Luzes misteriosas são vistas em Moçambique
Um grupo de amigos que praticam mountain bike fez avistamento de objetos luminosos nos céus da praia de Ponta do Ouro, em Moçambique, e Namahacha, vila a 200 km de Ponta do Ouro. As duas localidades, ficam próximas à África do Sul e, segundo o relato de Carlos Pais e Mauro Felipe Bragança, ambos moradores da região, o fenômeno vem aparecendo com freqüência nos últimos três meses.
O primeiro a se deparar com as luzes foi Carlos Pais. Como faz freqüentemente, o grupo de mountain bike regressava do passeio a Namahacha, rumo a Maputo, distante 70 km, quando um dos colegas chamou a atenção dos demais para os objetos. Pais afirma que, a grande distância, cerca de 12 focos de luz moviam-se a altas velocidades, descrevendo trajetórias “não retilíneas, fazendo curvas e alguns ângulos muito fechados”. O céu estava limpo, com grande visibilidade, e o avistamento aconteceu entre 19 e 20 horas. Segundo Pais, os objetos tinham “luz fixa, não cintilante”.
OVNIs ou satélites?
Poucos dias depois, Mauro Felipe Bragança, outro membro do grupo de mountain bikes, acampava com amigos na praia de Ponta do Ouro, na fronteira com a África do Sul, quando pôde observar fenômeno semelhante. Ele e um amigo estavam deitados na praia observando uma estrela, por volta das 20 horas, quando viram-na deslocar-se velozmente. Em princípio, por haver nebulozidade, eles acharam que poderia ser uma ilusão de ótica. No entanto, segundo Mauro, ele e o amigo puderam vê-la descrevendo zig-zags em diversos sentidos e fazendo pausas durante os movimentos. “Tinha um brilho de estrela e não tinha movimentos lógicos”, descreveu Mauro.
Rapidamente eles foram chamar os outros acampantes, mas ninguém acreditou na história. Mauro e o amigo então retornaram ao local do avistamento e, quando observaram com atenção novamente, viram 9 pontos luminosos fazendo o mesmo movimento que tinham visto anteriormente. Quase duas horas depois de ficarem ali observando, outros membros do grupo apareceram e acompanharam o fenômeno.
Com a chegada dos demais, as opiniões convergiram na possibilidade de tratarem-se de satélites. Depois de várias horas de observação, eles perderam o interesse e foram dormir.