Heaven’s Gate: a bizarra crença óvni que resultou em suicídio coletivo nos EUA

Heaven’s Gate: a bizarra crença óvni que resultou em suicídio coletivo nos EUA
Marshall Herff Applewhite, founder and co-leader of the religious cult Heaven's Gate, speaks to his followers via television. (Photo by Brooks Kraft LLC/Sygma via Getty Images)
Compartilhe

Heaven’s Gate: a bizarra crença óvni que resultou em suicídio coletivo nos EUA . Em março de 1997 o mundo foi sacudido pela bizarra história de um grupo de 39 pessoas que havia se suicidado em uma mansão nos Estados Unidos.

----publicidade----

Os membros da seita Heaven’s Gate (Portão do Céu) tiraram as próprias vidas porque acreditavam que iriam encontrar um óvni que os esperava atrás do cometa Hale-Bopp.

Eles iriam a outro planeta onde viveriam como uma civilização superior à humana.

Os corpos foram encontrados deitados em posições idênticas em camas e colchões. Eles vestiam calças, camisas e tênis Nike e tinham mantos da cor púrpura sobre cabeças e peitos.

Documentos pessoais, cédulas de U$$ 5 e moedas de U$$ 0,25 foram encontrados nos bolsos das camisas. A causa da morte, segundo o legista, foi sufocamento provocado por sacos sacos plásticos colocados em suas cabeças.

Juntamente com o dinheiro estavam manuscritos orientando como misturar barbitúricos e álcool para “deixar seus contêineres terrestres”.

Heaven’s Gate e o óvni

No início dos anos 1970 Marshall Applewhite, um professor de música que sobreviveu a uma Experiência de Quase Morte, conheceu a enfermeira Bonnie Nettles durante uma estada em uma instituição psiquiátrica no Texas.

----publicidade----

A conexão foi imediata e eles concluíram que já haviam se encontrado em outras vidas. O casal passou então a acreditar que foi escolhido para cumprir profecias bíblicas e que receberam mentes de nível superior ao de outras pessoas.

Applewhite e Nettles também concluíram que eram as duas testemunhas mortas descritas no capítulo 11 do livro bíblico Apocalipse.

Heaven’s Gate: a bizarra crença óvni que resultou em suicídio coletivo nos EUA
Os membros esperavam encontrar um óvni atrás do cometa Hale-Bopp

As pregações pela América

Munidos da ideia saíram em viagem pelos Estados Unidos para pregar sua crença. Por volta de 1974 eles montaram um grupo chamado “a tripulação” e nas duas décadas seguintes viveram em todo o sul da Califórnia.

----publicidade----

Em setembro de 1975, o grupo visitou a pequena cidade de Waldport, Oregon, para dar uma palestra sobre como os óvnis logo fariam contato com a raça humana.

De acordo com um artigo do New York Times , cerca de 150 pessoas se amontoaram em um corredor de motel para ouvir a palestra de Applewhite.

Em junho do mesmo ano, os líderes reuniram seus seguidores restantes na Floresta Nacional de Medicine Bow, no sudeste do Wyoming, prometendo uma visita ao óvni. Nettles depois anunciou que a visita havia sido cancelada.

Herança e morte na Heaven’s Gate

No final da década de 1970, o grupo recebeu uma grande quantia em dinheiro, possivelmente uma herança de um membro ou doações da renda dos seguidores.

Applewhite e Nettles tinham cerca de quarenta seguidores na época, e moravam em duas ou três casas.

Mas em 1985 aconteceu algo inesperado: Nettles faleceu vítima de um câncer.

Para explicar a morte da companheira Applewhite disse a seus seguidores que ela havia “viajado para o próximo nível” porque tinha que despender “muita energia para permanecer na Terra”, abandonando seu corpo para fazer a jornada.

A seita e a internet

Applewhite conseguiu manter o grupo unido e, quando a Internet foi criada, no início dos anos 1990, eles começaram a usar a nova tecnologia para compartilhar suas crenças com um público mais amplo.

O grupo recluso também usava a recém-criada rede mundial de computadores para ganhar a vida, obtendo grande parte de sua renda com o design de páginas da web.

