Hubble fotografa rosto alienígena gigante há 704 milhões de anos-luz
O telescópio Hubble, da NASA, fotografou recentemente uma imagem bastante estranha que lembra o rosto de um alienígena gigante. A fotografia jamais havia sido vista por qualquer ser humano.
E se tem uma coisa que os filmes de ficção científica nos ensinaram é que, quando encontrarmos alienígenas ultra inteligentes, eles terão cabeças grandes e ovais e enormes olhos esbugalhados, tal qual a imagem do rosto alienígena feita pelo megatelescópio.
Ali, há 704 milhões de anos-luz da Terra, o rosto alienígena assustador olha o resto do universo . A sua existência conta a história de uma colisão colossal entre duas galáxias há muito, muito tempo.
Rosto alienígena gigante são duas galáxias
O sistema galáctico é chamado de Arp-Madore 2026-424. Mas o que falta em um nome chamativo é mais do que compensado por sua aparência alienígena.
Os “olhos” do alienígena são o coração de duas galáxias que se aproximaram demais, resultando em uma colisão que formou a vasta estrutura de anéis formadores de estrelas que aparece azul na imagem.
Lá, na neblina de gás e poeira, novas estrelas estão nascendo. As duas galáxias ainda estão se fundindo do nosso ponto de vista, mas eventualmente se tornarão uma, estabelecendo-se em uma orientação mais estável e desfrutando da explosão de estrelas recém-nascidas.
A justaposição lado a lado das duas protuberâncias centrais de estrelas das galáxias que vemos aqui também é incomum. Como as protuberâncias que formam os “olhos” parecem ter o mesmo tamanho.
Por isso, os cientistas têm certeza de que as duas galáxias envolvidas no acidente eram do mesmo tamanho.
O rosto alienígena já não é mais o mesmo
Isso é diferente das colisões mais comuns em que pequenas galáxias são devoradas por seus vizinhos maiores.
Por estarmos tão distantes, é provável que o sistema galáctico esteja muito diferente agora. Hoje, o que se parece com um rosto alienígena, provavelmente era assim há 704 milhões de anos.
As colisões da galáxia são eventos incrivelmente interessantes de se observar, e uma colisão semelhante inevitavelmente um dia chegará perto de nós. Em algum momento, no futuro distante, nossa própria Via Láctea colidirá com a vizinha galáxia de Andrômeda.
Mas nada de pânico. Ainda temos alguns bilhões de anos antes para nos preocuparmos com isso.