A princípio, acreditavam ser armas secretas alemãs, pois não podiam imaginar uma natureza extraterrestre para esses fenômenos. No início esses relatos causaram ceticismo por parte do alto comando aliado, porém com o aumento gritante desses relatos o serviço secreto aliado foi acionado para então realizar uma ampla investigação dessa nova arma secreta alemã. Durante toda a guerra nenhuma informação concreta foi conseguida por parte dos agentes secretos, porém ao final dos conflitos, houve uma grande corrida dos aliados para conquistarem os espólios de guerra e assim obterem os segredos das armas secretas alemãs. Sem dúvida nenhuma, correram atrás das famosas bolas luminosas na tentativa de encontrar essas armas nos laboratórios e registros alemães. Porém, tiveram uma grande surpresa ao encontrarem os registros desse fato. Descobriram que também a força aérea alemã era alvo dessas perseguições por parte das enigmáticas bolas luminosas. Nos registros alemães essas bolas luminosas eram classificadas como armas secretas dos aliados.
Dessa maneira, uma explicação lógica e terrena para esse fenômeno ficou totalmente sem solução permanecendo um mistério até os dias de hoje.
Essas bolas luminosas ainda tem perturbado os vôos dos pilotos modernos e existem alguns relatos na ufologia mundial onde essas bolas são vistas dentro de ambientes terrestres, ou seja penetram dentro de prédios e edifícios, atravessando-os como se fossem verdadeiros fantasmas a perturbar as mentes mais lógicas e racionais.

Raríssima foto dos "Foo-Fighter" em ação. Diz-se que vem da Alemanha, tirada em 1943 (arquivo GEPUC - Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Carapicuíba).