O Mundo do Amanhã

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

lulu
Colaborador

O Mundo do Amanhã

Mensagem por lulu »

Como será o mundo no futuro? Essa pergunta deve rondar a mente de muitas pessoas pelo mundo afora e imaginá-lo é um exercício de futurologia que pode ser muito interessante. Acertar já é questão de sorte, pois se analisarmos o passado, a evolução dependeu muito mais de descobertas inimagináveis do que do desenvolvimento de idéias já existentes em outros tempos.

Como os romanos imaginavam o mundo no ano 2.000?
Aqueles que viveram antes de Cristo, certamente nem pensavam em ano 2.000, pois a contagem de tempo seguia outra lógica. Mas como imaginavam que seria o transporte nas cidades? Conheciam o uso do cavalo, da carroça e da biga. Como poderiam imaginar por exemplo o uso da bicicleta que deve ter sido revolucinária em seu tempo. Não tinham naquela época como fabricar um artefato tão perfeito mecanicamente, pois a mecânica deles era muito rudimentar. Imaginar o carro então, seria como acreditar em mágicas.

Como os homens que viveram no século XVI imaginavam que seria a iluminação das cidades no século XX?

Provavelmente ninguém imaginou a lâmpada elétrica, pois o seu desenvolvimento dependeu do conhecimento da eletricidade que foi uma descoberta recolucionária para o mundo.

Assim, hoje quando perguntamos como será o mundo do amanhã, acabamos seguindo parâmetros conhecidos com aperfeiçooamentos que são possíveis de imaginar agora, mas não conseguimos imaginar uma nova tecnologia, algo realmente revolucionário.

Muitos são os ramos do conhecimento que podem ser modificados ou aumentados com o tempo e o desenvolvimento, mas vou eleger alguns para dizer o que espero para o futuro.

Energia: espero que no futuro estejamos livre do uso de combustíveis como conhecemos hoje. Acredito que o homem encontrará uma maneira de retirar energia das forças que mantém o cosmo unido. Estou falando da energia livre.

Transporte: Com uma fonte de energia poderosa, acredito que o transporte será muito mais veloz e limpo. Talvez tenhamos um carro que possa viajar pela galáxia e faça tudo isso sem precisar reabastecer. Acredito também que os controles dos transportes passarão para os computadores e o ser humano apenas indicará o destino desejado por meio do seu próprio pensamento, não havendo necessidade de botões ou alavancas na máquina.

Comunicação: Espero que as línguas sejam integradas pelo uso da comunicação telepática, sendo desnecessário aparelhos de telefone, internet e qualquer outro meio que não a própria mente ligada a um chips de comunicação ou coisa parecida.

Medicina: Espero que o controle sobre as doenças seja total e que seja possível curar uma pessoa com uma pílula e seja possível transferir a alma para outro corpo conforme o desejo do ser.

Educação: Espero que a educação seja mais automática não havendo necessidade de grandes estruturas de ensino. Bastaria comprar um pílula sobre trigonometria e tomá-la no café da manhã e daí 20 minutos já estaríamos resolvendo os mais complicados problemas trigonométricos.

Viagens espaciais: espero que sejam tão corriqueiras como pegar um avião e que seja possível ir a outros sistemas solares e outras galáxias em questão de dias.

Casa: Espero que as casa possam ficar isoladas do ruído externo, mesmo que seja na Av. Paulista, por meio de contra-ondas que anulariam as ondas de ruído e transformaria tudo em silêncio dentro do espaço que a casa ocupa. Seria desejável também que fosse auto-limpante com temperatura controlada automaticamente e os eletrodomésticos respondessem ao comando do pensamento.

Bom, espero que outros coloquem aqui suas idéias para o mundo do amanhã.

:) :D :P
Editado pela última vez por lulu em 28 Dez 2005, 07:55, em um total de 1 vez.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Grande lulu! Nem preciso dizer o quanto admiro os seus tópicos, são de excelente qualidade!

8)

Acho que em questão de futuro, temos dois grandes grupos de pensadores: os Otimistas (como você) e os Pessimistas (como eu).

A minha visão de futuro não é das mais animadoras. Eu penso que todas as civilizações do passado podem ser divididas em períodos tais como: surgimento, desenvolvimento e decadência.

Eu acredito que nossa civilização esteja iniciando o seu período de decadência, daí não conseguir imaginar um futuro muito promissor.

Mas é claro que mesmo estando em decadência, poderemos legar a uma suposta civilização futura algum conforto, alguma tecnologia de ponta.

