Buscadora de vida em luas geladas de Júpiter, sonda Juice manda primeiras selfies

A missão Juice, da Agência Espacial Europeia (ESA), é uma das mais ambiciosas e desafiadoras da história da exploração espacial. O seu objetivo é estudar o planeta Júpiter e as suas três grandes luas geladas: Ganimedes, Calisto e Europa, que podem abrigar oceanos subterrâneos e condições favoráveis à vida. Seu nome é uma sigla em inglês para Explorador de Luas Geladas de Júpiter.
A missão foi lançada em um Ariane 5 do Spaceport Europeu em Kourou em 14 de abril às 14:14 CEST (09:14 no horário de Brasília). Desde então, o explorador da ESA tirou suas primeiras imagens com a câmera de monitoramento mostrando parte da espaçonave com a Terra como um pano de fundo deslumbrante.
A Juice possui duas câmeras de monitoramento localizadas no ‘corpo’ da espaçonave para registrar vários implantações. As imagens fornecem instantâneos de 1024 x 1024 pixels. As imagens mostradas aqui são levemente processadas com um ajuste de cor preliminar.
Uma câmera científica será usada para tirar imagens de alta resolução de Júpiter e suas luas geladas quando estiver no sistema Joviano em 2031.
A câmera de monitoramento Juice 1 (JMC1) está localizada na frente da espaçonave e olha diagonalmente para cima em um campo de visão que vê parte de um dos painéis solares e eventualmente verá antenas implantadas.
A câmera de monitoramento Juice 2 (JMC2) está localizada na parte superior da espaçonave e é colocada para monitorar a implantação em várias etapas da antena Radar for Icy Moons Exploration (RIME) de 16 m de comprimento. RIME é um radar penetrante no gelo que será usado para sondar remotamente a estrutura subsuperficial das grandes luas de Júpiter.
O RIME está atualmente na configuração armazenada; ele se desdobrará em etapas nos próximos dias. Imagens serão tiradas para capturar o desdobramento completo. As câmeras de monitoramento também estarão ativas durante várias operações da missão, incluindo sobrevoos assistidos por gravidade da Lua, Terra e Vênus durante o cruzeiro até Júpiter.
Juice é a próxima grande missão da humanidade ao Sistema Solar externo. Após uma jornada de oito anos até Júpiter, ele fará observações detalhadas do gigante gasoso e suas três grandes luas portadoras de oceanos: Ganímedes, Calisto e Europa. Esta ambiciosa missão caracterizará essas luas com um poderoso conjunto de instrumentos remotos, geofísicos e in situ para descobrir mais sobre esses destinos atraentes como habitats potenciais para vida passada ou presente. Juice monitorará o complexo ambiente magnético, radioativo e plasmático de Júpiter em profundidade e sua interação com as luas, estudando o sistema Jupiter como um arquétipo para sistemas gigantes gasosos em todo o Universo.
A missão Juice é considerada uma das mais importantes para a astrobiologia, a ciência que busca entender a origem, a evolução e a distribuição da vida no Universo. As luas geladas de Júpiter são candidatas promissoras para abrigar formas de vida extraterrestre, especialmente Europa, que possui um oceano global sob uma crosta de gelo rachada.