NASA coloca com sucesso Crew Dragon tripulada em órbita

NASA coloca com sucesso Crew Dragon tripulada em órbita
Lançamento bem sucedido do foguete Falcon 9 levando a Crew Dragon tripulada em órbita na missão Demo-2 da Nasa com a SpaceX
Compartilhe

Foi um sucesso a missão Demo-2, da agência espacial norteamericana, NASA, em conjunto com a SpaceX, para levar à órbita baixa da Terra a cápsula Crew Dragon tripulada pelos astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken. O lançamento da espaçonave com o lançador Falcon 9, também da SpaceX, ocorreu como previsto, precisamente às 16h22 do horário de Brasília, a partir da base do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

----publicidade----

Além de deixar os astronautas na rota programada, o foguete reaproveitável Falcon 9 fez com sucesso a reentrada. O lançador completou seu tradicional retorno vertical, com pouso bem sucedido em uma plataforma em alto mar.

A cápsula Crew Dragon leva à órbita os astronautas Hurley e Behnken à Estação Espacial Internacional (ISS) numa missão histórica que marca a retomada da viagens tribuladas a partir de solo norte-americano. Desde o fim do programa dos ônibus espaciais, em 2011, isso não acontecia.

A missão Demo-2 da Crew Dragon também representa o sucesso da tecnologia da SpaceX, do bilionário Elon Musk, que deve dar suporte ao novo programa lunar da NASA, chamado Artemis. Mais que alçar vôos à Estação Espacial, a agência americana faz planos de levar o homem novamente ao satélite natural da Terra — bem como a primeira mulher — até 2024.

Para a própria SpaceX, a missão de longo prazo é ainda mais ousada. Elon Musk aposta na sua espaçonave Starship, ainda em fase de desenvolvimento, para levar o homem a Marte. Os planos incluem a colonização do planeta vermelho.

A chegada da Crew Dragon à Estação Espacial Internacional está prevista para acontecer na manhã deste domingo, após ajustes de órbita e aproximação. A permanência da espaçonave na ISS ainda é incerta. Segundo o comando da missão, ela e os astronautas poderão ficar no destino de um a quatro meses, dependendo do desempenho dos painéis solares utilizados na nave.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×