Neurocientista cético, Sam Harris protagoniza fala inacreditável sobre UFOs
A expectativa em relação à liberação de novas informações sobre UFOs pela Força Tarefa UAP (nova sigla em inglês para Fenômenos Aéreos Não Identificados) ganhou mais uma pitada de mistério com uma inacreditável declaração do famoso neurocientista norte-americano Sam Harris. Num dos últimos episódios do podcast que protagoniza ao lado do ator e comediante Ricky Gervais — acessível somente a assinantes pagantes — Harris dá a entender que foi procurado por “alguém” e alertado do fato de que seria chamado para uma reunião por aplicativo de vídeo conferência com representantes da CIA para discutir o processo um processo de desacobertamento iminente dos segredos sobre UFOs mantidos pelo governo norte-americano.
“Eles (governo dos EUA) têm visto que há tecnologia que realmente pode não ser de origem humana. Certo, eles não acham que são os chineses ou os norte coreanos ou alguma outra parte da sociedade humana produzindo tecnologia que é estranha”, diz Harris, sobre o que leu inicialmente na imprensa.
Também creditado como filósofo, autor, cético e especialista em religiões, Harris é conhecido como um dos quatro “cavaleiros do ateísmo”, ao lado do físico Richard Dawkins, do filósofo Daniel Dennett e do falecido jornalista e escritor Christopher Hitchens.
Gervais a seguir brinca que “sou cínico quando alguém diz que isso pode não ser origem humana”, mas então Harris completa:
“Talvez seja prematuro dizer isso, mas alguém me procurou e me garantiu dizendo que serei chamado para uma ligação via zoom com ex-membros do alto escalão da CIA e do Departamento de Pesquisa Naval, pessoas com credenciais muito fáceis de rastrear, e eles estão preocupados em como a mensagem sobre isso vai ser transmitida ao público. E como abrandar o pânico e as teorias da conspiração”.
É preciso lembrar que uma ação de marketing vem sendo desenvolvida para promover o novo podcast “Absolutely Mental” de Gervais e Harris, e a semântica das palavras cuidadosamente colocadas pelo cientista deve ser considerada, já que ele não afirmou cabal e diretamente que foi alguém do governo quem o procurou.
Mesmo assim, e a despeito de suas credenciais de cético, Harris completa sua fala inacreditável considerando que a revelação “será a mais alarmante ou a mais interessante do mundo”, mas que “não é uma representação dos fatos que dará qualquer conforto aos céticos científicos”.
“Estamos diante da perspectiva de ter que pedir desculpas às pessoas de quem estivemos zombando nos últimos 50 anos”, comentou.
O trecho com a análise de Sam Harris começou a circular fortemente no Twitter no início desta semana, mas não foi a primeira vez que o cientista abordou o tema ou apresentou sua preocupação com a dificuldade em manter posições céticas diante das informações que estariam para surgir.
Cerca de duas semanas antes, participando como convidado do podcast Lex Fridman, Harris já manifestava suas preocupações em relação ao assunto.
“Eu li alguns trabalhos de divulgação privados — e talvez você e outras pessoas em nossa órbita tenham (tido acesso) — de pessoas que afirmam que o governo sabe muito mais sobre OVNIs do que deixa transparecer e que esta conversa está prestes a se tornar mais proeminente. E não vai ser, seja o que for, quem quer que fique de pé quando a música parar, isso não vai ser uma posição confortável para ser um cético científico super-rigoroso dizendo que não há nada “lá fora” nos últimos 75 anos”, comentou.
Novamente, com uma fala pausada e uma escolha visivelmente cuidadosa das palavras, o cientista explica que trata-se de uma circunstância “estranha e poderosa de se estar” e expõe sua perplexidade sobre o que fazer a respeito disso.
Uma vez que a nova divulgação poderia trazer muitos dados de radar e de satélite impossibilitando simplesmente sugerir um embuste, “(…) isso deve chamar a atenção coletivamente a um grau em que nada em nossa vida conseguiu”, declarou.
O Portal Vigília entrou contato direto com Sam Harris pedindo que ele comentasse as declarações ou confirmasse se de fato recebeu a ligação da CIA ou do Departamento de Pesquisa da Marinha, mas até o fechamento desta matéria ele não tinha respondido ao contato por email.
No Brasil, os canais de youtube dos pesquisadores Rony Vernet e João Marcelo publicaram quase simultaneamente trechos com as falas legendadas de Sam Harris, que você pode conferir a seguir.
Canal Rony Vernet:
https://www.youtube.com/watch?v=xHDZX_pyC-A
Canal João Marcelo:
_____________________
LEIA TAMBÉM:
O que o Pentágono tem a dizer sobre UFOs deve mudar a Ufologia
Greer, Elizondo, Mellon e West: expectativa com relatório acirra ânimos na Ufologia
Além dos EUA a China também estaria investigando óvnis e preparando relatório