Arte imita a vida: The Dish, novo filme sobre aliens de Spielberg, vira “Disclosure”

Arte imita a vida: The Dish, novo filme sobre aliens de Spielberg, vira “Disclosure”
Steven Spielberg vai produzir 'Disclisure', novo nome de 'The Dish', em temática Ufológica (Montagem sobre foto de Gage Skidmore, Wikimedia.org)
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A mais recente produção de Steven Spielberg, anteriormente intitulada “The Dish”, acaba de receber um novo nome: “Disclosure”. A mudança foi anunciada pelo site World of Reel em 5 de fevereiro de 2024. O novo título parece dialogar diretamente com o atual momento da ufologia norte-americana, marcado por uma crescente pressão popular por transparência sobre fenômenos aéreos não identificados.

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A escolha do título “Disclosure” (Revelação, em português) surge em um contexto significativo, quando debates sobre a liberação de documentos relacionados a OVNIs ganham cada vez mais destaque nos Estados Unidos. Esta mudança estratégica no nome do filme pode ser interpretada como uma resposta ao zeitgeist atual, refletindo as demandas públicas por maior acesso a informações classificadas sobre fenômenos aéreos não identificados.

As filmagens estão programadas para começar em 28 de fevereiro em Nova Jersey, com um elenco estelar que inclui Emily Blunt, Josh O’Connor, Colin Firth, Eve Hewson, Colman Domingo e Wyatt Russell. O roteiro, desenvolvido por David Koepp, e pelo que se sabe até agora deverá apresentar uma narrativa focada em uma “dupla dinâmica” (two-hander).

A parceria com David Koepp, colaborador de longa data do diretor, promete manter a essência do projeto enquanto introduz elementos inovadores na narrativa. A abordagem “two-hander” indica que o filme concentrará sua atenção na interação entre dois protagonistas, possivelmente representando visões distintas ou complementares sobre o fenômeno OVNI. Há quem diga que pode ser uma perspectiva dualista entre ceticismo e credulidade. (Se soa similar a “Arquivo X” para você, saiba que você não está só!)

Vale ressaltar que Spielberg possui uma extensa história com a temática extraterrestre em sua filmografia. Em 1977, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” revolucionou a maneira como o cinema retratava encontros alienígenas. Cinco anos depois, “E.T. O Extraterrestre” se tornaria um dos filmes mais emblemáticos do gênero, mesclando inocência infantil com o fascínio pelo desconhecido. Em 2005, o diretor revisitou o tema com uma abordagem mais sombria em “Guerra dos Mundos”.

A relação de Spielberg com extraterrestres e o segredo oficial

A questão do segredo oficial, alias, permeia praticamente todos os filmes de temática alienígena do cineasta. Até mesmo no caso de “Super 8”, filme no qual ele atuou como produtor, ao lado do diretor J.J. Abramns. A produção, lançada em 2011, fez uma homenagem aos clássicos de ficção científica dos anos 1970 e 1980. A obra se passa em 1979 e segue a história de um grupo de jovens que, enquanto fazem um filme caseiro com uma câmera super 8, testemunham um acidente ferroviário que libera uma misteriosa criatura alienígena, mantida em segredo por algum poder governamental secreto ligado à Força Aérea dos Estados Unidos.

O próprio Spielberg já demonstrou publicamente sua crença na possibilidade de vida extraterrestre, tendo declarado em entrevistas: “There’s something out there” (“Há alguma coisa lá fora”) – uma afirmação que reflete sua permanente fascinação pelo tema. Esta conexão pessoal do diretor com os mistérios do universo tem sido uma constante em sua carreira, influenciando significativamente suas escolhas criativas.

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Enquanto os detalhes específicos do enredo permanecem em sigilo, o novo título sugere uma narrativa que pode abordar questões contemporâneas sobre transparência governamental e descobertas relacionadas a fenômenos aéreos não identificados. Com “Disclosure”, Spielberg parece preparado para adicionar um novo capítulo à sua já impressionante coleção de obras sobre encontros extraterrestres, desta vez possivelmente entrelaçando elementos de suspense, drama e ficção científica com questões atuais sobre revelações governamentais e segredos classificados.

Em tempos de pressão política para liberação de informações e uma cobertura cada vez mais frequente da mídia sobre o tema, antes mesmo do lançamento a obra resgata a dúvida: a vida imita a arte, ou a arte imita a vida?

Jeferson Martinho

Jornalista, o autor é empresário de comunicação, dono de agência de marketing digital e assessoria de imprensa, publisher de um portal de notícias regionais na Grande São Paulo, fundador e editor do Portal Vigília.

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