Canadá confirma derrubada de óvni cilíndrico em seu espaço aéreo

O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que ordenou a derrubada de um objeto não identificado cilíndrico avistado no Yukon, no noroeste do Canadá. O objeto, que violou o espaço aéreo canadense, foi derrubado por uma aeronave dos EUA
“Dei a ordem para derrubar um objeto não identificado que invadiu o espaço aéreo canadense”, ele twittou. Trudeau afirmou ter conversado com o presidente Biden e que as forças canadenses irão recuperar e examinar os destroços.
I ordered the take down of an unidentified object that violated Canadian airspace. @NORADCommand shot down the object over the Yukon. Canadian and U.S. aircraft were scrambled, and a U.S. F-22 successfully fired at the object.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 11, 2023
Pouco antes da mensagem no Twitter de Trudeau, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, sigla em inglês) afirmou ter detectado um objeto voando em grande altitude sobre o Canadá. O órgão não forneceu mais informações, incluindo quando o objeto foi avistado pela primeira vez ou do que se tratava.
Esse é o terceiro episódio desse tipo em duas semanas. Os Estados Unidos também relataram ter derrubado um óvni na região de Alasca, a pedido de Biden, que considerou o objeto como “uma ameaça razoável” para a aviação. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, informou que o objeto tinha o tamanho de um “carro pequeno” e foi abatido perto da fronteira com o Canadá.
De acordo com o Comando Norte dos EUA, as operações de recuperação continuaram ao longo do sábado perto de Deadhorse, no Alasca, e também na consta da Carolina do Sul, onde se deu o primeiro episódio envolvendo uma balão.
Óvni menor menor e cilíndrico
A origem dos objetos não foi revelada, mas pelo menos um deles, o primeiro, foi oficialmente reconhecido pela China. Os EUA acusaram o pais pelo uso de um dispositivo “equipado para coletar dados de Inteligência”. Em resposta, os EUA incluíram seis empresas chinesas na lista de restrições de acesso à tecnologia americana. A China, por sua vez, garantiu que se tratava de um balão de pesquisa meteorológica que perdeu o controle.
Nos dois novos casos, os objetos pareciam ser menores e nenhuma nação assumiu autoria, até o momento. Não há informações específicas dos objetos, mas em um comunicado oficial, a Ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, revelou que, além de aparentemente também ser menor que o objeto abatido uma semana antes, o óvni tinha um corpo cilíndrico e cor prateada.
A ministra da defesa do Canadá informou que o OVNI derrubado hoje em Yukon, por aviões do NORAD (Canadá/EUA) tinha forma cilíndrica e cor prateada e que não tem semelhança com os balões chineses.
— 🙌 .•. (@Boscardin) February 12, 2023
As informações ainda não confirmadas deixaram os entusiastas da ufologia perplexos nas redes sociais. Não param de surgir comentários acerca dos objetos e teorias sobre sua suposta origem ufológica. Mas as especulações podem acabar em breve, porque as forças canadenses garantem que irão recuperar e analisar os restos.
Espaço aéreo fechado em Montana, nos EUA
Enquanto essa matéria era finalizada, no Twitter circulavam informações sobre o fechamento do espaço aéreo no estado de Montana, nos EUA, na noite deste sábado, 11/02.
O governo limitou-se a informar que tratava-se de uma operação militar, sem mais explicações. Pouco antes, o NORAD emitiu um relatório sobre o acompanhamento de incursões misteriosas nos céus do país. Os políticos, em especial os do Partido Republicano, estão aproveitando a situação para criticar o sigilo em torno do tema.

Em sua conta no Twitter, Robby Starbuck, produtor e diretor de videoclipes e ex-candidato a deputado pelo Tennesse, destacou que “as conclusões da nova declaração do NORAD são todas terríveis: ou o NORAD não conseguiu encontrar o objeto; o objeto era mais rápido/avançado do que nossos caças; eles o derrubaram e não querem que saibamos; os inimigos estão mexendo com nosso radar ou foi um alarme totalmente falso. Todas as opções são ruins”.
Continuando a provocação, Timothy Floyd Burchett (Tim Burchett), republicano representante do 2º distrito congressional do Tennessee, e ex-prefeito do Condado de Knox, disparou:
“O problema é que “nós” sabemos o que é, mas “nós” não estamos dizendo”, referindo-se à administração Biden.
The trouble is “we” know what it is but “we” aren’t saying. https://t.co/legTHWyd4E
— Tim Burchett (@timburchett) February 12, 2023
Ao que tudo indica esta ainda é uma situação em desenvolvimento, e novidades podem surgir a qualquer momento.
_______________
LEIA TAMBÉM:
Objeto não identificado abatido pelo Pentágono no Alasca
“Não é nosso”: governo do Japão nega conhecimento de estranho OVNI sobre Sendai (vídeo)
171 avistamentos de UAPs ainda sem explicação: novo relatório do Pentágono
Caso Lago Falcon: o incidente óvni mais incrível já registrado no Canadá
Olá,
Amigos, minha opinião é que a politização que fazem desses eventos é só cortina de fumaça para ocultar a presença de ovnis no mundo todo e em todos os tempos.
Bom, acreditar que abater um ovni com tecnologia muito mais avançada, velocidades inimagináveis, que realizam mudanças de direção e velocidade praticamente instantaneamente, não seria possível a não ser que fosse terrestre, porém, abatível!
Enfim, seriam os ovnis realmente hostis da forma que os governos tratam o assunto, antes veladamente e agora “abertamente”?