Eu acredito que o que há de mais urgente a se desenvolver é o Transporte. Veículos sobre rodas é algo muito arcaico. Mesmo a nossa Aviônica é muito rude (sempre que ando de avião me sinto muito incomodado - principalmente pela iminente possibilidade daquele troço vir a se espatifar em solo).

Eu aposto nas grandes inovações apresentadas na série original Star Trek.

:wink:
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador

Mensagem por lulu »

Acho que a diferença é que estamos vendo a coisa de aproximações diferentes. Já explico.

Quando vejo um futuro promissor para a humanidade, não estou descartando as guerras, a morte de países, o nascimento de outros, o ressurgimento de culturas, mas olhando a humanidade como um todo.

A história tradicionalmente considera as civilizações Grega, Romana, Etiópia, Egípicia, Suméria, Maia, etc. Eu considero-as parte da história humana que começou a cerca de 30 milhões de anos com os primeiros homo-sappiens e continua até hoje. Já existiram culturas importantes que se desintegraram como a Egípicia, a Grega e a Romana, mas o homem não morre com a cultura, ele continua e funda novas culturas ou civilizações.

Assim, quando trato a questão da civilização humana, ela estaria contraposta a outra civilização não-humana, mas não subdividida em capítulos.

A história humana acabará caso haja uma catástrofe que poderá ser natural ou artificial. Entre as catástrofes naturais poderíamos considerar um choque de asteróides, um buraco negro, um choque de galáxias, um distúrbio no eixo de rotação do planeta que cause uma mudança climática significativa, entre outras. Entre as catástrofes artificiais podemos citar uma praga, uma doença incurável que se alastre sem controle, uma guerra com armas letais que atinja todo o globo, o uso indiscriminado de artefatos nucleares, a devastação da natureza de modo irreversível entre outras.

Acho que nosso desenvolvimento está bem próximo de um ponto que podemos considerar sem volta, ou seja, cuja destruição da raça humana se torne altamente improvável. A primeira fase disso ocorrerá quando tivermos capacidade de habitar o espaço em cidades artificiais e tirar nosso sustento de outros planetas do sistema solar. Ainda nesse momento estaremos sujeitos a quase todas as hipóteses anteriores, mas não escaparemos da morte do sol dentro de 8 bilhões de anos. A segunda fase seria quando desenvolvermos a capacidade de viajarmos para outros sistemas solares em tempo relativamente curto e podermos nos movimentar sem dificuldades pela galáxia. Daí então estaremos preparados para fugir da maioria dos desastres naturais que podem nos liquidar hoje, mas ainda estaríamos suscetíveis aos desastres artificiais mas em escala bem menor e mais facilmente controlável.

Vejo algumas evoluções no comportamento humano, por exemplo:

1) Já se tem certeza de que o comportamento que tivemos até agora com as florestas e recursos naturais é predatório. Antes não havia nem a noção disso;

2) Já sabemos que gases estufa podem causar o efeito estufa. Há 1 século isso não era percepitível;

3) Já temos um protocolo de Kioto. Pode ser pouco, mas já demonstra uma mudança de atitude;

4) Os veículos hoje poluem bem menos do que a 20 anos embora isso é o que menos me preocupa uma vez que o petróleo durará por mais 70 anos apenas o que é como 1 segundo na história do planeta que tem 4,5 bilhões de anos;

5) Já há preocupação em controlar as armas químicas e nucleares. Antes da 2ª guerra nem se pensava nisso e quando desenvolveram as bombas atômicas e de hidrogênio, não imaginavam o quão destrutivas seriam.

Então, como pode ver há sinais para otimismos.
:lol: 8)
Editado pela última vez por lulu em 28 Dez 2005, 08:00, em um total de 3 vezes.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Eu, como bom pessimista que sou - 8) - não vejo diferença alguma na Humanidade. Mudamos os rótulos, os símbolos, as ideologias, mas nós mesmos... Continuamos selvagens!

:D
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador

Re: O Mundo do Amanhã

Mensagem por Latorre »

