Meteoro assusta moradores de Baturité e região, no Ceará
A explosão de um meteoro assustou moradores de várias cidades na região conhecida como Maciço de Baturité, no interior do Ceará, no último sábado, 10 de outubro, pouco antes das 7 horas da manhã. Um forte estrondo seguido da sensação de um pequeno tremor de terra foi sentido em municípios como Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Palmácia e Guaramiranga.
O evento foi acompanhado por astrônomos da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). “Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória”, afirmou o astrônomo Lauriston Trindade, em declaração publicada ontem pelo site do jornal Diário do Nordeste.
A passagem do meteoro foi registrada por satélite. O clarão no céu chegou a ser visto por alguns munícipes a partir do sul de Fortaleza, mas o forte estrondo e o tremor resultante preocupou alguns os moradores, que consideraram a possibilidade de se tratar da queda de um avião.
Neste mês de outubro o planeta Terra atravessa uma região específica do céu que provoca a chuva de meteoros chamada Draconídeas, bastante conhecida da comunidade astronômica. A previsão era de que o pico do fenômeno ocorresse justamente até este sábado (10/10).
___________
LEIA TAMBÉM
Documentários apontam a alvorada de uma nova ufologia
Meteoro gigante explode no céu do Brasil. Imagens são impressionantes
Mapeamento da NASA mostra volume colossal de asteroides no entorno da Terra
___________
A rede Bramon faz o registro em seu site de relatos de avistamentos de meteoros e meteoritos em todo o país. No mesmo dia, inclusive, registrou também o relato de uma moradora de Santa Catarina, às 23h21. “Eu fiquei impressionada pois parecia uma enorme bola de fogo, porém distante como uma lua vermelha. Uma cor bem vívida e se movia para o céu. Pouco antes de desaparecer brilhou como se a “bola” ficasse pela metade. Como se estivesse apagando. Tenho o vídeo, mas foi feito pelo celular. Não escutei nenhum barulho diferente. Mas fiquei muito intrigada com o que foi visto”, descreveu a observadora (Relato Relato 5721a).
As estatísticas da Bramon a partir de relatos mostram neste ano um período de intensa atividade de meteoros. O site da rede já contabiliza 256 relatos de avistamentos. O recorde foi no ano passado, com 327 registros.