O que é a esfera que sobrevoou San Diego em 2014?
Nas últimas semanas voltou a circular nas redes sociais uma imagem impressionante de uma esfera que sobrevoou a cidade de San Diego, nos EUA, em 2014. A imagem, em alta resolução, foi captada em vídeo em 10 de setembro daquele ano, pelo terapeuta aposentado Rick Ybarra. Na época ele próprio publicou o vídeo em seu canal no Youtube, mas em resolução reduzida (240p).
Agora, a filmagem integral em alta resolução foi divulgada em dois vídeos pelo canal do Youtube especializado em Ufologia It’s [redacted]., que descreve seu trabalho como “Histórias de [censurado] solicitações FOIA e arquivos desclassificados”. Junto com o primeiro vídeo, o canal trouxe uma entrevista com Ybarra.
O primeiro vídeo:
Segundo Rick Ybarra contou ao It’s [redacted]., ele parou em sua garagem perto de San Diego, na Califórnia, por volta das 18h45, quando percebeu uma esfera no céu.
Curiosamente, ele era funcionário do Departamento de Defesa (DoD) dos EUA, trabalhando na Base Naval de San Diego e na Base Submarina de Point Loma e só recentemente relatou a história ao canal.
Usando uma terminologia que está se popularizando graças à série Unidentified, baseada na pesquisa de Luiz Elizondo e da To The Stars Academy (TTSA), a esfera é descrita apresentando “quatro observáveis significativos” – ou seja, comportamentos típicos do fenômeno óvni/uap (Unidentified Aerial Phenomena) quem destoam das capacidades e reações de aeronaves convencionais.
As características identificadas no vídeo seriam o “parar e iniciar” o movimento bruscamente, não se mover com o vento, aparência sólida e metálica, a presença de apêndices parecidos com antenas móveis aparentemente independentes.
O objeto aparentava ter pouco menos de 2 metros de diâmetro e Ybarra calculou que ele estava a aproximadamente 120 metros do solo. Ele contou ao It’s [redacted]. que primeiro pensou realmente que fosse um balão, mas lentamente afastou essa hipótese, quando o objeto falhou em se mover conforme com o vento. De fato, no vídeo é possível notar a ventania, mas em vários momentos o objeto parece estacionar.
A esfera tinha um aspecto metálico bem definido, com um detalhe curioso em sua região equatorial. Além disso, refletia o por do sol a oeste.
Ybarra mostrou a filmagem aos colegas de sua cadeia de comando nas bases em que trabalhava e eles não tinham uma explicação. Dias após seu avistamento em 2014, Ybarra disse que sentiu um “desejo” de sair de casa de manhã cedo quando notou novamente um objeto esférico, mas dessa vez em movimento rápido no horizonte.
Referência a caso brasileiro de óvni esférico
Depois da publicação do primeiro vídeo contendo a entrevista, com imagens ainda em uma resolução menor e frames em zoom extraídos da filmagem, o canal It’s [redacted]. atendeu à reivindicação de inúmeros seguidores que pediram a publicação do vídeo na íntegra em alta resolução, resultando no segundo vídeo.
De fato, o objeto tem uma aparência impressionante, que alguns usuários logo lembraram que se parece muito com o antigo e pioneiro satélite Sputnik, da antiga União Soviética (o primeiro a entrar em órbita da Terra). Durante cerca de 12 minutos, a testemunha acompanha o objeto nos céus até ele desaparecer atrás das árvores. Em vários momentos, ele parece girar, mudando a posição do que parecem ser “antenas”, para voltar à posição original logo a seguir.
Com uma das hastes apontadas sempre para baixo e um movimento lento, com um giro quase “pendular”, é difícil não tender a associar o movimento a um balão preso por um fio em algum ponto no solo, apesar dos indícios contrários a esta hipótese descritos por Ybarra.
Os produtores do It’s [redacted]. chegaram a fazer uma busca procurando por arquivos históricos de objetos parecidos, e encontraram um relato similar justamente nos arquivos da Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se de um encontro de 1968, publicado num boletim do SIOANI (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados) em março de 1969.
De fato, a Ufologia está recheada de relatos de contatos imediatos com objetos esféricos. Mas também há muitos erros de interpretação provocados por balões. Mas seja o que for, o registro trazido a público pelo canal It’s [redacted]. não deixa de ser uma impressionante filmagem de óvni/UAP. E mesmo que seja algo prosaico, não deixa de ser sugestivo para o debate que, mesmo com imagens de altíssima resolução, seja tão difícil chegar a conclusões definitivas diante do insólito.
Veja o segundo vídeo, em alta resolução, e opine:
O Portal Vigília agradece ao Jake, do It’s [redacted]. que autorizou a publicação de capturas de tela e dos vídeos incorporados neste texto.
Em 1986 eu e outras pessoas na escola que eu estudava , também vimos uma esfera igual a essa em plena luz do dia ,era umas 09:30 da manhã , horário do intervalo das aulas ,nossa professora teve que mandar eu voltar para a sala de aula kkk mas ficou aquela esfera um bom tempo parada no ar , só não posso afirmar que tinha essas antenas porque vi a olho nú ,mas depois na rádio Difusora em nossa cidade ,divulgou que depois de um bom tempo parada em cima da cidade ,foi embora em alta velocidade , sumindo em instantes. A cidade aqui é Itapetininga SP.
Na verdade é um fake por software de um modelo 3D de uma pequena esfera, pode tirar a medida sabendo que as pontas “antenas” são agulhas de costura ou alfinetes que só são percebidos na foto (esse foi o erro) que serviu de base para o modelo. Com certeza é uma montagem. Quem produziu o vídeo queria talvez o sucesso de conseguir enganar admiradores de UFOs.
Diz que é fake porque já viua explicação e a prova ou apenas por intuição sua (que também tem alguma validade)…
Pergunto isso porque queria ter uma certeza fidedigna.
Eu acho que há ali algo de estranho mas quero perceber o quê.