Ovnis voltam a brilhar nos céus de Campinas

Aparições de luzes misteriosas nos céus estão se tornando corriqueiras em Campinas, no Interior de São Paulo (com cerca de 1 milhão de habitantes, a cerca de 100km da Capital). Na noite do último dia 1 de fevereiro, a cidade voltou a ser palco de manobras de intrigantes objetos no céu noturno, num fenômeno que continua sem uma explicação convencional.
Em toda a região, os relatos de avistamentos têm sido constantes. Só na cidade de Campinas, esta já é a terceira vez em pouco mais de dois meses que os moradores se vêem às voltas com a polêmica.
Logo após o avistamento, o Portal Vigília recebeu diversos e-mails informando a aparição. Moradores em locais diferentes puderam acompanhar a insólita exibição, que praticamente reproduziu as características dos relatos anteriores: uma luz maior descrevendo uma trajetória mais lenta, com brilho variável, da qual parecem sair luzes menores que seguem em direção ao solo.
A estudante Daphinen Ap. da Silveira, de 18 anos, moradora do Jardim Paranapanema, testemunhou as evoluções da luz, com o privilegiado auxilio de um telescópio. Mesmo assim, “só dava para ver as luzes piscando”, disse. “O engraçado é que com essa lente eu vejo as crateras da Lua e eu não consegui definir o que era!”, espantou-se. Daphinen, que falou à Vigília também através da sala de chat “Vigília UFO Chat”, estava utilizando uma objetiva 12,5mm e conseguia um grau de aumento aproximado de 72x no telescópio.
Sem produzir qualquer ruído, o fenômeno ocorreu entre 21 e 22 horas, dependendo do local. “As luzes ficaram piscando uns 15 minutos mais ou menos. Não era Sírius, nem Júpiter ou Saturno, pois eu já os havia observado com o telescópio, e estavam do lado oposto desta luz”, garantiu Daphinen.
Seu relato coincide com o do leitor C. R. Eric (sua identidade foi preservada a pedido), também morador de Campinas. “Observando pelo binóculo, pude notar que o objeto tinha forma de circunferência e ficava absolutamente imóvel e inerte. As luzes se movimentavam ao redor deste objeto. Observei esta luz no Leste da cidade de Campinas às 21h20, e por 15 minutos. Este objeto sumiu repentinamente. Pude observar que as luzes no momento de sua partida começaram a diminuir de intensidade. No entanto, no local de onde elas saíam ficavam ‘brasas’ que sumiam em questão de 3 ou 4 segundos!”, relatou Eric.
Segundo ele, seu avistamento “coincide com os relatos encontrados neste site (a Vigília), as aparições em Piracicaba, Limeira e Capivari. O que eu, meu irmão e meu pai (que inclusive filmou o objeto), vimos foi uma luz de grande intensidade que piscava muito forte e muito rapidamente. E da mesma forma que ocorreu na última aparição, esta luz caía para o horizonte e repentinamente sumia”, detalhou.
Rapidamente a informação começou a circular também nas listas de discussão na Internet. Além disso, os relatos chegaram à EPTV – a afiliada da Rede Globo na região –, que recebeu diversos telefonemas e uma cópia em vídeo da aparição. Aos poucos, informes de outros locais vieram à tona, mostrando que não foi apenas em Campinas que os objetos foram vistos.
Às 21h50, aproximadamente, um jovem industrial que trafegava pela Rodovia D. Pedro I, próximo à entrada do município de Souzas, acompanhado de sua esposa, observou o objeto por cerca de 25 minutos. Sua descrição, divulgada nas listas de discussão pelo pesquisador Esdras Martins, do grupo CEIA (Centro de Estudos Investigações Alienígenas), foi de “ uma grande luz de formato circular (não oval)”. O objeto teria cor azul muito forte, piscando e emitindo uma espécie de raio luminoso. Segundo a testemunha, no intervalo entre uma piscada e outra se notava uma luz muito vermelha no centro da circunferência. Sem ter outra referência para calcular com precisão, o rapaz estimou a altura e distância como equivalentes ao de um avião de passageiros em vôo regular.
