Análise põe em xeque o “melhor vídeo de óvni de todos os tempos”
O vídeo do suposto óvni filmado na Colômbia em 2022, que ficou conhecido mundialmente como “melhor registro de óvni de todos os tempos”, voltou à tona após uma nova análise das imagens lançar dúvidas sobre sua autenticidade.
Divulgado originalmente em abril de 2023 pelo Portal Vigília como “candidato a um dos melhores registros de OVNI” já feitos, o vídeo mostrava um objeto prateado em formato peculiar, semelhante a uma arraia, cruzando velozmente à frente de uma aeronave tripulada. Na época, o piloto Jorge A. Arteaga garantiu se tratar de um fenômeno genuíno, já que o objeto se movia de forma imprevisível e em alta velocidade sobre a região de Antioquia.
O vídeo rapidamente ganhou repercussão mundial e não demorou a ser promovido, pelo seu descobridor e principal divulgador, o polêmico ufólogo Jaime Maussan, como “melhor óvni de todos os tempos”, adotando de forma convenientemente mais ufanista o título usado pelo Portal Vigília para a matéria. O jornalista e pesquisador mexicano, junto com outros entusiastas da ufologia, promoveram o vídeo intensamente nas redes sociais, marcando os principais nomes do setor nos Estados Unidos, como Jeremy Corbell e Luis Elizondo.
Formato intrigante, mas será mesmo um óvni?
Contudo, o ufólogo e pesquisador brasileiro Jorge Uesu Junior retomou recentemente a divulgação, nos seus perfis de redes sociais no Instagram e Facebook, de sua análise detalhada do vídeo original, extraindo imagens quadro a quadro e submetendo-as a comparações e apuração de dados técnicos. Sua análise identificou deformações e dobras no objeto durante o voo, além de um brilho e formato suspeitamente semelhantes ao de balões de mylar (polímero metalizado).
Ver essa foto no Instagram
Uesu lembrou que balões metalizados podem atingir até 10 mil metros de altitude, portanto, poderiam facilmente estar presentes nos 3,8 mil metros em que o vídeo foi gravado, contrariando o argumento inicial do piloto. Ele também comparou meticulosamente o formato do objeto com diversos balões de festa e decoração obtidos na internet, notando grande similaridade nos detalhes.
Ao final, o meticuloso pesquisador brasileiro não chega a cravar uma opinião, mas propõe, com base em suas análises, ser mais plausível que o vídeo mostre um simples balão de mylar refletindo a luz solar, e não um objeto voador desconhecido com capacidade de voo inteligente e velocidade extrema, como se pensou inicialmente. Respondendo à consulta do Portal Vigília, Uesu garante estar convencido de que essa é a melhor explicação para a filmagem.
Polêmica longe do fim
A comoção gerada pelo vídeo na época de seu surgimento foi enorme entre entusiastas da ufologia. A possibilidade de se tratar de um balão comum frustra os que acreditavam ter visto a melhor evidência de óvni da história.
Por outro lado, céticos e adeptos de explicações racionais para fenômenos aéreos comemoram o resultado da análise do pesquisador brasileiro. Ela representa neste sentido a correta aplicação de critérios objetivos e científicos para desvendar um suposto mistério.
Resta agora aguardar se novas provas ou testemunhos virão complementar o intenso debate em torno desse vídeo. A pesquisa feita pelo ufólogo Maussan chegou a incluir um relatório sem caráter científico, embora à época tenha sido apresentado como tal. O documento apenas expõe o relato da testemunha, mas não se apoia em dados comprováveis, demonstrações através de análises de imagens e tampouco fez qualquer menção a consultas às autoridades da aviação colombianas.
Enquanto isso, o que por um momento parecia ser realmente o melhor vídeo de óvni já realizado, na Colômbia, agora tem sua autenticidade colocada em xeque por uma análise comparativa apurada e fundamentada das próprias imagens.