Encélado possui oceano que pode ter vida extraterrestre
Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelaram recentemente que Encélado possui um oceano subterrâneo que pode ter vida extraterrestre.
Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno. Os cientistas Lucas Fifer, David Catling e Jonathan Toner fizeram o anúncio durante a AbSciCon 2019, evento americano que reúne palestras e debates sobre Astrobiologia.
De acordo com eles, desde 2014, quando Saturno foi visitado pela primeira vez pela missão Cassini, as descobertas não param. Uma das maiores foi a de que há gêiseres de vapor de água em torno do polo sul de Encélado. As pesquisas mostraram ainda um grande oceano subterrâneo no local.
A partir daí várias experiências foram feitas para descobrir se em Encélado poderia haver vida extraterrestre.
Condições do oceano podem abrigar vida extraterrestre
O trabalho recente do grupo identificou que a quantidade de dióxido de carbono, metano e hidrogênio nesta Lua é maior do que se imaginava e que o PH é semelhante ao registrado nas águas da Terra.
“O alto nível de dióxido de carbono implica em um nível de PH mais baixo e mais semelhante ao da Terra. Esse é um sinal de que pode haver vida sim”, explica Lucas Fifer.
______________
LEIA TAMBÉM
Observação de sonda indica água no estado líquido em lua de Saturno
Agência Espacial Européia lançará sonda a satélite de Saturno
______________
Para ele, na Terra, a vida funciona melhor se o PH da água for quase neutro. “Essas informações nos fazem inferir que este mundo é quase familiar para nós”, continua.
Segundo Fifer, já que as condições do oceano de Encélado são boas para as múltiplas formas de vida bacteriana, pode haver outras formas de vida também. “Onde há comida pode haver vida”, resumiu. “E este mar subterrâneo se revelou um banquete para essas formas de vida”, finalizou.