Ainda segundo o relato da testemunha divulgado por Esdras Martins, o objeto “soltou” esferas luminosas pequenas que circularam próximas ao foco de luz maior. Foram cerca de 3 ou 4 pequenas esferas iguais. “Não tinham direção definida e após ‘passearem’ no espaço, retornavam para o referido foco. Não tinham seqüência ou organização nos retornos, ora voltavam todas ou só uma ou duas etc”, acrescentou Esdras.
Outras pessoas que passavam pela Rodovia também viram o objeto, que mais uma vez sumiu sem deixar qualquer pista de sua origem.
Curiosa e coincidentemente, a cidade de Campinas deverá sediar em março sua primeira Conferência Internacional de Ufologia. Ao que tudo indica, as atrações internacionais terão que dividir espaço com um bom número de dados da casuística local.
Meu nome é Tarcisio moro em Campinas na Região da Rua Abolição perto do Extra, no começo dos anos 2.000 vi de meu apto um objeto grande que estava em cima do meu predio, muitos moradores também viram, era de cor cinza escuro tipo militar com um grande buraco debaixo dele aonde existia varios tubos de diversos tamanhos e do centro do buraco ele soltava bolas de luz e elas iam até o chão e retornavam para dentro do objeto como se fosse um vai e vem subindo e descendo, o predio chama´-se Ana Paula aonde ocorreu este fato.
Em 1998 eu e minha irmã aqui de Campinas vimos um disco voador sobrevoar o nosso quintal.
ele era pequeno, como se fosse uma sonda extraterrestre. Nossa cachorra nao parava de latir do lado de fora, e quando minha irma olhou pela janela viu a sonda que rapidamente se deslocou para cima, e para a direita, saindo do seu campo de visao.
Eu percebi a movimentacao dela, e da minha cachorra, e rapidamente olhei para fora em direcao ao chao, foi quando percebi luzes de varias cores no chao, e minha cachorra latindo para cima.
Corri para fora, peguei minha cachorra, e olhei em direção da onde ela estava latindo, lá vi uma nave com varias luzes em volta bem em cima do telhado de casa. Corri para dentro de casa como se nao houvesse o amanha.
Fui saindo aos poucos para fora, e ja nao havia mais nada
Ate hoje me arrependo de ter corrido para dentro de casa.
Queria ter visto melhor essa nave
O susto foi tao grande, que nao teve como
O engraçado é que eu e minha irmã na hora, nao sabia o que estava acontecendo. A gente só foi tocar nesse assunto anos mais tarde. E a história bate em todos os sentidos. A epoca, o filme que a gente estava vendo na sala, a cachorra la fora, o ano. Então realmente aconteceu.
Gostaria de fazer mais um comentário sobre o post que enviei, alguém mais viu o que relatei na noite de 17 de março de 2019?
Boa tarde! Meu nome é Edilson e sou morador da cidade de Itu, que está localizada á aproximadamente 50 kms de Campinas. Na noite de ontem, dia 17 de março de 2019, por volta de 20 horas, observei durante mais de 1 hora 4 luzes que se movimentavam em movimentos retos e muito rápidos em todas as direções, de vez em quando paravam mas por milésimos de segundos e já voltavam á rapidamente se movimentar. Isto foi na direção de Campinas, não tem a menor chance de ser drones pela altitude imensa, se embrenhavam nas nuvens e depois reapareciam. Também não eram canhões de luz pois primeiro não havia facho de luz, e em segundo lugar eram bem pequenos, parecendo estrelas. Outro detalhe que me chamou a atenção é que não mudavam de cores como em relatos que já ouvi anteriormente, tinham luz constante de mesma cor, piscavam mas mantinham a mesma coloração de lampadas normais destas que usamos nas casas. Chamei vizinhos que também observaram pois não quis passar por demente ao relatar.