Assustadoras imagens do meteorito que caiu na Russia

Um meteorito cujo peso foi estimado entre 10 e 40 toneladas explodiu no céu da região dos Urais, no sul da Russia, deixando quase 1 mil pessoas feridas na manhã desta sexta-feira, 15 de fevereiro. A explosão, que fez estilhaçar janelas e tremer o chão em algumas localidades, foi sentida a quilômetros de distância, disparando alarmes de carros e fazendo parar os serviços de celulares. O governo russo estimou que a explosão teve a intensidade de uma bomba nuclear
A maioria dos cientistas ouvidos nas inúmeras reportagens a respeito do bólido espacial não consideraram haver uma relação entre o meteorito da Rússia e a passagem incrivelmente próxima da Terra do asteroide DA14-2012, como foi batizado pela NASA, a Agência Espacial Norte-americana.
Nesta sexta-feira, no final da tarde, o asteroide, que pesa 130 mil toneladas e tem 45 metros de diâmetro — o equivalente a quase metade de um campo de futebol — passou a cerca de 27 mil quilômetros da Terra, uma das maiores aproximações dos últimos tempos para um objeto tão grande. Para efeito de comparação, grandes satélites de telecomunicações e sistemas de posicionamento global ficam a cerca de 35 mil quilômetros de distância.
Alguns astrônomos, no entanto, especularam que pode haver relação, com a ideia de que pedaços menores de rocha não detectados fazem parte de uma pequena nuvem cuja trajetória é demarcada pelo asteróide DA14-2012, e, neste caso, as parte menores teriam sido capturadas pela gravidade terrestre.