Alienígenas podem se parecer conosco porque as leis da física são iguais em todo o Universo

Alienígenas podem se parecer conosco porque as leis da física são iguais em todo o Universo
Como alienígenas devem se parecer? - Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/ribastank-805206/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=667966">Ribastank</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=667966">Pixabay</a>
Compartilhe

A mídia mundial, incluindo os noticiários, o cinema, livros, séries, revistas em quadrinhos e a Internet, nos apresentou um leque imenso de diversos seres extraterrestres das mais várias formas e tamanhos. Filmes como “Invasores de Marte”, “E.T. o Extraterrestre”, “Aliens” têm nos mostrado como poderiam ser em aparência.

----publicidade----

Mas agora os cientistas têm ideias bem mais razoáveis sobre como esses possíveis seres devem se parecer. Segundo eles, as leis que regem o universo, principalmente a física, podem limitar a real aparência desses seres.

Charles Cockell, professor da Universidade de Edimburgo e autor do livro “The Equations of Life: How Physics Shapes Evolution”, diz que existem três restrições para que a vida possa existir, são elas:

“As leis físicas são as mesmas em todos os lugares. A gravidade atua não apenas no sistema solar, mas também fora dele, como exemplo”, avalia.

As condições para a existência de moléculas orgânicas são as mesmas em todos os lugares. Na Terra e além, as moléculas orgânicas se decompõem em altas temperaturas e cessam a atividade em baixas temperaturas.

Em todos os cantos do Universo, a vida usará os mesmos ingredientes. O carbono é o elemento químico ideal para origem da vida e a água é o fluido ideal para o seu transporte.

O que isso significa na prática? Sabemos que existem três estados agregados da matéria: sólido, líquido e gasoso. E se o habitat dos alienígenas é o gás, eles devem cumprir as leis da aerodinâmica.

Da mesma forma que pterodátilos, pardais, libélulas e aviões de papel obedeciam a essas regras. Se nossos irmãos interplanetários vivem na água, eles estão sujeitos às leis da hidrodinâmica e hidrostática (a lei de Arquimedes, em particular). Portanto, os alienígenas devem ter uma forma de corpo alongada e aerodinâmica.

----publicidade----

Aqueles que vivem em uma superfície dura precisam de membros (patas, pernas, braços) para reduzir o atrito. Ou usam o método de movimento das cobras, que se dão bem sem membros. Assim, estruturalmente, os alienígenas provavelmente serão semelhantes aos habitantes da Terra.

Os alienígenas terão órgãos dos sentidos? Depende do ambiente, diz o presidente da Sociedade Alemã de Astrobiologia, Dirk Schulze-Makuch, da Universidade Técnica de Berlim.

Alienígenas terão órgãos dos sentidos? Depende.

Quem precisa de ouvidos se não há meio de transmissão de ondas sonoras? Os órgãos sensíveis à luz em nosso planeta foram desenvolvidos por quase todos os seres vivos: a visão assume uma variedade de formas, desde o complexo olho de uma mosca até a visão estéreo de uma pessoa. Mas os alienígenas podem não precisar de olhos se viverem em lugares onde a luz não pode penetrar.

----publicidade----

E não é por acaso que não há exemplos de plantas e fungos pensantes na Terra. Simplesmente não faz sentido para um organismo estacionário desenvolver uma alta taxa de reações e gastar energia para manter um alto nível de metabolismo. A mente é uma habilidade cara, energeticamente falando: o cérebro humano pesa 2% da massa do corpo e consome 25% da energia.

Nem todos os seres viventes podem se dar a tal luxo. O cérebro só compensa se o organismo vivo precisar procurar comida ou se salvar do destino de se tornar comida. Ainda assim, no caso de contato com uma inteligência extraterrestre, teremos que lidar com predadores – a maioria dos cientistas concorda com isso.

Mas os alienígenas podem ser descendentes de herbívoros? Bem, a ciência explica que os alimentos vegetais fornecem menos energia do que outros alimentos de origem animal. Seria difícil para os herbívoros inteligentes desenvolverem sua inteligência, porque gastariam muito tempo no processo de digerir alimentos vegetais de baixa caloria. Deste ponto de vista, as criaturas carnívoras têm muito mais tempo para desenvolver outras atividades.