No ano de 1995 o grupo alugou a mansão em Rancho Santa Fé, local onde aconteceriam os suicídios. Foi quando Applewhite descobriu a aproximação do cometa Hale-Bopp.

Ele acreditava que Nettles estaria a bordo de um óvni atrás do cometa, e que ela planejava encontrar-se com eles.

Heaven’s Gate: a bizarra crença óvni que resultou em suicídio coletivo nos EUA
O site do Heaven’s Gate está no ar até hoje e é operado por dois sobreviventes

Mudança de planos

Nos planos iniciais os membros não precisariam morrer para atingir o plano superior.  Os integrantes foram inicialmente informados de que poderiam sair de seus “contêineres” sem recorrer ao suicídio.

Eles esperavam ser transportados para o espaço levando seus corpos com eles para o “Próximo Nível”. Mas quando Nettles morreu Applewhite mudou a doutrina dizendo que todos receberiam novos corpos na nova jornada.

O grupo então reconheceu que a morte poderia ser necessária para que fossem recolhidos pelo óvni.

A última ceia

Embora os membros do Heaven’s Gate estivessem separados de suas famílias e amigos, eles estavam longe de ser totalmente reclusos.

Na sexta-feira, apenas dois dias antes de executar seus suicídios, os membros saíram para uma última ceia juntos no restaurante Marie Callender, em Carlsbad. “Todos pediram exatamente a mesma coisa”, lembrou um garçom.

“Tudo foi preparado antes que eles chegassem. Todos pediram chás gelados para beber e o jantar teve saladas com molho de vinagre de tomate e torta de peru como prato principal”, detalhou.

“Eles pareciam muito legais, muito amigáveis, muito educados. Ninguém parecia deprimido, ou algo parecido”, resumiu o garçom.

Suicídio coletivo

Nos últimos dias de março de 1997 os membros da Heaven’s Gate gravaram mensagens de despedida.

Embora os 39 membros mortos da seita tenham sido encontrados na quarta-feira, 26 de março de 1997, os relatórios do legista mostraram que os suicídios não foram simultâneos.

Os membros se mataram a partir de domingo, 23, usando uma combinação de fenobarbital, álcool e hidrocodona, provavelmente consumida com molho de maçã ou pudim.

Eles então deitaram em suas camas, colocaram sacos plásticos em suas cabeças e morreram sufocados.

Os 15 primeiros a morrer foram auxiliados por oito pessoas. Um segundo grupo de 15 seguiu o mesmo esquema.

O grupo de oito foi o último a morrer. Antes, porém, eles ajudaram Applewhite a “deixar seu conteiner”. No final 39 pessoas se suicidaram.

Heaven’s Gate: a bizarra crença óvni que resultou em suicídio coletivo nos EUA
Os corpos foram encontrados deitados em posições idênticas em camas e colchões

Os primeiros a chegar

Nick Matzorkis, da Interact Entertainment de Beverly Hills, e um de seus funcionários, conhecido como Rio, foram à mansão do grupo e encontraram os 39 corpos.

Rio, que havia deixado o grupo recentemente, havia recebido na terça-feira, 25, um pacote contendo duas fitas de vídeo e uma carta que descrevia as intenções do grupo.

“Eles conseguiram. Deixaram seus contêineres. Cometeram suicídio”, disse Rio.

Nos vídeos, os membros se despediram e ficaram “muito felizes” por “deixar este planeta”, disse Matzorkis. A carta dizia que, no momento em que fosse lida, os membros “já teriam se livrado de seus recipientes”, acrescentou.

Site no ar

O site do Heaven’s Gate está no ar até hoje e é operado por dois sobreviventes. O par mais provável por trás do endereço é Mark e Sarah King de acordo com a Vice.

“As informações devem estar disponíveis para a humanidade, em preparação para seu retorno”, disseram os administradores do site ao blog do Reddit . “Não sabemos quando será, mas aqueles que estiverem interessados ​​encontrarão a informação”, finalizam.

Fontes:
The Ohio State University
CNN
Rolling Stone
Wikipedia

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×