lulu escreveu:Energia: espero que no futuro estejamos livre do uso de combustíveis como conhecemos hoje. Acredito que o homem encontrará uma maneira de retirar energia das forças que mantém o cosmo unido. Estou falando da energia livre.
Dos combustiveis fosseis, com certeza. Alias, eh uma vergonha que ainda uzemo-los (putz, q conjugaçao...) :lol:
Transporte: Com um fonte de energia poderosa, acredito que o transporte será muito mais veloz e limpo.
Certamente, e especialmente mais limpoi :D
Comunicação: Espero que as línguas sejam integradas pelo uso da comunicação telepática, sendo desnecessário aparelhos de telefone, internet e qualquer outro meio que não a própria mente ligada a um chips de comunicação ou coisa parecida.
Gostei da parte dos chips para telepatia! Vc daria um otimo discipulo de Julio verne!
Medicina: Espero que o controle sobre as doenças seja total e que seja possível curar uma pessoa com uma pílula e seja possível transferir a alma para outro corpo conforme o desejo do ser.
Controle total, tbem acho. A parte da alma, imagino que em breve poderemos fazer um backup mental, e depois tranferir esses dados para outro HD novo. :D
Educação: Espero que a educação seja mais automática não havendo necessidade de grandes estruturas de ensino.
Acho q jah chegamos no maximo de impessoalidade. Acho que se nao houver a escola, a socializaçao fica cada vez mais dificil. Somo sociais. Precisamos disso. Nao da pra viver soh de net, a gente vira bicho, sedentario e podre.
Viagens espaciais: espero que sejam tão corriqueiras como pegar um avião e que seja possível ir a outros sistemas solares e outras galáxias em questão de dias.
Sem duvida!!! Vamos decifrar os buracos de minhoca, e daih :arrow: zuuuuuuuuuum! ;)

E MAIS:

O desenvolvimento intelectual cada vez maior determinando o fim absoluto da corrupçao: ninguem mais vai votar em vagabundo, e se algum chegar la, agente "capa" (alguem explica pro Britan, nao vou por legenda disso, aqui :roll: ).

...e a curto prazo: Que finde-se a impunidade no nosso Brasil: roubou, foi provado? Tirem ate as calças do sujeito. de q adianta Maluff na cadeia? Tinham eh q tirar todo, mas todo o patrimonio. Deixar so de cuecas. Alias, se nao tiver a nota fiscal das cuecas, tira elas tbem.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Max Diniz Cruzeiro

O Futuro

Mensagem por Max Diniz Cruzeiro »

O futuro é uma noção ligada ao tempo. O futuro é para nós um instante ainda não realizado, uma passagem do porvir em nossas vidas ou conseqüência delas.

Acredito lulu que a comunicação entre humanos poderá ser via satélite que emitirá sobre nossas impressões vitais a informação via ondas de rádio, sem necessidade de chip, a informação diretamente sobre nossos sentidos canalizando o pensamento da pessoa com quem se pretende manter tal elo perceptivo (2020).

A medicina ingoliremos pírulas sim, com nanorobôs que consertarão nossas artérias e quebrarão nossas pedras nos ríns. Máquinas tipo a primitiva sonografia computadorizada irá localizar patógenos pelo corpo e eliminá-los através da radiação sem a necessidade de intervenção cirúrgica(2300).

Os alimentos serão esterizados antes de serem comidos. Assim, teremos em casa equipamentos para descontaminação de frutas, legumes e carnes(para os que ainda comerem em vez da sintética) (2030).

A energia do futuro já está no presente, só que ela hoje é cara e as relações de compra fazem uma realidade distante de nossas reais necessidades (2005).

Teremos uma confederação do comércio poderosa que travará uma guerra pelo poder nas novas colônias como marte e a lua.

Produziremos flores com quaisquer tonalidades devido ao controle da genética (2050).

AIDS e SARCS não mais matarão seres humanos (2100), pois serão virais controlados com antibióticos.

O conceito de viver bem se altera a cada 10 anos pela mudança de paradigmas dadas as novas descobertas.

As guerras serão mais rápidas eliminando a agressão por meio de equipamentos bélicos de alta tecnologia(2040).

Não existirão mais segos por meio do implante de sensores de comunicação neurais (2100)

O Brasil colocará o primeiro homem na lua (2100) através de tecnologia própria.

Em 2500 o mundo produzirá uma estação espacial entre a terra e a lua, nosso primeiro entreposto cósmico.

Em 2100 teremos os primeiros pênis neurais com capacidade de aderir a pele dando a mesma sensação à mulher do prazer sentido pelo homem.

Os livros em papel serão aposentados por "pranchas eletrônicas" semelhantes a livro em tamanho. Esta tecnologia já existe mas não está difundida. (2100)

Em 2500 as religiões terão outro simbolismo em virtude da migração do conhecimento para a ciência.

Em 2060 será possível fazer uma viagem comercial entre Rio de Janeiro a París em 1 hora de duração.

Modernas construções ferroviárias dão um ar europeu ao Brasil em 2200.

O conceito de educação muda de 25 a 25 anos.

Lulu sua visão é bem profunda, acho que é por aí,... dê uma olhada na minha e me fale como pensas...

Max Diniz Cruzeiro
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.