Agência Espacial Europeia se prepara para interceptar cometa puro como o Oumuamua

Técnicos da Agência Espacial Europeia (ESA) estão trabalhando em um projeto para interceptar um cometa puro semelhante ao Oumuamua, ou seja, que nunca esteve em nosso Sistema Solar. Ele se aproximará da órbita da Terra em 2028 e o objetivo da missão é observá-lo de diversos ângulos já que ele possui materiais e formações originais desde a sua criação.
O Oumuamua é um cometa puro em forma de charuto que entrou inesperadamente em nosso Sistema Solar em 2017 e agitou o mundo científico.
A missão da ESA terá três módulos e contará com ajuda da nave espacial Comet Interceptor, que será lançada também em 2028 e deve ficar a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros da terra em estado de espera.
Quando o objeto for enfim detectado, a missão de interceptação será enviada.
Os cientistas esperam criar um perfil em 3D com base em informações do núcleo, do pó e do ambiente de plasma do novo cometa puro. “Os cometas prísticos – ou dinamicamente novos – são totalmente desconhecidos e constituem alvos atraentes para a exploração de naves espaciais de curta distância para melhor compreender a diversidade e a evolução dos cometas”, explica Günther Hasinger, diretor de Ciência de outra Agencia Espacial, a NASA.
_______________________
LEIA TAMBÉM
Afinal, o asteroide Oumuamua é ou não é uma nave extraterrestre?
Nave robô pode ter encontrado indícios de vida extraterreste em cometa
_______________________
Para ele, este tipo de missão deve é bem significativo para o crescimento científico da agência europeia, que planeja se lançar na investigação do universo nas próximas décadas.
Já segundo a ESA, esta missão será diferente de Giotto e Rosetta, lançadas anteriormente. Isso porque nas outras intercepções os cometas estudados já haviam se aproximado do sol e com isso sofrido alterações em sua composição.