“Caçador de OVNIs” do INPE foi destaque na Folha de SP


O conhecido e respeitado pesquisador Ricardo Varela Corrêa, engenheiro eletrônico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (o INPE) foi destaque no jornal Folha de São Paulo deste domingo (21/06), na editoria Cotidiano. O entrevistado mostrou, numa entrevista descontraída, o lado mais sério da Ufologia, aquele que em geral tem menos espaço na mídia.
Varela fez questão de separar a instituição INPE da pesquisa ufológica que faz em “paralelo”, mas ressaltou que seu cargo ajuda na coleta de relatos de avistamentos de OVNIs. Atualmente ele é resposnável pelo setor de segurança da informação, mas já foi também chefe do setor de balões meteorológicos. Segundo ele, “por ter o nome ‘espacial’, e ainda mais ‘nacional’, o Inpe é procurado por pessoas que querem fazer relatos. Nos anos 80, trabalhei muito para que esses casos fossem transferidos para mim”, disse o engenheiro que recebe até cinco relatos ao mês. Na mesma entrevista ele esclarece que a maioria dos casos ganham explicações convencionais, e os que restam ficam no campo da incerteza: é impossível garantir que são extraterrestres.
“Quem não quer dar uma volta em uma nave? Só não quero nada enfiado no meu corpo, como o instrumento que entra no nariz e perfura o cérebro. Quem já foi abduzido diz que isso dói demais.”, inicia ele no papo com a reportagem da Folha, que publicou também a entrevista em vídeo, com o selo TV Folha.
Varela é um importante nome da ufologia nacional e já colaborou em diversas matérias do Portal/Revista Vigília. Num das mais importantes contribuições, foi um dos pioneiros a desmascarar a falsa filmagem do que seria a captura de um disco voador acidentado na Rússia, em vídeos recuparados supostamente nos arquivos da KGB, a polícia secreta da então União Soviética. Varela expos suas descobertas primeiro na Revista Vigília (a matéria pode ser lida aqui – Parte 1 e Parte 2), mostrando a presença de artefatos bem terrestres, junto com os achados também reveladores do produtor de cinema Geraldo Santos.
Confira a íntegra da entrevista de Ricardo Varela à Folha de São Paulo clicando aqui.