Imagens impressionantes mostram meteoro atingindo cidade russa (Vídeo)

Um vídeo com registros de um meteoro atingindo uma cidade russa voltou a circular na internet nos últimos dias. As imagens são de 2013 e são impressionantes.
Era 15 de fevereiro de 2013 quando o asteroide de aproximadamente 20 metros de diâmetro e cerca de 13 mil toneladas entrou na atmosfera terrestres.
Quando estava a 30 ou 45 km de altitude ele se desintegrou em pedaços e caiu na cidade de Chelyabinsk, na Rússia.
Mesmo estando em partes menores o impacto dos fragmentos estilhaçou vidraças de muitas janelas e a luz ultravioleta gerada foi tão intensa que mais de vinte pessoas sofreram queimaduras na pele.
Estima-se que mais de mil pessoas tenham se ferido.
Meteoro assustou moradores
Capturada por diversas câmeras instaladas em carros e prédios, a chuva de meteoritos impressiona quem assiste. O incidente assustou os moradores que olharam assombrados para o céu imaginando ter começado uma guerra nuclear.
“Ao entrar na atmosfera ele se tornou um objeto dotado de energia equivalente a um milhão de toneladas de TNT, isto é, 30 vezes a potência da bomba atômica de Hiroshima”, diz Viktor Grokhovsky, da Academia Russa de Ciências.
Uma das partes do meteorito está exposta em um museu da cidade. Com 570 kg, foi retirada de lago próximo de Chelyabinsk.
Apenas danos locais
Especialistas afirmam que poucos asteroides cruzam a trajetória da Terra e menos ainda resistem ao choque e à fricção com a atmosfera. Os que passam normalmente caem em zonas desabitadas ou no mar.
O último meteoro de tamanho grande colidiu com a Terra foi o Tunguska, que caiu em 1908 na região de mesmo nome, localizada na Sibéria.
Ele tinha mais de 70 metros e arrasou uma superfície de 2 mil m² dizimando 80 milhões de árvores. Tanto o Tunguska quanto o Chelyabinski tem potencial de causar apenas danos locais.
_______________
Leia Também:
Asteroide de 55 milhões de toneladas pode atingir a Terra em outubro
“É 100% certo de que seremos atingidos”, diz cientista sobre asteroide gigante
Afinal, o asteroide Oumuamua é ou não é uma nave extraterrestre?
________________
Já o último meteoro com potencial devastador para o planeta caiu na Terra há 65 milhões de anos na região de Ykucatán, no México, e extinguiu os dinossauros.
Veja o vídeo da queda do meteoro em Chelyabinsk: