Estranho monólito de Utah começa a revelar seus segredos
A internet foi sacudida esta semana pela notícia da descoberta de um estranho monólito aparentemente metálico cravado no solo no meio de um deserto de Red Rock, numa região remota do estado de Utah, nos Estados Unidos. Uma equipe de exploradores localizou o objeto, apesar das autoridades terem tentado manter o local em segredo para evitar romarias de curiosos. O grupo, aparentemente, começou a revelar seus segredos – que não parecem mais tão misteriosos assim.
Tudo começou com um voo de helicóptero, no dia 18 de novembro. Um biólogo contabilizava um rebanho de ovelhas em sobrevoo sobre a região quando avistou o brilho do misterioso monólito.
A estrutura tem aproximadamente 3,6 metros de altura e estava fincada no solo – ainda não há qualquer indicativo de quem a levou até ali.
“Foi uma das coisas mais estranhas com as quais me deparei em todos esses anos como piloto”, disse Bret Hutchings, que conduzia o helicóptero naquele momento, em entrevista à rede local de televisão KSLTV.
Segundo o piloto, quando o biólogo avistou a estrutura do alto, soltou um: ‘Opa, opa, opa, deem a volta, deem a volta!’
Imediatamente após na divulgação das primeira imagens – inclusive com a colaboração da polícia local, na tentativa de identificar um provável autor – começaram a circular comparações entre a curiosa instalação e a famosa cena do filme “2001, uma Odisseia no Espaço”, icônico filme do Stanley Kubrick.
No filme, um monólito deixado na Terra primitiva supostamente por uma avançada civilização extraterrestre estimula a tomada de consciência e o desenvolvimento da inteligência nos primatas que povoavam o planeta antes do homo sapiens.
Acontece que, segundo já havia avisado os descobridores e a polícia de Utah, que chegaram a ter contato com o artefato, este se parecia muito com alguma coisa – provavelmente uma instalação artística – feita por mãos humanas.
Mais informações do monólito divulgadas por perfil do Instagram
Agora um perfil do Instagram, denominado @level_up_and_create, teve acesso ao local – ou ao menos a outros curiosos que localizaram e filmaram uma incursão ao local exato.
Dois posts publicados no perfil mostram que o objeto é uma peça composta na verdade de três chapas que foram unidas no próprio local. “Como se fosse uma caixa de papelão” , ressalta o protagonista do vídeo ao bater numa das laterais. Apesar do aspecto metálico, o material pode ser feito de plástico ou algum tipo de compensado, e o protagonista do vídeo usa um ímã para provar isso. O som das batidas também não não se assemelha ao alumínio.
Ver essa foto no Instagram
Também há rebites convencionais nas laterais das chapas, provavelmente ligando alguma outra peça de sustentação interna. Outro vídeo mostra que as peças foram fixadas no chão com um recorte no solo e o uso de silicone. “Foi feito um bom trabalho” destaca outro interlocutor, cercado de mais curiosos preparados com tripés e equipamentos de filmagem.
Um dos vídeos divulgados usa a legenda “mistério resolvido”, embora em nenhum dos casos se esclareça até agora quem foi o autor, por que e como as peças foram parar ali. A única coisa que fica evidente é que o monólito na verdade é uma instalação feita pelo homem. O terreno é propriedade do governo federal e a instalação de qualquer estrutura ali é crime, o que provavelmente vai desestimular um eventual autor de assumir sua realização.
Ver essa foto no Instagram
Curiosamente, o perfil @level_up_and_create no Instagram nasceu em fevereiro desse ano, tem pouco menos de duas centenas de postagens e todas elas estão de alguma forma ligadas a teorias do “antigo astronauta”, conhecimentos ocultos da antiguidade e teorias conspiratórias, incluindo algumas relativas às invenções de Nikola Tesla. Mesmo assim a conta já tem 21 mil seguidores.
_____________
LEIA TAMBÉM
Em vídeo polêmico homem diz que socorreu “viajantes do tempo”
Óvni tipo Tic-Tac, nuvem ou balão? O incrível vídeo da Califórnia