Concorrência no turismo suborbital: Blue Origin leva Jeff Bezos ao espaço
Depois da viagem à fronteira do espaço de Richard Branson, na nave VSS Unity, da sua empresa Virgin Galactic, foi a vez do também bilionário Jeff Bezos integrar a equipe do primeiro voo suborbital tripulado da sua empresa Blue Origin, a bordo do conjunto de foguete e cápsula New Shepard, nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, oficialmente abrindo a temporada de concorrência privada pelo turismo espacial.
Homem mais rico do mundo, fundador da Amazon, Bezos foi acompanhado de uma tripulação sem astronautas profissionais, ao menos tecnicamente. Isso porque fez parte da equipe a piloto e astronauta aposentada Wally Funk, de 82 anos, que terminou sua carreira na NASA sem conseguir concluir um voo espacial. Funk se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço.
A mesma equipe contou com o irmão de Jeff, Mark Bezos, e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, que tornou-se a pessoa mais jovem a realizar uma viagem suborbital, outro recorde marcado pela Blue Origin.
O foguete New Shepard — que é mais um da nova classe de foguetes totalmente reutilizáveis com a capacidade de pouso vertical — decolou às 10h12 (horário de Brasília) de Van Horn, no Texas (EUA). E atingiu uma altura de aproximadamente 107 quilômetros. Num voo total de pouco mais de 10 min, os tripulantes puderam aproveitar cerca de 5 minutos com a sensação de voar sem gravidade (na verdade, sob efeito da microgravidade).
Diferentemente do avião foguete da concorrente Virgin Galactic, que pousa como uma aeronave convencional, a cápsula de voo da Blue Origen no foguete New Shepard separou-se do booster e desceu suavemente utilizando paraquedas. Já o foguete retornou com sucesso ao ponto exato onde estava previsto o pouso.
Tanto no caso da Virgin Galactic quanto da Blue Origin, suas aeronaves visam especificamente o voo suborbital, ou seja, chegando até a fronteira do espaço e sem entrar em órbita. São principalmente destinados ao turismo espacial, podendo até realizar rápidos experimentos em microgravidade. A empresa de Jeff Bezos, no entanto, está desenvolvendo uma versão maior de seu foguete, o New Glenn, destinada a viagens orbitais completas.
___________________
LEIA TAMBÉM:
Virgin Galactic lança Richard Branson no VSS Unity e inaugura nova era do turismo espacial
Os habitats espaciais de Jeff Bezos planejados para abrigar um trilhão de pessoas
Turismo no espaço: começa em 2025 a construção do primeiro hotel espacial
No espaço, cosmonauta russo filmou cinco óvnis sobre a Antártida