O Telescópio Spitzer da NASA continua mostrando serviço. Na semana passada (22/2) foi descoberto um planeta extrassolar orbitando uma estrela próxima (HD 189733b), a cerca de 63 anos-luz da Terra, sendo então o mais próximo já detectado por método direto. Sua órbita é extremamente próxima à estrela (menos que 3% da distância da Terra ao Sol – com período orbital de mais que 2 dias terrestres). Em função da proximidade, sua temperatura alcança os 844 Celsius (1.551 Fahrenheit) na superfície.
O planeta possui 1,26 vezes o diâmetro e 1,15 vezes a massa de Júpiter. Sua baixa densidade (0,75 gramas por centímetro cúbico) indica que se trate de um gigante gasoso.
Apesar de a observação deste tipo de exoplaneta já ter se tornado comum, desta vez utilizou-se um novo método de observação direta em infravermelho, o que aumenta em muito o alcance do Spitzer, além de permitir num futuro próximo a elaboração de mapas térmicos acurados dos planetas extrassolares que vierem a ser localizados.
O exoplaneta mais próximo
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
-
- Administrador
- Mensagens: 2942
- Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
- Localização: Florianopolis SC Brasil
Re: O exoplaneta mais próximo
Com essa temperatura, seria de se estranhar se o planeta fosse rochoso!hsette escreveu:sua temperatura alcança os 844 Celsius (...)baixa densidade (...)se trate de um gigante gasoso.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)