in jornal infinito:
"Creio que assim que admitimos a conclusão de que os OVNIS vêm de um outro planeta, fazemos um grave erro. Examinamos o fenômeno de um nível inferior, porque não possuímos, diante de nós, uma simples série de eventos resultantes de um desembarque de exploradores espaciais.
Nós temos, diante de nós, um "sistema de controle". Para o compreendermos em sua amplitude, é preciso representar o controle a partir de dois princípios opostos."
"Existe um sistema de controle para o planeta Terra. Este sistema se iniciou, progressivamente, no final da Segunda Guerra Mundial, quando os mitos antigos não nos serviam mais. (Vallee, entretanto, acredita que o fenômeno OVNI é tão antigo quanto à humanidade. Aqui ele fala deste fenômeno na nossa era. Jornal Infinito)".
"Este sistema é controlado por uma inteligência. Terrestre? Divina? Cósmica? Ou outra? Não tenho a resposta!
É determinado pelas leis históricas e sócio-políticas? Ignoro! É explicável pela genética, a evolução natural? É artificial? Não posso apresentar respostas de aprovação ou de negativa!"
"O que posso dizer é que: tendo em vista tudo o que já estudei e pesquisei em detalhes, o fenômeno contém uma parte racional e uma parte absurda, metade bem, metade mal. Metade amigável e metade hostil. Seja qual for a minha hipótese, posso explica-la pela metade dos fatos e jamais por antecipação".
"Estamos situados no nível pior, o mais baixo, se imaginamos visitantes espaciais. Todos os que desenvolvem esta crença, incluindo os céticos que acreditam nas suas explicações racionais muito mais seriamente do que o astrólogo que crê em suas Amazonas ultrajupterianas (alusão a um determinado fato acontecido. Jornal Infinito). Todos estão enganados: Puharish e as suas bandas magnéticas, Uri Geller transformando" fisicamente" (grifo do autor) as horas de um relógio e os que nele vêem uma força cósmica, como se ela não fosse um ser vivo, esta força está dentro de cada ser humano vivo!"
"Dentro de cada sistema de controle que eu conheço, existe um modo de ascender a um nível de referência: dizemos, um direito de poder se dirigir ao condutor.
Podemos e temos o direito de fazer a mesma coisa com os Ovnis, é o bastante corrermos o risco de certas coisas: um curto-circuito, um chute, ou uma aceitação paternal."
A Aprendizagem Invisível
"Reparem a figura 3. Ela mostra o desenvolvimento das "vagas" de Ovnis entre 1947 e 1962.
Vallee faz considerações técnicas longas, muito detalhadas, e usa de exemplos demonstrativos de como chegou às suas conclusões finais.
Conclusões finais a respeito da figura 3
Esta figura demonstra a primeira vaga que prendeu a atenção do público e que se produziu depois da primeira explosão atômica. Outra vaga se seguiu após o lançamento do Sputnik I em 1957, e consistiu nas observações de grandes objetos vistos perto do solo, que não podiam se confundir com os satélites."
"Usando Skinner e seus trabalhos: dentro de quais condições um organismo que responde a um fenômeno externo aprende (grifo do autor) um novo comportamento? Em quais condições esta aprendizagem se torna irreversível?
Pois são as condições de aprendizagem irreversível que os Ovnis estabeleceram para nós."
O Programa de Reforço
"O psicólogo B. F. Skinner estudou o comportamento por cinqüenta anos, meio século, portanto. Nem todos aceitam as conclusões de seus estudos, porém Fred Beckman e o Dr. Price Williams, indicaram uma relação entre os trabalhos de Skinner e a possível meta visada pelos Ovnis".
"A utilização tecnológica dos programas de reforço compreendem... As técnicas baseadas nestes programas que podem ser adaptados a um grande número de espécies:... A nível humano, a análise dos programas tem se mostrado útil ao estudo do comportamento psicótico e a preparação de técnicas de educação para os humanos normais... Outras aplicações para o problema do controle do comportamento humano oferecem promessas consideráveis, em particular em direito e nas prisões, na religião, na indústria e no comércio..."
(Programmes de Renforcement par Ferster et Skinner Appeton-Century 1957).
"Alguns reforços são mais eficazes do que os outros: o melhor programa de reforço combina a periodicidade e a imprevisibilidade" (grifo do autor).
"Se o treinamento for igual e monótono, o sujeito em desenvolvimento, retorna a um estado inferior. No caso da conclusão grifada acima, a aprendizagem é lenta e contínua e IRREVERSÍVEL (destaque do autor). As vagas de Ovnis, nos parece, constituem um Programa de Reforço.
Se esta teoria é bem fundamentada, tornaria inútil o estudo das aterrissagens, as estatísticas sob ordenadores, telescópios varrendo aos céus, radares e câmeras automáticas. Estes esforços, entretanto, são necessários ainda que não sejam suficientes. Um fenômeno que se esconde, que destrói sua própria evidência, jamais poderia ser administrado pela força da tecnologia brutal."
"La Roulette Psychique" é um livro citado por J. Vallee, escrito por Georges Vanderman. Vanderman, desesperado pelo fenômeno Ovni, pede ao público: "O fenômeno é real, mas nos confunde. Não vamos estuda-lo mais. Voltemo-nos para o Cristo. Ponhamos toda a nossa fé na Bíblia".G. Vanderman.
