Incrível óvni sobre Antioquia não era balão, garante piloto que o filmou

Incrível óvni sobre Antioquia não era balão, garante piloto que o filmou
Em vídeo, o melhor registro de óvni de todos os tempos? (Crédito: Reprodução/divulgação de Jesús Alberto, arquivo pessoal de Valentina Rueda Velez)

O piloto Jorge A. Arteaga garante que o óvni que filmou sobre Antioquia, a Colômbia, não era um balão ou qualquer outro artefato conhecido. A declaração foi dada ao pesquisador mexicano e apresentador de TV Jaime Maussan, cujo grupo de trabalho revelou ao mundo a incrível gravação, publicada em primeira mão na semana passada pelo Portal Vigília.

----publicidade----

Depois de ver sua gravação ganhar o mundo sendo creditada à modelo também colombiana Valentina Rueda Velez, incluindo informações incorretas de localização e data, o piloto resolveu ir a público falar do óvni que vem sendo chamado de “UAP V”. Ele concedeu uma entrevista a Maussan, que deve ser veiculada na íntegra no programa Tercer Milénio, que vai ao ar neste domingo, 16 de abril de 2023.

Em um trecho da conversa antecipado pelo pesquisador mexicano em seu canal TV Maussan, no Youtube, Arteaga dá mais detalhes de sua gravação e corrige diversas informações. A gravação ocorreu em 12 de maio de 2022 e não em março de 2023, conforme a divulgação original iniciada pela modelo Velez. O piloto, acompanhado de um instrutor (ao qual denomina apenas Daniel, para não revelar a identidade), fazia um voo de treinamento entre Medellín e Santa Fe. Ele pilotava um Cessna T303 Crusader, de sua propriedade, e não um Beechcraft King Air como originalmente divulgado.

Era aproximadamente 13h00 quando, ao sobrevoar um trecho próximo a San Jerónimo em Antioquia, Arteaga e seu colega de voo viram um objeto brilhante “flutuando”, aparentemente estático à sua frente. Conforme se aproximaram, o objeto se moveu em velocidade na direção de sua aeronave.

Em um testemunho por escrito que faz parte da investigação de Maussan, ao qual o Portal Vigília teve acesso, Arteaga ressalta o susto da aproximação; foi a primeira, antes de ele começar a filmar o objeto.

“Quando passamos ao lado do objeto, ele se moveu repentinamente e veio em nossa direção. Foi um susto enorme e eu tive que desviar para evitar uma colisão. Nesse momento, eu disse para o Daniel: ‘Caramba, você viu isso?’ Ele respondeu: ‘Sim, são ossos do ofício’. Eu disse: ‘Não, isso não é normal’. Então eu dei uma volta e comecei a filmar o objeto com o meu celular”, contou o piloto.

Segundo o relato de Arteaga, eles estavam a uma altitude de 12.500 pés (cerca de 3.800 metros) e ele chegou a fazer uma curva com o avião na tentativa de perseguir o óvni. Então ligou a câmera de seu celular, um modelo iPhone, e acelerou em direção ao objeto. Quando se deu conta, o objeto mudou de direção e investiu novamente com contra seu Cessna. E foi justamente neste momento em que foi capturado em vídeo.

----publicidade----

“Isso foi muito assustador e eu não sabia o que estava acontecendo”, disse o piloto.

No testemunho ao investigador Jaime Maussan ele afirma ter outros vídeos do mesmo objeto, que continuou seguindo por um tempo, tentando entender o que era. “Ele parecia ter uma forma ovalada e brilhava muito. Mudava de velocidade e de direção sem nenhum padrão. Não parecia ser um balão, nem um drone, nem um avião. Era algo totalmente diferente”, disse Arteaga.

Até o momento em que essa matéria foi escrita, no entanto, nenhuma dessas outras evidências havia chegado ao público.

A hipótese do balão e a investida sobre ufólogos norte-americanos

Logo que o vídeo do óvni de Antioquia começou a circular, vários usuários apontaram a possibilidade de o objeto trata-se de um balão metalizado, de hélio. Um destes usuários foi Mick West, escritor de ciência, investigador cético e programador de videogames aposentado americano. Ele é o criador dos sites Contrail Science e Metabunk e investiga e desmascara reivindicações pseudocientíficas e teorias da conspiração, como chemtrails e óvnis.

----publicidade----

“Parece que eles estão apenas passando por algo como um balão de mylar”, twittou West.

A análise superficial foi resposta à provocação de outro usuário em um tuíte de Jesús Alberto Tlaxcalteco, assessor governamental do México. Alberto faz parte da equipe do jornalista mexicano e foi responsável pelo início da divulgação e checagem do vídeo original.

O seguidor do Portal Vigília no Instagram, @hectordalar, lembrou-se de um produto curioso presente no mercado há algum tempo.

“Tem uma empresa que chama Festo, que faz mini dirigíveis iguais a esse. Era chamado de Air_ray. Não posso afirmar que é. Mas são bem parecidos”, disse.

De fato, balões de polímero metalizado (“mylar”) e hélio foram desenvolvidos pelo setor de P&D da empresa já no final dos anos 2000. Assemelham-se muito com o objeto filmado, por seu formato de arraia. Mas projetados para exibições em locais fechados, parece difícil que possam ser a explicação para o objeto de Antioquia.

