“Bola de fogo” corta o céu de Taquaritinga e deixa moradores espantados
Uma bola de fogo que cortou o céu de Taquaritinga na noite de terça-feira (22) deixou moradores da cidade espantados. Em vários bairros, as pessoas descreveram o fenômeno da mesma maneira: uma bola de fogo que cruzou o céu às 21h, causando um grande reflexo e um zunido, desaparecendo no horizonte.
Alguns moradores acreditavam se tratar de relâmpagos ou explosões. Outros, que seria um Objeto Voador Não-Identificado (OVNI). A imaginação do pedreiro Aristides Queiroz foi ainda mais longe: “Com esse negócio de guerra no Iraque, achei que fosse algum míssel que teve a rota desviada e chegou por aqui”, disse.
Mas todos os “vôos” de imaginação dos moradores de Taquaritinga têm só uma explicação, segundo o diretor do Observatório de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Ranacrishna Teixeira. Trata-se de um meteoro. “Diariamente, a Terra é bombardeada por milhões de pequenos corpos, do tamanho de um grão de areia. Esses corpos, quando penetram na atmosfera, se aquecem com o atrito e se tornam incandescentes. Quando eles são muito pequenos, se queimam inteiramente na atmosfera, causando um fenômeno luminoso que é chamado de meteoro”, disse o cientista.
* Reproduzido do portal da EPTV (http://www.eptv.globo.com), com autorização