Exclusivo: Vigília tem acesso a laudo sobre amostras colhidas em Varginha

Compartilhe

O escritor espanhol JJ Benitez, que está no Brasil para divulgar seus novos livros “Operação Cavalo de Tróia 6 – Hermon” e “A 33 mil pés”, promete revelar, no próximo dia 11, em São Paulo, dados técnicos da análise de amostras colhidas em Varginha que comprovam, segundo ele, a hipótese de que um UFO pousou na cidade. A cidade do Sul de Minas ficou famosa no início de 1996 por causa da informação divulgada pelos ufólogos brasileiros de que criaturas alienígenas teriam sido capturadas por militares numa grande operação.
Dez meses depois da ocorrência, Benitez visitou a cidade e garantiu ter descoberto três marcas que poderiam indicar o afundamento do solo por causa do trem de pouso de um UFO. Na época, os pesquisadores brasileiros contestaram a informação, argumentando que as marcas eram na verdade dois buracos feitos com escavadeira manual e um terceiro, deixado por um cupinzeiro abandonado (confira a matéria completa em http://vigilia.com.br/1/capa1.htm).

----publicidade----

No próximo dia 11, no Hotel Gran Meliá São Paulo, na Capital, o escritor promete revelar os resultados das análises das amostras de solo, insetos e plantas que colheu e encaminhou para diversas universidades e dois laboratórios particulares na Espanha.

Em entrevista à Revista Vigília, Benítez antecipou alguns dados, mas fez segrego sobre os resultados que pretende mostrar em sua palestra (clique aqui para ler a entrevista). Mesmo assim, nossa reportagem teve acesso a um dos laudos, produzidos pelo laboratório Vorsevi S.A. Ingenieria y Control de Calidad, especializado em ensaios de laboratório de mecânica de solos.

O laudo explica que o laboratório realizou testes para determinar o tipo e a composição do solo. Na introdução, o laboratório esclarece que “temos que indicar, não obstante, que a amostra empregada não é inalterada e que, com toda probabilidade, são tomadas na superfície, pelo que não constitui um referencial adequado para calcular o assento induzido”.

Mais adiante, na análise de estabilidade e compressão (assento), o laudo destaca que “a análise efetuada constitui uma aproximação muito simplificada do problema”, terminando por determinar que o peso necessário em cada apoio para produzir os buracos seria da ordem de 26,5 toneladas.

A Revista Vigília consultou o cientista Ricardo Varela, de 42 anos, para comentar o laudo. Engenheiro eletrônico que trabalha no desenvolvimento de software e hardware para experimentos científicos embarcados em plataformas sub-orbitais no INPE, Varela desenvolveu e detém a patente de um sistema de “ensaio triaxial dinâmico automatizado de solos”, que basicamente analisa o terreno e determina dados de composição e compressão (o aparelho atualmente é comercializado pela empresa Solotest S.A.).

O cientista explica que “o ensaio executado nas amostras coletadas pelo Senhor Benítez apenas fornece as características do solo e estima qual a força que seria necessária para se comprimir o mesmo solo e obter buracos como os encontrados. Em outras palavras, se tomarmos uma pá e cavarmos um buraco de um metro de diâmetro por um metro de profundidade, os dados obtidos nos permitem estimar qual seria a forca necessária para se comprimir este solo e obtermos o mesmo resultado, ou seja, um buraco de um metro de diâmetro por um metro de profundidade”.

----publicidade----

Além disso, destaca ele, “está claro que o material coletado para o ensaio é de superfície e portanto não deveria ser utilizado para se calcular a capacidade de compressão do solo”.

Por esta característica, para Varela, o relatório “não pode ser considerado como prova científica de que os buracos foram resultantes de compressão do solo devido ao apoio de sapatas de uma nave”, afirmou.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×