NASA lança rover Perseverance em busca de vida em Marte
Na manhã desta quinta-feira (30 de julho) partiu rumo Marte a missão Mars2020, que leva consigo o Perseverance, rover da NASA que deve intensificar a busca por vida extraterrestre no Planeta Vermelho.
O lançamento aconteceu pela manhã, às 8h50m (horário de Brasília), no centro de lançamentos de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), utilizando um foguete Atlas-V.
A missão fará uma jornada de 7 meses para encontrar um enorme desafio na reta final do percurso: realizar o pouso suave na superfície do planeta com o maior jipe espacial – ou rover – já enviado a Marte.
O rover que desce no módulo de pouso é enorme. Praticamente do tamanho de um automóvel, pesa 1025kg, 126 a mais que o rover Curiosity, que já explora o planeta há 8 anos. É também o mais avançado já enviado a Marte, incluindo um componente diferente: o helicóptero semi-autônomo Ingenuity, para sobrevoar a superfície marciana.
O dotado de várias câmeras, o Ingenuity é composto de hélices com pás de 1,2 metros de diâmetro e pesa apenas 1,8kg. Esse conjunto é alimentado por uma fonte de energia duradoura: um pequeno reator nuclear previsto para energizar o rover por mais de uma década.
Tecnologias do rover Perseverance para pesquisa em Marte
Todo esse arsenal tecnológico terá a missão de buscar sinais de vida microscópica na superfície do planeta vermelho. Por isso para o pouco foi escolhida a cratera Jezero, que segundo os cientistas há cerca de 3 bilhões de anos foi um imenso lago com aproximadamente 500 quilômetros quadrados.
Além de uma série de instrumentos dedicados à busca por sinais de atividade biológica ou de fósseis que indiquem qualquer traço de vida no passado, o rover Perseverance será capaz de coletar e preservar amostras de solo de Marte para resgate numa missão futura da NASA, embora ainda não esteja muito claro quando esta deverá acontecer. Estima-se que entre 2028 e 2031.
Entre outras experiências importantes que sonda vai realizar está também uma que determinara a viabilidade de conversão do dióxido de carbono da atmosfera marciana em oxigênio para diminuir a carga de futuros astronautas. Chamado de Moxie, o instrumento deverá ser capaz de produzir de 6 a 10 gramas de oxigênio por hora. Se seu funcionamento for confirmado, os cientistas já trabalham em uma versão maior, do tamanho de uma geladeira e com cerca de uma tonelada, que será capaz de produzir até 3 kg de oxigênio por hora.
A Perseverance encerra a temporada de lançamentos ao Planeta Vermelho da janela de oportunidade que acontece a casa 26 meses. Este período é quando Terra e Marte estão numa posição que permite uma viagem mais rápida entre os planetas.
A janela de oportunidade que aconteceu este ano contou com outras duas missões. Uma delas foi a chinesa missão Tianwen-1, lançada no dia 23 de julho, também composta de um módulo orbitador e um rover. Outra foi de uma recém chegada integrante ao time das nações interplanetárias: os Emirados Árabes Unidos, que lançaram o orbitador Hope em 19 de julho.
Veja o vídeo com a transmissão completa do lançamento, pelo canal da NASA no Youtube:
Conheça mais no site oficial da missão Mars2020 neste link.