NASA e SpaceX lançam nave Crew Dragon tripulada neste sábado

NASA e SpaceX lançam nave Crew Dragon tripulada neste sábado
Astronautas fazem teste na Crew Dragon em janeiro de 2020 (Foto: SpaceX)
Compartilhe

Depois de um adiamento causado pelo mau tempo, a agência espacial norte-americana, NASA, e a empresa do bilionário Elon Musk, a SpaceX, devem tentar novamente este sábado (30), às 16h22 do horário de Brasília, lançar a nave tripulada Crew Dragon. A missão deve decolar do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida.

----publicidade----

A cápsula Crew Dragon levará os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de um foguete reaproveitável Falcon 9. Trata-se de uma missão histórica por várias razões. O vôo da Crew Dragon representa a retomada da viagens tribulados a partir de solo norteamericano em nove anos. Desde o fim do programa dos ônibus espaciais, em 2011, astronautas da NASA não eram enviados ao espaço de uma base nos EUA ou numa cápsula que não fosse uma Soyuz.

Além disso, a missão, denominada Crew Dragon DEMO-2, será o batismo da tecnologia da SpaceX que pretende dar suporte ao novo programa lunar da NASA, chamado Artemis. A agência americana faz planos de levar o homem novamente ao salétite natural da Terra, assim como a primeira mulher, até 2024. E tudo isso com suporte de empresas privadas, incluindo, além da SpaceX, a Boeing, a Blue Origin e outras 8 corporações.

Além disso, essa viagem representa também o teste de conceito de muitas tecnologias da SpaceX para o ambicioso projeto de Elon Musk que pretende iniciar a colonização de Marte em não mais do que 30 anos.

NASA e Space X mantém Crew Dragon, mesmo após explosão da Starship SN4

Aliás, para atingir sua meta de chegar a Marte, o ritmo frenético de desenvolvimento da SpaceX deve estar levantando preocupações aos parceiros governamentais da NASA. Sobretudo quando um projeto seu explode num teste um dia antes de outro lançamento importante!

Foi o que aconteceu durante outro teste estático de incêndio do motor Raptor em seu veículo protótipo Starship SN4 nesta sexta-feira, 29. O veículo explodiu na plataforma de testes em Boca Chica, no Texas.

Este foi o quarto teste de incêndio estático deste mecanismo neste protótipo, portanto, o segundo realizado apenas nesta semana! Não está claro o que deu errado em comparação com outras tentativas de incêndio estático.

----publicidade----

É preciso ressaltar que o desenvolvimento da Starship é completamente independente das missões em parceria com a NASA. A nova espaçonave que a SpaceX vem desenvolvendo em Boca Chica deve ser capaz de levar 100 passageiros ao espaço e será essencial no transporte privado à Lua e a Marte, com capacidade de pousar e decolar desses locais, embora, na Terra, com a gravidade maior, ainda precise do impulso de uma versão turbinada do lançador da empresa, o Falcon Heavy, já testado com sucesso.

Veja no vídeo o momento da explosão:

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×