Moradores filmam objeto não identificado em Franca, em SP
Diversos moradores da cidade de Franca, no Interior de São Paulo, avistaram um objeto voador não identificado em plena luz do dia, na tarde da última sexta-feira, 27 de novembro. Algumas testemunhas conseguiram registrar em vídeo a aparição do óvni que às vezes foi chamado de esfera prateada.
A notícia foi divulgada pelo portal GCN, após alguns dos leitores enviarem as imagens para o site. Inicialmente o objeto teria sido registrado por moradores do Jardim Paineiras, localizado na zona Norte de Franca.
As imagens mostram um objeto aparentemente arredondado, cinza ou prateado, movendo-se lentamente no céu. Num dos vídeos, uma pessoa arrisca: “Eu acho que é um satélite”.
De outro bairro, o Jardim Paulistano II, o cinegrafista Eduardo Oliveira também enviou imagens ao site GCN. Oliveira contou que o objeto voador não identificado ficou parado no céu por cerca de meia hora e depois passou a se movimentar. “O que é aquilo? Um negócio branco veio do nada. A lua não é, porque ela está ali”, ponderou ele enquanto registrava o momento.
Os dois registros apresentados pelo portal de notícias mostram um objeto bem distante. Mas um terceiro vídeo, publicado pela página de notícias locais no Facebook chamada “Em Primeira Mão Franca” provavelmente traz mais ajuda para elucidar o mistério.
O vídeo mostra o mesmo objeto com uma aproximação maior, numa trajetória descendente. Já não mais refletindo a luz do sol, deixa de ter aquele aspecto de “esfera prateada”. Nas imagens é possível identificar com mais clareza o formato e o deslocamento típicos de um balão.
Balões continuam sendo uma causa comum de relatos de óvnis
Balões de ar quente, um perigo para as cidades e para o campo, continuam sendo um causa comum de relatos de avistamentos de óvnis.
Além deles, os balões meteorológicos, que voam a altitudes muito maiores e em geral são feitos de materiais altamente reflexivos, também são potenciais causadores de erros de interpretação com óvnis verdadeiramente insólitos.
Agora o grupo ganhou mais um componente difícil de identificar, que são os “balões de internet” do Google. Trata-se de um projeto da Loon, empresa subsidiária da grupo Alphabet, dono do Google. A proposta é levar internet móvel a regiões remotas do planeta, entre as quais a Amazônia.
E você, o que acha?
__________________
Leia também:
Óvni tipo Tic-Tac, nuvem ou balão? O incrível vídeo da Califórnia
O que é a esfera que sobrevoou San Diego em 2014?
[ATUALIZAÇÃO] OVNIs multicores ou… procure um casamento nas redondezas?