Astronautas retornam à Terra com sucesso a bordo da Crew Dragon

Astronautas retornam à Terra com sucesso a bordo da Crew Dragon
Os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken retornaram à Terra com sucesso hoje, 2 de agosto, a bordo da Crew Dragon, da SpaceX, depois de 2 meses na ISS (Foto: reprodução)
Compartilhe

A missão Crew Demo-2 (Demonstration Mission 2), rebatizada de Endeavour pela tripulação da cápsula Crew Dragon, retornou hoje (2 de agosto) com sucesso à Terra trazendo a bordo os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, da agência espacial norte-americana, NASA. Os astronautas voltaram após dois meses de permanência na Estação Espacial Internacional (ISS).

----publicidade----

A Crew Dragon, fabricada pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, é a primeira nave privada a enviar com sucesso astronautas ao espaço. A missão concluiu o batismo da cápsula da SpaceX em vôos tripulados e a retomada das missões tribuladas em solo norte-americano. Isso não acontecia desde o fim do programa dos ônibus espaciais, em 2011. De lá para cá, a agência espacial norte-americana usava naves russas Soyuz para enviar pessoal e suprimentos à ISS.

O pouso suave da Crew Dragon aconteceu como planejado às 15:48 (horário de Brasília), no Golfo do México. Após a reentrada na atmosfera, a descida da cápsula foi suavizada pelo conjunto de paraquedas.

O sucesso da Crew Dragon também representa um passo importante na parceria entre a SpaceX e a NASA. A empresa deve dar suporte ao novo programa lunar da agência espacial, chamado Artemis. A agência norte-americana faz planos de conduzir uma nova viagem tripulada ao satélite natural da Terra, desta vez levando a primeira mulher que pisará na Lua, até 2024.

O batismo de suas tecnologias em missões tripuladas também é fundamental para a própria SpaceX, cuja missão de longo prazo é ainda mais ambiciosa. A empresa de Elon Musk está construindo a sua mega espaçonave Starship, capaz de levar até 100 tripulantes, para levar o homem a Marte.

Um protótipo completo da Starship, chamado SN5, concluiu com sucesso um teste de acionamento estático na última semana. O próprio Musk chegou a dizer que um teste real de vôo estava prestes a acontecer no último final de semana, mas ele acabou não se concluindo.

Confira a transmissão realizada pela NASA:

----publicidade----

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×