CIA disponibiliza arquivos óvni em uma das maiores liberações da história
CIA disponibiliza arquivos óvni em uma das maiores liberações da história. Assim como o ano passado, 2021 promete ser um ano de grandes revelações sobre Objetos Voadores Não Identificados (óvnis), ou como os órgãos oficiais americanos gostam de chamar, Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs).
E a grande notícia dessa vez é que a Central Intelligence Agency (CIA) disponibilizou mais de 2700 páginas de documentos sobre esses eventos. É uma das maiores desse tipo na história da ufologia.
A CIA e os arquivos óvni
Os documentos foram obtidos pelo site The Black Vault por meio da Lei de Acesso à Informação. Eles estão em formato PDF e contém documentos desde a década de 1980.
Os documentos contêm informações de todos os tipos como avistamentos e quedas de discos voadores, contatos com extraterrestres, explosões misteriosas e abduções.
O criador do site, John Greenewald, define os documentos como “um assunto de importância pública” e entende que as pessoas – acreditando ou não em alienígenas – têm que ler sobre o assunto diretamente nos registros da CIA.
Dez mil formulários
Greenewald conta ainda que não foi fácil conseguir o material. Desde o 1996 ele estaria enviando formulários com a solicitação. Cerca de 10 mil solicitações teriam sido preenchidas por ele.
E depois de mais de 20 anos de insistência o criador do The Black Vault recebeu uma caixa enorme da CIA diretamente na sua casa.
Com o material em mãos, uma coleção gigante de CD-ROMs, foi preciso digitalizar página por página. A opção de Greenewald foi por transformá-los em PDF para facilitar o acesso da comunidade internacional
Pesquisa continuará
De acordo com a CIA, este seria todo o arquivo que a agência possui sobre óvnis, mas Greenewald diz que a pesquisa do The Black Vault continuará para ver se há documentos adicionais nos acervos da agência.
“O público tem o direito de saber. Sinto como se estivesse cumprindo um objetivo estabelecido. Acesso fácil para material importante para que as pessoas tomem suas próprias decisões sobre o que está acontecendo”, disse ele.
Todo o material pode ser consultado e baixados direto do site.