E entre os predadores há uma hierarquia clara: se um leão deve ser individualmente mais esperto que um antílope, então um lobo deve ser mais esperto que um leão, porque sua espécie caça em matilha e o lobo precisa aprender a cooperar com os membros da equipe.

Então, muito provavelmente, os alienígenas com quem teremos que lidar (a menos, é claro, que estejamos sozinhos no Universo) são o passado de um bando de predadores. É por isso que muitos cientistas se reocupam com as tentativas de estabelecer contatos com inteligência extraterrestre.

No entanto, é pouco provável que os hóspedes do espaço sejam a nossa imagem no espelho. Um cérebro em uma cabeça grande, um nariz acima da boca – toda essa sintonia, moda no sistema solar, provavelmente será irrelevante em outras partes do universo.

Mesmo na Terra, alguns inovadores seguem o outro caminho. Por exemplo, em polvos, os neurônios estão distribuídos por todo o corpo, incluindo tentáculos, e apenas uma pequena parte do cérebro está na cabeça, lembra o Dr. Dirk Schulze-Makuch.

Os pássaros, em um esforço para reduzir sua massa de voo, adquiriram uma coisa muito útil: seu empacotamento de neurônios no cérebro é muito mais denso que o dos humanos. A propósito, é por isso que subestimamos sua inteligência, contando com um indicador aparentemente confiável como a relação entre o peso da cabeça e do corpo.

Enquanto isso, os corvos da Nova Caledônia são capazes não apenas de usar ferramentas, mas também de criá-las. E, em termos de inteligência, eles não são nada inferiores aos primatas.

Finalmente, os alienígenas podem ser não apenas uma criação da natureza, mas uma espécie de simbiose com alta tecnologia.

“As pessoas já incorporaram em seus corpos dispositivos técnicos como lentes de contato, marca-passos e todos os tipos de próteses”, explica Dirk Schulze-Makuch.

“Os alienígenas são bem capazes de irem mais longe, transformando-se em ciborgues. Por exemplo, eles podem carregar o cérebro em uma concha eletromecânica e contornar as limitações impostas pela natureza sobre a vida útil dos corpos orgânicos.

“E se você me perguntasse como seriam os alienígenas, eu diria que os mais avançados deles serão totalmente mecanizados”, arrisca.

Todas essas possibilidades certamente podem ser refletidas nos diversos relatos da Ufologia em todo o mundo a respeito da existência desses seres de aparência semelhante à nossa. Excluindo o fator do “fantástico”, parece fazer sentido que as demais supostas raças do universo sejam derivadas de uma equação onde as leis do universo são os principais denominadores.

Talvez, se elevarmos a escala da diversidade da vida em nosso planeta para todo o Universo, contabilizando as mais recentes descobertas sobre a existência de milhares de exoplanetas em zonas habitáveis em seus respectivos sistemas solares, a diversidade dos supostos contatos faça total sentido!

Com informações de Anomalien

_______________

LEIA TAMBÉM:

Como a física explica habilidades de UAPs como o Tic Tac?

Alienígenas de mais de mil sóis podem estar observando a Terra

“Espécies tecnológicas podem ter vivido na Terra bilhões de anos antes dos humanos”, afirma astrofísico

Ander Navarro

Ilustrador e escritor nas horas vagas. Fã de ficção científica e quadrinhos, acompanha a ufologia desde os eventos da Noite Oficial dos Óvnis

Um comentário em “Alienígenas podem se parecer conosco porque as leis da física são iguais em todo o Universo

  1. Não posso, obviamente de não concordar com uma parte daquilo que foi escrito aqui. Mas só uma parte. Afinal falta pouco para para esclarecer o mundo acerca daquilo que falta dizer, ou seja: que o que chamamos de alienigenas somos nós mesmos. Náo fiquem admirados. Existe neste (e noutros universos) a Vida da qual fazemos parte integrante. Só que a Vida é uma Dualidade, já que integra duas vidas. Este “Cosmos-exterior” e o “Cosmos-interior”. Por isso meus caros temos de ainda avançar muito para entendermos aquilo que é a nossa existência. Julgo que afinal esses seres que podemos aproximar de nós, somos nós mesmos. Claro que esta afirmação carece de diálogo entre todos para podermos entender e avançar. Um abraço do A.D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×