Cientistas descobrem o ponto mais profundo da Terra

Um novo mapa criado pela NASA revelou que o ponto mais profundo da Terra está numa região conhecida como Queen Mary Land, no território antártico australiano.
Publicado em 12 de dezembro na revista Nature Geoscience, o mapa revela características topográficas anteriormente desconhecidas que moldam o fluxo de gelo no continente congelado.
Ao estudar a quantidade de gelo que flui por uma região específica e estreita conhecida como vale de Denman a cada ano, os pesquisadores perceberam que ele deve mergulhar pelo menos 3,5 km abaixo do nível do mar para acomodar todo o volume de água congelada.
Muito mais profundo que o Mar Morto
Isso é muito mais profundo do que o Mar Morto, a região mais baixa de terra exposta, que fica 432 metros abaixo do nível do mar.
Pesquisadores usaram um sistema de microondas para penetrar a grossa camada de gelo que cobre o continente, que pode chegar a mais de 4 km de espessura.
O mapa gerado revela um relevo fragmentado, em vez da massa de gelo sólida que conhecemos.
No oceano, o ponto mais profundo é o Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, com quase 11 km mil abaixo do nível do mar.