J. Vallee faz uma lista daquilo que foi esquecido por Vanderman ao fazer tais declarações: "Ele se esqueceu de que o fenômeno TEM que nos confundir para fazer evoluir o nosso comportamento. Vamos ter que estudá-lo por bem ou à força".
"Uma civilização como a nossa inteiramente voltada e orientada no sentido do progresso técnico, não pode ignorar por um longo tempo a aparição, nos céus, de objetos que desafiam as suas leis da física e as performances dos seus mais avançados aviões. Ela terá que arregimentar o seu colegiado de sábios, os seus melhores físicos, os seus meios de contra espionagem e seus melhores informantes".Preconiza Vallee e conclui.
"Vanderman se esqueceu de que a bíblia, que ele nos pede para recorrer como antídoto contra os enganosos discos e ilusões proféticas, foi ditada aos seus profetas por seres supra humanos que viviam nos céus entre raios luminosos!"
Jacques Vallee fala sobre "profecias", lembrando a Vanderman das "aparições" entre luzes e fenômenos, de Fátima e de Lourdes, profetizando.
"Este sistema de controle que reforça o nosso comportamento, opera como um termostato. Oscila, tirando a sua energia dos antagonismos que os nazistas julgaram nos termos de fogo e gelo, que os marxistas apelaram como sendo contradições da história e que os simples, apenas, chamam de BEM e MAL, na vida cotidiana."
O nível do controle
"Aprendemos sem saber o que aprendemos. Controlados, prisioneiros, livres, portanto. Toda a escola é uma gaiola até o dia que descobrimos que nada aprisiona o espírito, que o medo não existe.
O próximo nível de controle da sociedade humana age como regulador do desenvolvimento humano. Não se sabe se é um controle natural (se deriva do próprio sistema) ou se responde ao desejo de uma inteligência supra-humana. Só sei que este nível de controle explica muitas coisas. Isto explica a ausência de contatos. O contato real arruinaria a experiência (todavia, podem existir os contatos FALSOS, deliberadamente, agenciados: nesta ótica, Adamski e Ummo?). Entretanto, o verdadeiro contato é o que irá colher os resultados de toda esta aprendizagem."
"O mecanismo de controle explica também, as declarações dos supostos alienígenas. "Devem crer em nós, mas não muito" (grifo do autor), nos contou um habitante da América latina! Está aí um exemplo do caráter absurdo de muitos casos onde as testemunhas não conseguem explicar direito, verbalmente, nem o que viram ou ouviram.
Os Óvnis, para mim, são o maior exemplo de tecnologia: são físicos e materiais e estas formas parecem servir aos efeitos psíquicos, efeitos que não podemos e nem sabemos catalogar. Os Óvnis provocam grandes efeitos emocionais nos seus espectadores. Ao mesmo tempo, parecem violar o princípio da casualidade: não existe a indicação de que o seu modo de propulsão não é só espacial, mas também temporal? Enfim, eles manipulam, admiravelmente, o ambiente sociológico para evitar os aprofundamentos de suas propriedades."
"De tempos em tempos, na história das civilizações, surge uma mentira, uma maravilhosa inverdade, ao redor da qual se cristaliza uma energia magnífica e acontecem grandes coisas e grandes progressos. Um tal momento é chegado... agora que não sou mais um jovem, perdi a minha fé cega na ciência... nos últimos anos, graças aos meus colegas membros do "College Invisible", tive a oportunidade de estudar os documentos que venho citando e muitos outros que os confirmaram. Que não se pense que estes sábios receberam ordens de um novo "Projeto Manhatan". Ao contrário, se encontram nestas informações as incoerências dos políticos explorando as observações dos Ovnis e dos militares tentando se desembaraçar delas. Existem certas reuniões secretas onde se discutem estes problemas a portas fechadas. Os militares e os sábios desenterram estas estórias "para ninar" (histoire à dormir), enquanto os Óvnis continuam se manifestando dentro da indiferença geral."
"A ciência, aos poucos, dará relevância aos fenômenos paranormais e o que eles oferecem como desenvolvimento das suas teorias sobre o universo. É a única chance que possuímos de redefinirmos a dignidade humana em um mundo a ser construído".J. Vallee.
Fonte: Le College Invisible
Jacques Vallee - Editions J'Ai Lu - ed. Albin Michel - Paris
Inferências
O jornalista, filósofo, jñani yoga e escritor inglês, Paul Brunton (ex diretor do Times de Londres, já falecido), nos seus livros, fala sobre REALIDADE E ESTADOS DE CONSCIÊNCIA ALTERADOS. Resumindo a sua fala: fomos ensinados a VER e não a OLHAR. O "The Monroe Institute" - Faber - Virginia - celeiro de muitos dos "espiões psíquicos" das Forças Armadas Americanas, bate na mesma tecla: o que pensamos ser REALIDADES, são imagens distorcidas da REALIDADE ABSOLUTA e o seu fundador, o engenheiro e criador do aparelho "Hemispheric Syncronisation", Robert Monroe, atesta com a sua experiência na área da "consciência", a grande maioria das hipóteses de Jacques Vallee para o "fenômeno UFO" e o seu esclarecimento.
O Jornal Infinito, em breve, nos trará uma pesquisa feita na área da consciência, baseada nas respostas e descobertas feitas pelos grandes vultos que se dedicaram aos estudos desta área.[/url]
O colégio invisível nas palavras de um decano.
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy
O colégio invisível nas palavras de um decano.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)