Mistério em Guaranésia: ufólogo aponta Starlinks como possível explicação para (algumas) luzes

Mistério em Guaranésia: ufólogo aponta Starlinks como possível explicação para (algumas) luzes
Moradores de Guaranésia, MG, estão fazendo múltiplos registros de fenômenos luminosos no céu noturno (Cortesia: Natanael Carvalho)
Compartilhe

A série de luzes misteriosas que têm pairado sobre Guaranésia, Minas Gerais, intrigando moradores e gerando debates sobre possíveis OVNIs, pode ter encontrado uma explicação. O ufólogo Rony Vernet, após análises detalhadas, sugere que parte dos fenômenos luminosos registrados podem ser satélites Starlink. Esta nova perspectiva traz uma luz sobre os avistamentos que despertaram curiosidade e apreensão na comunidade local, conforme noticiado anteriormente pelo Portal Vigília.

----publicidade----

Relembrando, os moradores de Guaranésia registraram múltiplos fenômenos luminosos no céu noturno, descrevendo-os como incomuns e inexplicáveis. As luzes, que pareciam mudar de cor e se moviam entre os morros da região, foram observadas por diversos moradores nos últimos dias. Um morador chegou a comentar em vídeo: “Cara, tem uma luz piscando ali no céu. Faz um tempão que tá piscando e não sai daquele lugar”.

Natanael Carvalho da Silva, um funcionário público local, atuou como interlocutor entre os vizinhos e a comunidade ufológica, compartilhando relatos, fotos e vídeos com o Portal Vigília. “Aqui está aparecendo umas luzes nas montanhas à noite e o povo está comentando; já fizeram uns vídeos e tal dessas luzes”, explicou Natanael, ressaltando que esse fenômeno é algo inédito na região. A interação das luzes com um grupo de moradores durante uma vigília, onde as luzes retornaram com mais intensidade após os moradores piscarem as luzes do carro, adicionou ainda mais mistério ao caso.


Em vídeo publicado em seu canal no Youtube, o ufólogo Rony Vernet analisou parte dos vídeos dos avistamentos em Guaranésia e propôs uma explicação alternativa para ao menos alguns casos. Segundo Vernet, os objetos filmados têm um comportamento compatível com satélites Starlink.

“Você tem objetos aí que mais ou menos numa cor mais clara né mais pro branco ali às vezes amarelada que eles aparecem ficam eh um pouco mais intensos e depois vão aí desaparecendo até sumirem”, descreve o ufólogo sobre o padrão das luzes.

Vernet explica que esses objetos aparecem em várias direções, atingem uma intensidade máxima e depois desaparecem, um comportamento que, segundo ele, é típico de satélites Starlink.

Vernet detalha sua análise: “o curioso é que acontece ali… Dá umas 9 da noite começa a aparecer com muita intensidade e aparecem vários, inclusive em várias direções também”. Exibindo um dos vídeos, ele mostra “ali no caso estava a esquerda para a direita, mas em várias direções e alturas eles aparecem às vezes até em múltiplos dois ou três”.

Ele ainda menciona a hipótese de que o aumento desses avistamentos pode coincidir com o período em que satélites Starlink se tornam mais visíveis: “a gente sabe que em novembro começa a uma série de avistamentos de Starlink que pode ser visto inclusive de madrugada e isso dura aí durante todo o verão até lá mais ou menos fevereiro e março principalmente muito forte no sul”.

Para testar sua teoria, Vernet realizou uma simulação com o aplicativo Stellarium, na localização de Guaranésia, e concluiu que “entre Sul e Sudoeste a gente vê que há vários satélites starlink, grande parte deles indo de fato da direita pra esquerda a maioria muito próxima ao horizonte, compatível com as imagens que a gente tem lá né”. Essa simulação revelou que a maioria dos satélites visíveis nessa região se move da direita para a esquerda, um padrão compatível com os avistamentos relatados. Segundo Vernet, os satélites aparecem por volta das 9 da noite, ficam mais visíveis até as 10, diminuem até as 11 e voltam a aparecer por volta das 3:30 da manhã, devido ao movimento do sol e à reflexão da luz nos satélites.

----publicidade----

É importante ressaltar que no final de 2024 e início de 2025, um aumento significativo de vídeos de supostos OVNIs cilíndricos azuis voltou a circular, inclusive no Brasil. Esses objetos são, na verdade, grupos de satélites Starlink ainda unidos antes de se separarem para suas órbitas finais. O aumento desses avistamentos é atribuído à intensificação de lançamentos pela SpaceX no final do ano, combinada com condições de visibilidade e clima favoráveis em algumas regiões.

A explicação de Vernet não descarta a possibilidade de outros fenômenos anômalos, mas oferece uma interpretação plausível para os avistamentos recentes em Guaranésia, demonstrando como a tecnologia e a astronomia podem ajudar a desmistificar eventos que inicialmente parecem inexplicáveis. A cidade de Guaranésia, que já se destaca no cenário ufológico de Minas Gerais, continua sendo um palco para o monitoramento contínuo dos céus e para novas descobertas.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×