VI Expoufo reuniu pesquisadores no Guarujá
No dia 26 de junho, o Grupo Ufológico do Guarujá (GUG) realizou, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, o VI Expoufo, um dos mais bem sucedidos eventos de divulgação da pesquisa Ufológica brasileira realizados anualmente em São Paulo. Com apoio da escola de idiomas Wizard-Guarujá (http://www.miranet.com.br/wizard), o evento reuniu pesquisadores de diversos locais do país, e contou com uma pequena exposição e workshop de fotografias, livros e vídeos ufológicos.
Com ingressos a preços populares, segundo Edson Boaventura Júnior, fundador e presidente do GUG, a expressiva presença de público –250 pessoas participaram do evento– superou as expectativas dos organizadores. “Neste ano, ao contrário dos anteriores, o evento se pagou. Nosso objetivo não é obter lucro, mas também não tivemos prejuízo”, destacou o pesquisador. “O público está demonstrando um interesse maior pela Ufologia”, avaliou.
Pesquisadores de renome estiveram presentes e apresentaram seus trabalhos em diversas áreas. Claudeir Covo, presidente do Instituto Nacional de Investigações de Fenômenos Aeroespaciais em São Paulo (INFA), falou sobre a relação da Ufologia com os militares, apresentando aos presentes documentos que comprovam o interesse dos forças armadas pelos UFOs.
Carlos Alberto Machado, presidente do Centro de Investigações e Pesquisas Exobiológicas de Curitiba (Cipex-PR), veio do Paraná para apresentar uma pesquisa inédita sobre Chupacabras, com análises estatísticas das ocorrências, de acordo com região do país e variedade de animais atingidos. Machado, que está lançando um livro sobre esse trabalho, foi o responsável por um dos destaques do Workshop realizado no saguão do teatro: as maquetes feitas por um artista plástico com base nas descrições das testemunhas do chupacabras das quais o pesquisador colheu depoimento.
Francisco Donizette Varanda (GPUC-SP), principal pesquisador na região da Serra da Mantiqueira e realizador de Congressos anuais na cidade de São João da Boa Vista (São Paulo), fez palestra sobre ocorrências ufológicas no interior do Estado de São Paulo.
Já o pesquisador carioca Marco Antônio Petit, Presidente da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos no Rio de Janeiro (AFEU-RJ), falou sobre suas pesquisas na região da Serra da Beleza, no Rio de Janeiro. Produtor de diversos vídeos a respeito de UFOs, o pesquisador e seu grupo vêm desenvolvendo um intenso trabalho de contato com testemunhas naquela região e vigílias noturnas, que já lhe renderam diversos avistamentos de objetos voadores não identificados.
Substituindo o ufólogo, Marcos Silva, presidente e fundador do Grupo de Estudos de Objetos Não Identificados em São Paulo (GEONI-SP), que não pôde comparecer em razão de compromissos profissionais, o ufólogo Arismaris Baraldi Dias, um dos mais respeitados pesquisadores brasileiros, organizador do Código de Ética do Ufólogo, fez palestra sobre o caso Defe. A ocorrência, cujo processo de pesquisa iniciado há vários anos ainda não foi concluído, teria envolvido contatos de 3º grau com um extraterrestre que se apresentou como Comandante Defe. Em sua exposição, Arismaris se ateve às evidências do caso, especificamente radiografias da testemunha mostrando corpos estranhos em seu crânio, que os pesquisadores acreditam serem implantes extraterrestres.
Outra palestra de destaque foi a de Rafael Cury, presidente da Associação Nacional de Ufólogos do Brasil, do Núcleo de Pesquisas Ufológicas do Paraná e realizador de Congressos Internacionais por todas as capitais do Brasil. Cury falou sobre ocorrências ufológicas que envolveram ataques de extraterrestres a humanos ou, ao contrário, situações de cura.
Lançamento de livro de contos de ficção científica
Além de vídeos e documentos diversos sobre Ufologia, o Workshop do VI Expoufo no Guarujá contou também com o lançamento, dirigido para a comunidade ufológica, do livro “Estranhos Contatos – Um panorama da Ufologia em 15 narrativas extraordinárias”, editado pelo escritor e ilustrador de ficção científica Roberto de Sousa Causo. Foi a primeira aparição num evento ufológico, embora a obra tenha sido em 1998.
A publicação, pela editora Caioá (http://www.caioa.com.br), reúne contos de autores nacionais e estrangeiros. Tratam-se exclusivamente de histórias de ficção científica, mas o editor as reuniu de forma a passear por muitos aspectos da Ufologia. Na mesma obra, em forma de contos, estão inseridos diversos conceitos e teses abraçadas por pesquisadores de relatos verdadeiros de supostos contatos com seres alienígenas.
Especialista em ficção científica Roberto Causo é também um crítico de literatura, com contos publicados no Brasil, Canadá, China, França e Portugal. Além disso, fez resenhas na Issac Asimov Magazine e no “Caderno de Sábado”, do paulista Jornal da Tarde, sendo também correspondente no Brasil da revista norte-americana Locus – The Newspaper of the Science Fiction Field.
O e-mail para contato com o escritor é: roberto.causo@dks.com.br .