Balão robô Air_Ray, criado pela Festo (Imagem: Reprodução/www.festo.com)
Balão robô Air_Ray, criado pela Festo (Imagem: Reprodução/www.festo.com)

Nas redes sociais, posts de Jesús Alberto e do próprio Jaime Maussan mencionam frequentemente perfis notoriamente envolvidos com a Ufologia dos Estados Unidos, numa clara tentativa de fazê-los se posicionar a respeito da filmagem. Nomes como Jeremy Corbell, Avi Loeb, George Knapp foram alguns dos alvos. Um dos poucos sucessos neste sentido, até agora, foi o piloto de caça Ryan Graves, que protagonizou um encontro com um UFO “Tic Tac” e tornou-se incentivador da abertura dos relatos de pilotos militares.

“Olá Jaime, obrigado por entrar em contato! O vídeo em si certamente parece ser consistente com tal passagem de uma aeronave”, respondeu Graves de forma vaga a Maussan numa mensagem à qual a reportagem teve acesso. Rapidamente, a curta mensagem recebeu um post de agradecimento do pesquisador pelo piloto supostamente atestar “a realidade do vídeo”.

Outro usuário no Twitter, @rafsviews, reclamou das comparações com balões. Ele publicou lado a lado o vídeo do óvni e um balão para mostrar como o segundo fica bastante evidente numa filmagem a distância equivalente.

Comparações com outros casos na Colômbia e pontas soltas

A se confirmarem as declarações do piloto sobre a atitude do “UAP V”, ou “óvni arraia” sobre Antióquia (como algumas vezes o pesquisador mexicano Jaime Maussan se refere ao objeto), fica bem difícil comprar a hipótese de um balão.

“Eu estava voando a cerca de 130 ou 140 nós [240 a 260 km/h], e ele [o objeto] era mais rápido do que eu. Quando fizemos o primeiro contato com o objeto, nós estávamos indo para Medellín, e eu disse: “O que é esse ponto que tem no meio do nada?” Quando eu disse isso para o Daniel, ele passou por cima de nós. O engraçado é que eu passei bem perto dele, e se fosse um balão qualquer, a mera esteira do avião teria acabado com ele ou tirado ele do lugar onde estava. Mas ele não se foi, ele ficou lá. E eu disse: “Não, eu tenho que procurá-lo”, detalhou Arteaga.

Se a possibilidade de ser um balão fica fragilizada, por outro lado se confirma o fato de que objetos de formas bastante similares ao óvni de Antioquia parecem estranha e coincidentemente ter uma predileção pela Colômbia.

Ainda na semana passada, o investigador e apresentador televisivo deu voz a algumas comparações um tanto forçadas de seus seguidores com o famoso óvni “Gimbal”, registrado em vídeos vazados do Pentágono. Em meio à escalada da polêmica em torno do novo registro, no entanto, resgatou pelo menos outros dois casos em vídeo que mostravam em maior ou menor grau de detalhes óvnis extremamente parecidos: duas vezes em Medellín, em 2021 e 2022.

Misteriosos objetos filmados na Colômbia nos últimos anos têm similaridades e registros de boa qualidade (Credito: Divulgação de Jaime Maussan)
Misteriosos objetos filmados na Colômbia nos últimos anos têm similaridades e registros de boa qualidade (Credito: Reprodução Youtube/Divulgação Jaime Maussan)

Por hora, o caso segue sem uma explicação convencional. Por diversas vezes Maussan já mencionou “análises de experts” e uso de inteligência artificial na pesquisa do vídeo, mas continua devendo laudos técnicos, metodologia de análise e os currículos profissionais dos especialistas. Também não há qualquer manifestação sobre tentativas de escrutínio de registros oficiais ou posicionamento da autoridade de aviação da Colômbia.

Além disso, o fato de a modelo Valentina Rueda Velez ter originalmente divulgado o óvni de Antioquia como se tivesse presenciado a aparição deixa a história um tanto nebulosa. Na tentativa de esclarecer esse fato, nossa reportagem tentou contato com ela via Instagram, mas não obteve resposta.

Apesar disso, diante do contundente depoimento do piloto e da clareza do vídeo em si, parece improvável que qualquer uma dessas pontas soltas possa representar uma ameaça ao título de um dos melhores registros de objetos voadores não identificados de todos os tempos para o óvni de Antioquia. Pelo menos por enquanto.

________________

LEIA TAMBÉM:

Surge novo candidato a melhor vídeo de óvni de todos os tempos?

Jornalista da Fox promete maior evidência UFO e apresenta óvni de Aguadilla

Ufólogo brasileiro registra fenômeno misterioso no deserto do Atacama

Jeferson Martinho

Jornalista, o autor é empresário de comunicação, dono de agência de marketing digital e assessoria de imprensa, publisher de um portal de notícias regionais na Grande São Paulo, fundador e editor do Portal Vigília. Apaixonado por Ufologia de um ponto de vista científico, é autor do livro "Nem Todo OVNI é Extraterrestre - Um guia para entusiastas da ufologia que não querem ser iludidos", disponível na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×