Nasa promete “empolgante descoberta” envolvendo a Lua

A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) anunciou que na próxima segunda-feira, 26, fará o anúncio de uma “empolgante descoberta” envolvendo a Lua.
As novidades são cortesia do Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), o maior observatório aéreo do mundo.
Uma empolgante descoberta
SOFIA é, na verdade, uma aeronave Boeing 747SP carregando um grande telescópio refletor.
Ao contrário dos telescópios terrestres, o observatório está a cerca de 11 quilômetros acima do solo, na região da estratosfera do nosso planeta.
Por ultrapassar 99% do vapor d’água na atmosfera, o que normalmente obscurece nossa visão do espaço, SOFIA é capaz de “captar fenômenos impossíveis de ver com a luz visível”, segundo a Nasa.
Os resultados obtidos são considerados importantíssimos para a pesquisa científica.
Lua para Marte
SOFIA já detectou oxigênio na atmosfera de Marte, a primeira detecção de uma ligação molecular no espaço, e inúmeras medições infravermelhas, incluindo a impressionante vista infravermelha da nossa própria galáxia.
Desta vez o telescópio voador voltou seu olhar para muito mais perto de casa.
“A nova descoberta contribui para os esforços da NASA em aprender sobre a Lua e ajuda na exploração do espaço profundo”, diz a agência.
Saberemos mais sobre a “incrível descoberta” na segunda-feira, 26, a partir das 13 horas (hora de Brasília) no site da Agência Espacial.

Programa Artemis
A Nasa deixa claro que a “empolgante descoberta” tem a ver com o Programa Artemis, o ambicioso plano de enviar humanos de volta à Lua em 2024 como um ponto de referência para iniciar a exploração de Marte em 2030.
A Fase 1 do Plano Artemis inclui um voo de teste sem tripulação em torno da Lua (chamado Artemis-1) no outono de 2021.
Mais para o fim da década o plano prevê uma base para humanos com infraestrutura necessária para a exploração do satélite a a longo prazo.
A extração de depósitos valiosos de gelo de água do Polo Sul lunar seria o próximo passo da missão. Eles seriam usados para fazer combustível para foguetes na Lua.
_________________
Leia Também:
China, Rússia e Europa irão construir juntas estação de pesquisa na Lua
Farinha de grilo e carne de laboratório alimentarão humanos em Marte
Intrigante sinal de rádio vindo do espaço profundo volta a se repetir. Ouça agora!
_________________
Para reafirmar ainda mais a grandeza do projeto o grupo finlandês Nokia já anunciou que vai fabricar a primeira rede operacional de telefonia móvel na Lua, que será instalada na superfície do astro a partir do final de 2022.
Uma sonda lunar garantirá conexão wireless para “qualquer atividade que os astronautas devam realizar, permitindo a troca de comunicações de voz e vídeo, telemetria e troca de dados biométricos ou mesmo a implantação e o uso de robôs”
FONTE: Independent
FOTO: Pixabay