órgão de reprodução vegetal.”
Pelo que a Professora Alexandra Gobbato nos ensinou foi à necessidade pela seleção natural de desenvolver a espécie dos ataques de predadores.

103) Como as plantas fazem as paredes celulares?

Pela concentração de material foto sintático como a clorofila que se sedimenta criando as paredes que dão suporte à parte interna da planta.

104) Como o crescimento de plantas é controlado?

Por processo indutivo pela migração de nutrientes da raiz até as folhas com a ajuda da energia solar e metais migratórios de substâncias nutritivas para a planta.

105) Por que todas as plantas não são imunes a todas as doenças?

Devido faltar carga genética para combaterem a doença infestada.

106) Qual é a base para a variação em tolerância a estresse em plantas?

Níveis de NPK. Nitrogênio, Fósfaro e Potássio.

107) O que causou as extinções em massa?

Condições de ambiente mutáveis num curto período de tempo não dando possibilidade de adaptação ao seres vivos que viviam naquele período.

108) Podemos evitar extinções?

Sim, através de um moderno sistema de rastreamento de fatores nocivos a determinada espécie.

109) Por que alguns dinossauros eram tão grandes?

Excesso de alimentação rica em hormônios de crescimento.

110) Como os ecossistemas reagirão ao aquecimento global?

As espécies com características genéticas que estavam preparadas às novas condições emergiram e se tornaram abundantes, as demais espécies que estavam integralmente adaptadas às condições climáticas do período se tornaram raras e escassas.

111) Quantos tipos de humanos coexistiram no passado recente e como eles se relacionavam?

Tipos: primatas, selvagens e primitivos.
Coexistiram pela luta de comida quando se tornava escassa. Por brigas entre grupos quando a necessidade de procriação era mascarada pelo desejo sexual. Compartilhamento do espaço geográfico mantido as devidas distâncias entre grupos. E a supremacia de seres primitivos, sobre os primatas e selvagens pelo desenvolvimento da inteligência que o permitia viver mais tempo e se multiplicar em relação aos demais.

112) O que deu à luz o comportamento humano moderno?

A racionalização do meio pelo cultivo de plantas e criação de animais. Surgindo a noção de propriedade que é a base de todo o comportamento humano moderno de hoje. Seguido do pensamento que norteava as relações de convívio entre humanos que respeitassem os limites da apropriação dos meios de produção.

113) Quais são as raízes da cultura humana?

Elas estão espalhadas pelo globo, as mais significativas: o domínio dos fatores naturais do homem, a compreensão de si mesmo, a noção mãe-filho, a noção de paternidade, a noção de grupo, a dominação sobre outras espécies, a formação de símbolos para transmissão do conhecimento.

114) Quais são as raízes evolutivas da linguagem e da música?

Da linguagem são os desenhos e símbolos talhados em cavernas. Da música o canto dos pássaros que foi convertido em assovio pelos primitivos humanóides.

115) O que são as raças humanas e como se desenvolveram?

As raças humanas são grupos que viveram por muito tempo isolados e adquiriram com o passar do tempo genes característicos do grupo devido fatores da natureza específicos do grupo. Desenvolveram-se utilizando os recursos do local de forma racionalizada, em muitos casos, e predatórias em muitos outros também. Provocando a migração de grupos de um canto para outro ocorrendo as primeiras miscigenação de grupos e guerras territoriais pela disputa principalmente da comida.

116) Por que alguns países crescem e outros param?

* Grau de informação do grupo;
* Escassez de matérias primas;
* Variações climáticas desfavoráveis;
* Perda elevada da mão-de-obra qualificada;
* Movimentos migratórios;
* Conflitos étnicos e de dominação pelo poder
* Vontade do grupo;
* Influência externa.

117) Que impacto grandes déficits governamentais têm nas taxas de juros e de crescimento econômico dos países?

Os déficits governamentais quando se acentuam provocam uma falta de confiança no mercado que voltará a emprestar dinheiro ao governo se as taxas de juros forem mais rentáveis que anteriormente, o que compensaria o risco de um investimento tão inseguro. O governo em contra-partida tem que elevar a taxação de impostos que será a garantia do pagamento da dívida contratada. Isto irá refletir na capacidade de acumulação de divisas do estado impactando sobre o PIB um decremento no montante. O processo se torna um ciclo vicioso impedindo o país de crescer devido à falta de recursos da parte governamental para investir na economia gerando crescimento para a população. Mas somente déficit governamental, taxas de juros não justificam o crescimento econômico é um apanhado de 30 ou mais componentes macroeconômicos.

118) As liberdades política e econômica estão intimamente ligadas?

Não estão necessariamente interligadas. Um exemplo claro foi inúmeros governos ditatoriais que assumiram uma postura de livre comércio.

119) Por que a pobreza aumentou e a expectativa de vida diminuiu na África subsaariana?

A pobreza aumentou porque em primeiro lugar as fontes de recursos minerais e de formação de moeda já não eram atrativas para o capital estrangeiro. E também pela partilha mal resolvida dos países africanos que provocaram inúmeras guerras tribais entre diversas etnias.
Num local onde a agricultura torna-se escassa devido a guerras, lutas e disputas, os meios de produção a pobreza tenderá a aumentar e a expectativa de vida irá reduzir-se drasticamente.

120) Há um teste simples para determinar se uma curva elíptica tem um número infinito de soluções racionais?

Newton-Rapson

121) Pode um ciclo de Hodge ser escrito como uma soma de ciclos algébricos?

Desde que elementos da estrutura geométrica sejam convertidos em elementos algébricos.

122) Os matemáticos conseguirão libertar os poderes das equações de Navier-Stokes?

Conseguirão quando for compreendido que a utilização das equações no espaço estão sobre a influência de um conjunto de fatores homogêneos, quando a utilização da equação para medir turbulência num rio encontrará também outras determinantes diferenciadas do primeiro meio. Denota-se então que são Dimensões diferentes, isto requer ajuste da formula em relação ao diferencial dimensional, quem sabe uma criação de uma constante relativa à área do experimento dada uma dimensão.

123) O teste de Poincaré identifica esferas no espaço quadridimensional?

Se for criado um vetor tridimensional através das técnicas de álgebra linear, este vetor poderá ser um reflexo de um objeto na quarta dimensão e à medida que for deslocando um vetor guia pela equação quadridimensional o vetor reflexivo em terceira dimensão irá deslocar-se esfericamente, caso a equação quadridimensional refletir um objeto esférico de terceira dimensão.

124) Soluções de valor zero matematicamente interessantes da função zeta de Riemann todas tem uma forma a + bi?

Sim, porque 0 não é um número primo e valores da função próximos a zero são números imagináveis, onde em outras dimensões poderá aparecer como um primo válido.

125) O Modelo Padrão da física de partículas repousa sobre sólidas fundações matemáticas?

Repousa, as variantes quando um modelo físico chega a uma falsa constatação matemática é derivada de ausência de todas as variáveis que interfiram no fenômeno estudado.
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.
Max Diniz Cruzeiro
Mensagens: 112
Registrado em: 10 Set 2005, 09:18
Localização: Brasília

Respostas científicas

Mensagem por Max Diniz Cruzeiro »

Acredito que muitas das respostas a estas perguntas já estão espalhadas no fasto conhecimento humano em universidades e bibliotecas, esquecidos e esperando serem reencontrados.

Max Diniz Cruzeiro
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.